E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Danúbia Carneiro anuncia que prefeitura de Chapadinha vai montar tendas, instalar banheiros químicos e distribuir alimentação para os beneficiários do Auxilio Emergencial.


Chapadinha, 07 de maio de 2020.

Por determinação do prefeito Magno Bacelar, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, montaram  uma força-tarefa para dar apoio à Caixa Econômica e as casas lotéricas nas orientações das medidas de segurança nas filas externas.
Serão instaladas tendas, bebedouros e banheiros químicos em locais estratégicos  e distribuído alimentação para os beneficiários. “O objetivo é evitar aglomerações nas entradas dos estabelecimentos, mantendo a distância adequada para evitar a disseminação do novo coronavírus”-frisou o prefeito.
Durante todo o dia de hoje, a secretária de assistência social, Danúbia Carneiro, organizadora da ação, percorreu os estabelecimentos lotéricos e conversou com os empresários,  a fim de pontuar sobre a ação que deve acontecer durante o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.



Covid-19: Secretaria de Saúde de Santa Quitéria-MA alerta sobre o manuseio de máscaras de tecidos


De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, a máscara deve ser lavado com água corrente e sabão neutro, além de ficar de molho em água, sabão e água sanitária de 20 a 30 minutos e, por fim, receber uma passada de ferro quente e deve ser guardada em um recipiente fechado. 

É recomendado evitar mais que 30 lavagens no equipamento, pois pode apresentar sinais de desgaste e perder a capacidade de proteção devido ao uso contínuo.

As máscaras reutilizáveis devem ser substituídas a cada três horas. 

A máscara deve ser pelas alças, sem tocar no pano, pois este pode ter sido contaminado pelo vírus.

As máscaras não reutilizáveis, usadas por pessoas que não estão com infecções virais, podem ser descartadas junto ao lixo orgânico.


Sobe para 121 o número de casos de Coronavírus em Chapadinha.




Chapadinha, 07 de maio de 2020.

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou hoje (07/05), 121 (cento e vinte e um) diagnósticos positivos, 27 (vinte e sete) novos casos em 24 horas e 17 (dezessete) curados da convid-19 em Chapadinha.

São 103 (cento e três) ativos e 17 (dezessete) considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são agora são 218 (duzentos e dezoito) e 89 (oitenta e nove) foram descartados e um óbito de pessoa monitorada como suspeita de covid-19 registrado no município.

A Secretaria de Saúde não informou a atualização dos dados sobre a evolução clínica dos pacientes.

População de Tutóia repudia declaração de João Igor, Prefeito de São Bernardo que chama Tutóia de fonte de contaminação pelo coronavírus



Não saiu nada bem as declarações do atual prefeito da cidade de São Bernardo, no qual o mesmo em vídeo confirma as primeiras contaminações pelo novo coronavírus (COVID19) e atribui a culpa pela contaminação à cidade de Tutoia, em que ele se refere como “FONTE DE CONTAMINAÇÃO”.

Tal declaração é irresponsável e ridícula, uma vez que a cidade de São Bernardo possui um dos piores sistemas de saúde do Baixo Parnaíba e devido a isso a população tem que se socorrer nos hospitais de cidades como Tutóia, Parnaíba e São Luís.

A única ação de combate e prevenção ao novo coronavírus adotado pela prefeitura de São Bernardo foi colocar um trator agrícola para pulverizar algumas ruas da cidade com detergente e água sanitária.

Infelizmente o coronavírus vem se alastrando em diversos países e no Brasil não é diferente. Não podemos ser levianos em querer apontar onde alguém contraiu a doença. Como médico o João Igor deveria saber que podemos ter pessoas contaminadas próximos a nós mas que porém são assintomáticas.

O que chama a atenção é que apesar de João Igor ser o diretor de saúde da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), os relatos são de abandono da saúde e de falta de EPIs básicos para os trabalhadores em saúde.


Do Blog Enquanto Isso Maranhão

Urgente: Morre em Chapadinha, empresário Zezinho da Creuza, vitima de COVID-19.


Zezinho, 59 anos.

Por: Blog do Foguinho, 07 de maio de 2020.

Faleceu por volta das 17:00h desta quinta-feira, 07, na UPA de Chapadinha o empresário Zezinho da Creuza.

Zezinho deu entrada na UPA de Chapadinha, terça-feira, dia 05, em estado grave e faleceu na tarde de hoje.

José Ferreira de Oliveira, tinha 59 anos.

Deixamos nosso pesar a família enlutada.

Chapadinha: Ex-prefeito Isaías Fortes testa positivo para o Coronavírus (COVID-19), e está em casa de recuperação.



Por: Blog do Foguinho, 07 de maio de 2020.

O vereador Marcelo Meneses publicou em suas redes sociais que o ex-prefeito Isaias Fortes foi diagnosticado com Coronavírus (COVID-19).

Marcelo disse que seu pai está se recuperando bem e cumprindo a quarentena em casa em isolamento.

Desejamos uma boa recuperação ao ex-prefeito Isaias.

Seja forte e tudo vai ficar bem...



Covid-19: Prefeitura de Mata Roma decreta novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Blog do Foguinho, 07 de maio de 2020.

Foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (06), um novo decreto para ampliar as medidas de prevenção de contágio pelo coronavírus em Mata Roma. A partir desta quinta-feira, o uso obrigatório de máscara, se amplia para o acesso as vias urbanas e rurais, logradouros, e demais bens e espaços públicos, conforme o Decreto n° 16, que também institui a Barreira Sanitária na principal entrada da cidade.


Outra medida determinada pela Prefeitura, está no Decreto Nº 17, que dispõe de regras e punições mais rígidas e específicas para comércios de grande circulação, listados pela Vigilância em Saúde.






Com teste positivo de Coronavírus, professora Nony Braga da FAP fala sobre a fase final de recuperação e pede que alunos e população fiquem em casa.



Por: Blog do Foguinho, 07 de maio de 2020.


Com teste positivo de Coronavírus, a diretora da FAP, professora Nony Braga, gravou um vídeo e falou sobre o momento de sua recuperação que já está em sua fase final.

Da Assessoria de Comunicação FAP.


O depoimento pessoal da profª Nony Braga após resultado do exame de COVID-19.

Nossa diretora de Ensino fez o teste para diagnosticar a Covid-19 e o resultado a incentivou a enviar esta mensagem aos alunos, professores, funcionários, mas também à sociedade e, em especial, às autoridades. Confira.

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger