E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Hildo Rocha visita Tabuleiro do São Bernardo e reafirma compromisso de continuar luta em defesa dos produtores rurais do Baixo Parnaíba




Em recente visita ao projeto de Irrigação Tabuleiro do São Bernardo, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) ouviu reivindicações dos trabalhadores rurais e reafirmou que continuará lutando para que a administração do projeto seja transferindo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Fica muito mais fácil para o governo federal dar assistência via Codevasf porque o órgão tem uma superintendência no Maranhão e o Dnocs não tem representação no nosso Estado”, argumentou Rocha.

Ações
O parlamentar já oficializou o pedido, junto ao Ministério da Integração Nacional, e tem se mobilizado com o objetivo de dar celeridade ao pleito. “A Codevasf possui know-how (domínio da tecnologia) de irrigação. Tanto é que o perímetro irrigado do Vale do São Francisco, que é administrado pela companhia, hoje produz até uva”, destacou.

Produção abaixo da capacidade
De acordo com relatos de produtores, semanalmente são produzidas aproximadamente 40 toneladas de bananas e 50 de melancia; coco bata doce; feijão; milho; coco e mamão também são produzidos em grande quantidade.

Segundo o ex-prefeito de Magalhães de Almeida e líder político da região, Neto Carvalho, a produção do projeto está muito abaixo da capacidade. “Era pra estar produzindo mil vezes mais. O problema é que o governo (federal) esqueceu que isso aqui existe. Aqui, temos potencial para produzir riquezas para o Brasil e para o Estado e gerar de 15 a 20 mil empregos. Mas, está faltando o governo federal olhar pra isso aqui. É por isso, deputado, que precisamos do seu apoio para que possamos fazer o projeto funcionar de acordo com a sua capacidade total”, declarou Carvalho.

PAA E PNAE
Lourival Brandão, líder dos produtores, elogiou a iniciativa do poder público municipal que, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) mais de 40 associados do Tabuleiro tem a garantia da compra da safra. “A merenda escolar servida no município é produzida no Tabuleiro. Isso é um desenvolvimento para região”, enfatizou Brandão.

Persistência

O deputado Hildo Rocha se comprometeu em levar as imagens e os relatos dos produtores para o Ministro da Integração Nacional. “Vou levar as imagens que nós estamos colhendo aqui para mostrar ao ministro Elder Barbalho a potencialidade que existe aqui e sensibilizá-lo acerca da importância da alteração administrativa que temos defendido. Primeiro temos que conseguir essa alteração para em seguida a Codevasf dar apoio total ao projeto”, afirmou Rocha.

0 comentários em “Hildo Rocha visita Tabuleiro do São Bernardo e reafirma compromisso de continuar luta em defesa dos produtores rurais do Baixo Parnaíba”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl