E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tubarão espadarte de 5 metros e 500 kg é capturado por pescadores da cidade de Raposa


11414569_872052419541595_1649192498_n
Pescadores da praia do Mangue Seco no município de Raposa capturaram nas primeiras horas desta quarta-feira 10/06, um tubarão da espécie espadarte de mais de cinco metros e pesando mais de 500 kg.  O animal foi pescado na zona costeira do Município de Alcântara após ficar preso à rede de pesca.

Segundo relatos dos pescadores que estavam na embarcação Biana e não quiseram se identificar, eles se surpreenderam com o tamanho do peixe e logo levaram o animal amarrado para a praia, atraindo a atenção de curiosos quando chegou no porto.
A carne do espadarte foi vendida separada das abas e da barbatana dorsal que possui preços bastante diferenciados. O espadarte é um peixe que habita em alto mar ou em zonas costeiras, tanto á superficie da água como no fundo dos oceanos e migra, sendo um peixe solitário e muito agressivo.

Acompanhe outras imagens abaixo:
11355476_872052362874934_1550647291_n (1)
11297852_872052486208255_1668784284_n

Fonte: Blog do Domingos Costa.

Acidente! Ventilador cai e atinge rosto de professora dentro de escola municipal em Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 10 de junho de 2015.

Na tarde desta, terça-feira, 09, uma professora do programa “+ Educação” sofreu um acidente dentro da diretoria da escola municipal Manoel José de Santana, em Chapadinha.

O acidente aconteceu por volta das 16:00h no final do seu expediente de trabalho, quando a professora foi chamada na diretoria da escola,  e de repente o ventilador do teto caiu e atingiu o seu rosto. 

A professora foi socorrida e levada ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar, onde a jovem recebeu os atendimentos médicos na parte do olho, que sofreu uma forte pancada. Segundo informações, ela não está conseguindo enxergar nada e tem medo de perder a visão.

Isso é a precariedade das escolas públicas municipais de Chapadinha.


Imagem Ilustrativa

TJMA inaugura novo fórum na cidade de São Bernardo MA

Foi instalado na manhã desta terça-feira (9), o novo fórum da comarca de São Bernardo, distante 375 quilômetros de São Luís. A entrega foi feita pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire.


Novo Fórum de São Bernardo atenderá mais de 40 mil habitantes
A primeira sede própria da comarca de São Bernardo funciona na Rua Dom Pedro II, no Centro, num espaço de 2.275 m², com 770 m² de área construída. A obra foi realizada com recursos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ).

O juiz diretor do fórum de São Bernardo, André Bezerra Ewerton Martins, está há três anos na comarca e falou da espera pela nova sede, que servirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo prestado à comunidade, a exemplo dos casamentos comunitários e dos projetos “Pai Aceita-me” e “Justiça Seja Feita”, que tratam do reconhecimento de paternidade e da divulgação do julgamento de crimes. “É uma satisfação para todos receber um aparelho que será posto à disposição da população”, frisou.


A desembargadora Nelma Sarney destacou a qualidade do prédio que abrigará o fórum de São Bernardo, que visa atender à nova conjuntura e dinâmica social da região, precisando ir além da imponência arquitetônica para se fazer uma Casa de Justiça, com o trabalho do juiz e servidores. “Do fórum devem sair mais que decisões e sentenças, eles devem servir como porta de entrada para garantir a cidadania”, avaliou.

O juiz Gervásio Protásio dos Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), ressaltou a história da comarca enquanto uma das mais antigas e o avanço trazido com a nova sede, principalmente para a população, que merece um atendimento com conforto e qualidade. “Esse momento se deve aos esforços da atual administração do TJMA, assim como dos magistrados de todo o Estado que empenham-se na prestação jurisdicional”, disse, em observação ratificada pela desembargadora Nelma Sarney.


Também estiveram presentes à solenidade de inauguração o desembargador Jamil Gedeon (coordenador da Infância e Juventude); a juíza Maria Francisca Galiza (auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça); o prefeito de São Bernardo, Coriolano Almeida; o presidente da Câmara Municipal, Bernardo Tomaz; a prefeita de Santana do Maranhão (termo judiciário de São Bernardo), Francisca Maria Oliveira; o advogado Cid Silva (OAB-Chapadinha); o diretor de Segurança do TJMA, major Alexandre Magno de Sousa; e o chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal, Antonio Carlos Oliveira.

SÃO BERNARDO – A comarca de São Bernardo existe desde setembro de 1984 e sempre funcionou em prédios adaptados e provisórios. De entrância inicial, tem vara única e atende também ao termo judiciário de Santana do Maranhão, ambas totalizando uma população estimada em 40.300 habitantes.

Atualmente, o acervo possui mais de 2.200 processos, sendo mais de 80 novos distribuídos mensalmente, a maioria relacionada a questões de família e de competência do Juizado Especial. O juízo profere cerca de 80 sentenças ao mês, tendo cumprido todas as metas de produtividade no ano passado.

A nova unidade está estruturada, mobiliada e equipada com rede lógica e de telefonia, subestação de energia e climatização e segue projeto padrão da Diretoria de Engenharia do TJMA, sendo dotada de duas varas, Salão do Júri, salas para distribuição, OAB, CPD, oficiais de justiça, depósito, copa, almoxarifado, banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais.

Jornal Pequeno

Veredaora Márcia Gomes Enquadra Aluízio e Ameaça Investigar Obra de Praça.


A controvérsia sobre a mudança de nome da Praça da Bíblia acabou gerando polêmica dentro de polêmica que fez com que - agora a noite - a vereadora e presidente Márcia Gomes / PR enquadrasse o secretário Aluízio Santos e ameaçasse investigar os gastos da obra.

Enquanto a presidenta Márcia defendia a mudança de nome falando que a Praça estava sendo ampliada, todo serelepe Aluízio foi corrigir a vereadora e teve uma resposta rente. “Boa noite. Só para esclarecer a minha amiga vereadora Márcia que a Praça da Bíblia não está sendo ampliada e sim reformada”, disse Aluízio. 

“Meu amigo Aluízio, só lembrando vou dá uma olhada no projeto e ver valores para ver de bate só reforma”, devolveu a parlamentar. (veja recorte acima)


Depois das rusgas públicas se o cachimbo da paz não entrar em ação a próxima sessão promete. A começar pelos tapumes de 25 mil reais e pela firma que era uma loja de celular poucos dias antes de começar a realizar o serviço, não vai faltar o que investigar e a vereadora não estará fazendo nada mais do que fiscalizar, que seria de fato seu papel. Vamos ver o que acontece.     
Do Blog do Alexandre.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger