E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Compromisso: Prefeitura de Anapurus entrega novas carteiras às escolas do município



Antenor Ferreira

A educação do município de Anapurus/MA vive em constante transformação. A Prefeitura municipal tem investido de maneira constante na melhoria de condições de ensino, garantindo uma educação de qualidade na sede e zona rural do município.

Uma prova desse momento de completa transformação foi a recente entrega de novas e modernas carteiras escolares. Os novos mobiliários foram entregues na manhã do último domingo, 08, pela prefeita de Anapurus, Professora Vanderly (PSDB).


Nova realidade na educação de Anapurus 


 “A intenção é de que todas as unidades da rede tenham equipamentos novos para oferecer as crianças mais segurança e conforto no aprendizado, transformando essas unidades escolares em um espaço mais humanizado, com qualidade de ensino e valorização dos professores”. Prefeita Vanderly.


Nas imagens abaixo podemos fazer um comparativo do descaso público que reinava no município em gestões passadas. As imagens mostram a real situação encontrada pela nova gestão, prédios deteriorados, carteiras quebradas e em quantidade insuficiente para a demanda escolar. Veja:




Hoje o município respira uma nova realidade, na certeza que o governo atual não para, trabalhando firme para Construir a cada dia Uma Nova História.

Com 1647 atendimentos HAPA mantém elevado ritmo semanal



Relatório do Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) aponta que apenas na primeira semana do mês de abril a unidade recebeu 600 pacientes no Sistema de Pronto Atendimento (SPA) . 

Constam também 144 atendimentos pediátricos, 62 atendimentos ortopédicos, 10 atendimentos cirúrgicos, 37 exames de ultrassonografia, 20 retiradas de pontos, 17 transferências, 157 curativos e 600 aplicações de medicamentos . 

Boa parte destes atendimentos poderia ser realizada na UPA, em casos de emergência, ou nas unidades básicas, em casos mais simples, mas a população continua tendo o Hapa como referência”, lembra o porta-voz da Prefeitura de Chapadinha, secretário Luiz Eduardo Braga, reafirmando a necessidade de conscientização do público para que cada peça do sistema de saúde funcione corretamente .

A secretária de Saúde, Monica Pontes, ressalta o esforço para garantir o melhor atendimento possível. “Temos uma excelente equipe, treinada para realizar o atendimento humanizado dos pacientes e a orientação do prefeito Magno Bacelar é para o almoxarifado acompanhe diariamente a necessidade de todas as unidades não deixando faltar nenhum insumo necessário à população" afirma .

Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Saúde promove atendimento no povoado Mangueira


SAÚDE NA COMUNIDADE

A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação nesta terça (10), no povoado Mangabeira.

A ação conjunta realizou cerca de 300 atendimentos dentre eles o de teste rápido para hepatite B e C, anti-HIV, sífilis, preventivos, consultas médicas e de enfermagem, palestras sobre educação em saúde com toda equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família - NASF.

“São as ações de saúde chegando mais próximo da comunidade e fazendo aquilo que o prefeito Magno Bacelar determinou no que tange ao fortalecimento da educação básica. Estamos satisfeitos com o resultado de mais essa ação”, destacou a secretária de Saúde, Mônica Pontes.

#Chapadinha
#CidadeDeTodosNós
#Compartilhe





Vem ai, uma nova Loja Big Lar...



A loja que conquistou Chapadinha, agora vai te presentear com uma nova loja pra te atender.

Nova estrutura, novo salão de exposição, uma loja climatizada pra te deixar a vontade.

Vem ai, a nova loja Big Lar.

A sua loja em sua casa.

Aguarde!!!

Em Chapadinha, Grupo Especial da PM apreende droga nos Bairros Campo Velho e Vila Brasil

Policiais Militares do Grupo de Serviço Avançado (GSA) efetuaram a prisão na manhã desta segunda-feira (09) de Walderlan da Conceição Costa e outros cinco menores, por porte e suspeita de comercialização ilegal de drogas, em Chapadinha.

Por volta de 10:30 horas, durante as ações de rotina do Grupo de Serviço Avançado nas ruas do bairro Campo Velho, fora observado pelos policiais três menores de iniciais W. F. R. S., J. A. S. e C. V. P. em atitude suspeita. Ao realizar à abordagem aos elementos, os policiais encontraram com os menores 29 pedras de uma substância análoga a crack embaladas para venda, duas pedras maiores da mesma substância pesando 13 gramas, um celular e um aparelho de DVD. Os infratores foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia da cidade para serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.


Por volta de 11:30 horas, enquanto realizavam as ações rotineiras nas ruas do bairro Vila Brasil, o Grupo de Serviço Avançado observou o cidadão Walderlan da Conceição Costa juntamente com um menor de iniciais M. F. B. em atitude suspeita. Ao proceder uma abordagem aos suspeitos, os policiais encontraram com os elementos cinco papelotes de uma substância semelhante a maconha, uma quantia em dinheiro em espécie e um perfume. Os suspeitos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia da cidade para serem tomadas as medidas judiciais pertinentes.

Janela partidária: 13 deputados estaduais trocam de legenda no Maranhão


No período da janela partidária, que encerrou à meia-noite da última sexta-feira (6), 13 deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão trocaram de partido. O DEM e o PSDB foram as siglas que mais receberam filiações.
Terminada a janela partidária, o PCdoB, partido do governador Flávio Dino, mantém-se com a maior bancada na Assembleia Legislativa. Ao todo, são sete deputados: Ana do Gás, Carlinhos Florêncio, Dr. Levi Pontes, Francisca Primo, Othelino Neto, Professor Marco Aurélio e Raimundo Cutrim.
A segunda maior bancada é a do Democratas (DEM), com seis deputados: Antônio Pereira, Cabo Campos, Paulo Neto, Rogério Cafeteira, Neto Evangelista e Stênio Rezende.
O PDT mantém-se com quatro parlamentares: Fábio Macedo, Glalbert Cutrim, Rafael Leitoa e Valéria Macedo.
O Partido Verde (PV) também tem três deputados: Adriano Sarney, César Pires e Rigo Teles. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) conta agora com três parlamentares: Alexandre Almeida, Graça Paz e Wellington do Curso. E o Partido Republicano Progressista (PRP) com dois parlamentares: Andrea Murad e Sousa Neto.
Cinco partidos contam com dois deputados: PSB (Bira do Pindaré e Edson Araújo), PRB (Júnior Verde e Sérgio Frota), PR (Josimar de Maranhãozinho e Vinícius Louro), MDB (Nina Melo e Roberto Costa) e SD (Fábio Braga e Ricardo Rios).
Seis partidos têm apenas um deputado: PT (Zé Inácio), PTC (Edivaldo Holanda), PSD (Edilázio Júnior), PMN (Eduardo Braide), PSC (Léo Cunha) e PP (Hemetério Weba).
O deputado Max Barros, que estava sem partido, filiou-se ao PMB (Partido da Mulher Brasileira).
Filiações
O Democratas (DEM), comandado no Maranhão pelo deputado federal Juscelino Filho, foi um dos partidos que receberam número mais expressivo de filiações. O partido ganhou a filiação de três deputados: Rogério Cafeteira, Paulo Neto e Neto Evangelista.
Presidido pelo senador Roberto Rocha, o PSDB maranhense também ganhou a filiação de três deputados estaduais: Graça Paz, Wellington do Curso e Alexandre Almeida.
Na lista dos 13 deputados que mudaram de partido estão Andrea Murad, que deixou o MDB e filiou-se ao PRP, mesmo partido agora de Sousa Neto, que desfiliou-se do Pros; Edilázio Júnior, que saiu do PV e entrou no PSD, e ainda Carlinhos Florêncio, que saiu do PHS e filiou-se ao PCdoB. Também mudaram de partido César Pires (saiu do PEN e entrou no PV), Sérgio Frota (saiu do PSDB e entrou no PRB) e Hemetério Weba (saiu do PV e entrou no PP).
A janela partidária é um período de 30 dias, previsto em lei, em que deputados federais e estaduais podem mudar de partido sem a possibilidade de perder o mandato por infidelidade partidária. Além disso, até seis meses antes das eleições, os candidatos aos mandatos em disputa nas urnas precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer no pleito.
Segue a lista dos deputados que mudaram de partido
1 – Alexandre Almeida (saiu do PSD, entrou no PSDB)
2 – Andrea Murad (saiu do MDB, entrou no PRP)
3 – Carlinhos Florêncio (saiu do PHS, entrou no PCdoB)
4 – César Pires (saiu do PEN, entrou no PV)
5 – Edilázio Júnior (saiu do PV, entrou no PSD)
6 – Graça Paz (saiu do PSL, entrou no PSDB)
7 – Hemetério Weba (saiu do PV, entrou no PP)
8 – Neto Evangelista (saiu do PSDB, entrou no DEM)
9 – Paulo Neto (saiu do PSDC, entrou no DEM)
10 – Wellington do Curso (saiu do PP, entrou no PSDB)
11 – Rogério Cafeteira (saiu do PSB, entrou no DEM)
12 – Sérgio Frota (saiu do PSDB, entrou no PRB)
13 – Sousa Neto (saiu do Pros, entrou no PRP)

UPR-Chapadinha realiza doação de produtos hortícolas para "APAE"

"PROJETO SEMEAR"; RECUPERAR É PRECISO (PLANTAR, COLHER  E DOAR, É UMA FORMA SOLIDARIA DE RESSOCIALIZAR)


DIRETOR ADM. ROBSON FÁRIAS / DRª TANIA NASCIMENTO E REPRESENTANTE DA APAE CHAPADINHA.

A Unidade Prisional de Ressocialização de Chapadinha - UPR / Chapadinha realizou a doação de alimentos que são produzidos na própria unidade. Se trata de um projeto de horticultura que, além de objetivar a recuperação dos internos, dando assim uma opção de trabalho para eles fora das muralhas da prisão, também visa o lado social, pois os alimentos produzidos são doados para entidades como o CAPS e APAE


HORTALIÇAS DOADAS

Na Unidade são cultivados (quiabo, coentro, cebolinha e alface.) O intuito é aumentar a quantidade de culturas a serem cultivados e assim contribuir ainda mais com a recuperação dos presos. A "LEP" Lei de Execuções Penais, que trata sobre os direitos da pessoa de internos no cumprimento da pena, prevê entre outras coisas, que a cada 3 dias trabalhados, a pessoa presa terá 1 dia a menos na sua pena. Dessa forma, com a implantação do projeto, existe uma maior possibilidade
  de ressocialização dos internos..




O  Diretor Geral da unidade Carlos de Assis, juntamente com o Diretor de Segurança Domingos Sandro e o Diretor Administrativo Robson Fárias da UPR de Chapadinha são os responsável pelas questões jurídicas, sociais, médicas e de educação na penitenciária. afirmaram em entrevista a redação do Blog Barra Pesada, que os trabalhos desenvolvidos na unidade tem ajudado no processo de ressocialização dos internos e comportamental na unidade com o mantimento da ordem. 
Acrescentaram que os internos aprendem isso, e o valor de reverter o trabalho realizados na unidade para pessoas necessitadas. Fazendo parte desse projeto, os internos sentem-se muito valorizados. Nunca houve nenhum tipo de recursa para trabalhar na horta, todos os internos  solicitados para o "PROJETO SEMEAR", recuperar é preciso, aceitam de forma bem satisfatória”, pontuou o Sr. Diretor.


REDAÇÃO: Almeida Neto / Barra Pesada
Com Imagens cedidas pela UPR de Chapadinha (Robson Fárias)

Mestre Chico Caripina é homenageado com nome de Rua em Chapadinha.


Foi instalada no último dia 29 de março, 2018,  a primeira placa com o novo nome da Rua Norte da Aldeia que foi renomeada para Rua Mestre Chico Caripina.

Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido em toda Chapadinha por Mestre Chico Caripina, chegou a nossa cidade em 1938, ano de nossa emancipação política. Casou-se três vezes com, Olga Passos, Luzia e por fim com quem viveu até seu falecimento, com Rosa Cunha, teve ao todo 20 filhos.
Vale ressaltar e reconhecer um homem de notável relevância dentro da cidade de Chapadinha, por sua contribuição na construção. Foi importante operário no ramo de carpintaria e suas principais obras foram o telhado, bancos, armários, portas e janelas de nossa igreja matriz, telhado do clube Aldeota e centenas de casas.

Como líder e fundador do centro Artístico e Operário teve atuação destacada. Foi também um grande profissional da música, fundador e professor da banda musical de Chapadinha composta por Mestre Chico (saxofone e clarinete), Luís Pombo Cheio (pandeiro e bateria), Pedro Veras (bateria), Anísio (trombone), José Nambú (trombone), Vicente (trombone), Expedito (saxofone) e José Bombardão (contra-baixo).

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger