E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chapadinha-Ma ganha Museu de História Natural.




O município de Chapadinha, bem como, toda a região do Baixo Parnaíba, foi presenteado recentemente, com o primeiro Museu de História Natural do Leste Maranhense.



Implantado na área do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA (CCAA), o museu é resultante de um importante projeto de pesquisa e extensão, aprovados com recurso da FAPEMA e, coordenado pelo Biólogo, Doutor e Mestre em Ecologia pela UNICAMP – Jivanildo Pinheiro Miranda, professor de Ciências Biológicas do Campus IV, em Chapadinha.

Em entrevista ao Blog Ações e Destaques, o idealizador do projeto, afirmou que o propósito do museu é contribuir com a educação de crianças e jovens de Chapadinha, conscientizando-as desde cedo, sobre a problemática ambiental e a importância da Ciência para o desenvolvimento de qualquer tipo de entidade.



Quanto às visitações, Jivanildo Miranda, informou que o público só terá mais informações sobre os horários e os dias para conferir as exposições, após o lançamento do site do Museu, o que deverá acontecer dentro de alguns dias. No entanto, o pesquisador, nos adiantou que, a proposta inicial, é receber os visitantes, sempre aos sábados, pela manhã. Por meio do site, as pessoas também terão acesso aos contatos telefônicos para agendamentos de grupos escolares, que queiram assistir às exposições.

O coordenador do projeto de pesquisa sobre diversidade e conservação da Herpetofauna em áreas de Cerrado na região de Chapadinha, MA, ressaltou que o mérito pelo funcionamento do museu é essencialmente dos alunos do curso de Ciências Biológicas do CCAA/UFMA.


 “Eles se deram de corpo e alma para desenvolver toda essa exposição que une contribuições no âmbito da pesquisa de vários alunos e professores, é também um projeto de extensão, e conta também com materiais procedentes das disciplinas que desenvolvemos no Campus IV da UFMA/ Chapadinha,” destacou o coordenador do projeto.

 O Museu de História Natural do Leste Maranhense, segundo Jivanildo Miranda, é um importante elemento de conexão entre a universidade e a sociedade das microrregiões do leste do Maranhão, pois cumpre o terceiro e mais importante papel da Universidade, a extensão.


 “Que é levar para a comunidade que não estuda na universidade, que não participa da universidade de uma forma direta, uma retribuição pelos impostos que eles exercem como contribuintes e cidadãos que merecem o nosso retorno.”
O museu também dispõe de ambientações lúdicas de diversos ecossistemas, recriadas a partir de materiais recicláveis.
“A gente tem uma discussão bem ampla dessa problemática da conservação das espécies, da emissão de carbono, poluentes e, nesse sentido a gente enfatiza o papel de extrema importância que tem ao reaproveitamento de materiais da reciclagem para coibir a produção de novos danos aos sistemas naturais,” finalizou Jivanildo Miranda que já foi destaque na mídia internacional, no ano de 2008, pela sua tese de doutorado sobre a região dos Lençóis Maranhenses.
A tese foi destaque de um documentário científico, chamado “Mistery of White Dunes,” dirigido pelo premiado cineasta japonês, Satoshi Okabe e vem sendo exibido no Brasil por meio dos canais por assinatura, NHK e Discovery Channel.

 Mas, voltando ao Museu de História Natural do Leste Maranhense, quem participou da Reunião Regional da SBPC, sediada em Chapadinha, teve a oportunidade de ver, em primeira mão, as peças do rico acervo do CCAA/UFMA, expostas ao público.

0 comentários em “Chapadinha-Ma ganha Museu de História Natural.”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger