E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chapadinha! Aulas de rede municipal de ensino começam hoje segunda-feira

Os mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às escolas hoje, 18,  segunda-feira ( 18 ). Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Chapadinha tem 31 escolas na cidade e 124 na zona rural.

De acordo com o secretário de educação, Francejane Magalhães, todo o esforço está sendo feito para que as crianças não sejam prejudicadas e que tenham um ensino de qualidade.

“Algumas escolas ainda estão com obras inacabadas, deixadas pela antiga gestão, e faltam até carteiras, mas vamos trabalhar para que esses problemas sejam solucionados e que nossas crianças não sejam prejudicadas. Queremos mudança e isso vai acontecer logo no ensino infantil, que é a base de uma boa educação”, disse o secretário.

A SEMED informa que ainda tem escolas com vagas para matrículas. Os pais devem procurar as unidades de ensino o quanto antes e regularizar a situação do filho.

ASCOM/ Prefeitura de Chapadinha.

Homem se afoga em Rio de Nina Rodrigues e corpo está desaparecido


Com relação o afogamento acontecido em Nina Rodrigues, quem se afogou foi um homem, e não uma mulher como tinha sido noticiado primeiramente aqui no Blog.

O nome dele é Geovane, filho do Pedro Abóbora. Ele é morador do Assentamento Balaiada, povoado daquele município.

O Rapaz teria tentado atravessar o rio, nas proximidades do Pontão, durante a madrugada, por volta das 3h da manhã, só que não conseguiu devido está alcoolizado.

A Guarda Municipal está empenhada na busca pelo corpo, mas, devido o nível do rio está bastante elevado e com a chuva que cai sobre a cidade, as buscas ficaram mais complicadas.

Qualquer informação será noticiado aqui, fiquem atentos.

Resultado do concurso público de Vargem Grande-MA


Confira o resultado da prova objetiva do concurso público de Vargem Grande - MA, realizado no dia 03 de Fevereiro.

Abra o link (Aqui) e veja a relação dos aprovados. Veja também no mesmo link, os convocados para a Prova de Títulos.

Pescadores constroem tapagens no Rio Munim em pleno período da Piracema




O ZR BLOG, fez uma investigação sobre a interdição por pescadores no Rio Munim em nossa cidade nas mediações do povoado Riacho Fundo. Em desrespeito ao período da Piracema, onde os peixes sobem os rios em busca de lugares para acasalamento e desova, , alguns têm a audácia de construir tapagens no leito do Munim.

Começou o período da piracema para os rios Pindaré, Maracaçumé, Mearim, Itapecuru, Corda, Munim, Turiaçu, Pericumã, Flores, Balsas e Grajaú, bem como em igarapés, lagos, barragens e açudes públicos do Maranhão.

A proibição vai até março. Somente é permitida na época da piracema a pesca mediante a utilização de linha de mão ou vara, linha e anzol, carretilha e caniço. Cada pescador poderá capturar por dia, no máximo, cinco quilos de peixes para subsistência de sua família. O Ibama alerta para as punições a quem desobedecer a piracema. 

Quem for pego em flagrante infringindo a lei terá seus equipamentos de pesca apreendidos, será multado e ainda poderá responder a processo criminal.

Além disso o pescador tem o direito do seguro-defeso, uma modalidade de seguro-desemprego e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao pescador, no período em que se encontra proibido de exercer sua atividade, no chamado período de defeso (piracema), mas mesmo assim alguns pescadores ainda desafiam a lei dessa proibição.


Com informações do Jornal do Mirador-MA
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger