E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lindo! Made in São João dos Pilões, Brejo - MA.



Quem trafega pela MA-230, na altura do município de Brejo, depara-se com a criatividade e a beleza das peças artesanais do povoado São João dos Pilões. A comunidade é formada por mais de 53 famílias, que sobrevive basicamente, com a renda da comercialização do artesanato, produzido a partir da madeira extraída do pequizeiro, árvore nativa da região.

De acordo com José Orlando, presidente da Associação dos Artesãos do São João dos Pilões, a extração da madeira é feita de maneira sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente. É tarefa dos homens esculpir as peças que, posteriormente irão compor o mostruário, ao ar livre, nas barracas construídas ao longo da rodovia. 

 Às mulheres, cabe a função de realizar o acabamento artístico, o que exige a delicadeza e o olhar atento aos menores detalhes que, fazem sobressair o talento e a capacidade de inovar, da comunidade rural encravada no Baixo Parnaíba.
Entre as peças produzidas, destacam-se os pilões, cadeiras, brinquedos e objetos de decoração que já levaram o nome do pequeno povoado a importantes feiras nacionais de artesanato.
O presidente ressaltou o apoio que a associação recebe da Prefeitura de Brejo; Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).


José Orlando revela que após a formação dessas parceiras, a renda e a visibilidade das ações empreendidas pela associação, foram elevadas consideravelmente.  

Em visita à comunidade, a consultora na área de gestão do SEBRAE - Sandréia Cantanhede, afirmou que a Unidade Regional de Chapadinha, tem desenvolvido um trabalho de empreendedorismo, com base no artesanato de madeira, aspecto forte da região, fazendo com que os artesãos tenham a atividade, como foco principal para a geração de recursos.

A consultora comentou ainda que, antes de o SEBRAE começar a atuar na localidade, por volta do ano de 2004, não havia um trabalho padronizado.  “Antigamente as barracas não eram padronizadas, hoje você já observa uma padronização, outra coisa, é a questão  do investimento na tecnologia de produção dessas peças, então, foi um ganho muito grande a essa comunidade depois que o SEBRAE começou a auxiliá-la na área de gestão,” finalizou Sandréia Cantanhede.

Xuxa revela ter sofrido abusos sexuais até os 13 anos de idade



Em entrevista que foi ao ar no “Fantástico” deste domingo (20), a apresentadora Xuxa disse ter sofrido abuso sexual “até os 13 anos”.
A apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, afirmou, em depoimento no quadro “O que vi da vida”, do Fantástico, exibido neste domingo (20), que sofreu abusos sexuais até os 13 anos de idade. Emocionada, disse que luta para que “nenhuma criança sofra” algo parecido.
A apresentadora de 49 anos falou ainda sobre a infância no Sul do país, seus amores, o preço a se pagar pela fama e a importância da sua mãe nos momentos mais difíceis da vida.
Neste ano, o total dos relatos sobre abusos contra crianças e adolescentes em apenas quatro meses já representa quase a metade do recebido em todo o ano passado. Foram 34.142 atendimentos de janeiro a abril, aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2011.

Emprego! Atelier da Beleza precisa de Manicure

O Atelier da Beleza está abrindo uma vaga de emprego para manicure e pedicure, para os interessados estamos localizado na trav: 15 de Novembro nº 113 ou pelo fone: 9135-8428 falar com Netinha.



Empresário Mazoní desmaia e é levado para o HAPA e fica internado na CEMED


O Empresário e comerciante Mazoni, passou mal na manhã desta Segunda-Feira por volta das 10h. Segundo Mazoni diz que não estava se sentido muito bem e começou uma tontura,quando de repente já estava na cama internado na CEMED.

Segundo pessoas que atenderam e levaram o empresário, ele desmaiou e apagou quando estava atendendo os clientes, e daí levaram para ser atendido na CEMED, foram feitos todos os exames e falta somente o resultado.

Mazoní diz!  "já quero ir para casa,  foi um grande susto, mas já está tudo bem, eu não pensava que tinha tantos amigos e que eu era conhecido tanto assim, mas meu telefone não parou de tocar perguntando sobre meu  estado de saúde, mas agradeço todos que vieram me visitar e se preocuparam comigo, obrigado."  Assim finalizou Mazoni


Mazoni é dono de um supermercado e da pousada Araújo no Bairro Caterpilla,  ao lado da praça


Obs: queremos lembrar que antes do Sr. Mazoni ser internado na CEMED, ele recebeu os atendimento de primeiros socorros na emergência Hapa, e logo após avaliado o seu estado de saúde, que era estável, foi encaminhado para ficar internado na CEMED para que fosse feito os exames e um acompanhamento médico.


Mazoní está fora de perigo.

Vem ai a pousada Êxtase em Chapadinha aguarde!


Aguarde para saber mais detalhes da nova pousada de Chapadinha, o novo endereço do prazer.

Menor é apreendido pela Força Tática suspeito de assassinar homem na zona rural de Santa Quitéria, MA


Por CN1

Segunda-Feira, 21 de Maio de 2012




Policiais da Força Tática de Chapadinha, MA apreenderam o adolescente  de iniciais J.S.C, que utilizando-se de um revolver, assassinou Antonio Felix Braz da Silva Filho, conhecido como  “Tonhinho”. Segundo delegado Jairon Timbó, o motivo do crime seria vingança, o infrator e a vítima teriam  uma rixa  antiga motivada por brigas de gangs.



O crime ocorreu durante um festejo religioso, o autor aproveitou um momento de  descuido da vítima que foi até um fundo de uma barraca para fazer necessidades fisiológicas quando foi surpreendido por um tiro de calibre 38.

O adolescente foi  apreendido em flagrante delito e encontra-se a disposição da juíza de Santa Quitéria na delegacia de São Bernardo, MA. 

Fotos:  CN1
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger