E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Família Bacelar será tema de dissertação de Doutorado no Rio Grande do Sul


O acadêmico José Barros Filho deve vir a Coelho Neto durante esta semana. Ele está em fase de elaboração da tese de doutorado a ser apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e que deve abordar entre outros temas a atuação da Família Bacelar no Maranhão.
O trabalho na área de Ciência Política tem o objetivo de analisar a trajetória de empresários políticos no Maranhão, cujo tema obrigatoriamente não pode ser tratado sem que seja mencionada participação efetiva da família de Duque Bacelar e seus filhos.

A partir de 1946 Duque Bacelar tomou as rédeas do mando em Coelho Neto, primeiro fazendo nomear um filho para a Prefeitura e em seguida ele mesmo eleito Prefeito (1947-1951). Em 1947 elegia a ex-prefeita Dalva Bacelar para a Assembléia Legislativa e a partir de 1950 seu filho Raimundo Bacelar. 

Na Prefeitura estiveram, além do pai Duque Bacelar, os filhos Antonio Bacelar e Afonso Bacelar. Magno Bacelar, outro filho, foi primeiro deputado estadual e depois federal em várias legislaturas. Foi ainda Senador da República e também Prefeito de Coelho Neto.
A família foi pioneira em diversos empreendimentos dentre os quais a primeira TV do Maranhão e a implantação da CEPALMA, segundo maior empreendimento industrial inaugurado em 1973, atrás apenas do Pólo Petroquímico de Camaçari na Bahia. O trabalho dissertativo fará uma análise da participação da família Bacelar na política aliada as atividades empresariais.

Dona Dalva foi a primeira prefeita de Coelho Neto e a primeira deputada do Maranhão

Uma observação! A ex-prefeita Dalva Bacelar que se elegeu deputada estadual, é mãe do dentista Dr.Alexandre Bacelar, ex-candidato a vereador em Chapadinha.



Dalva Bacelar faleceu em 2012, mas seu filho, Dr. Bacelar ficou com o legado político e pretende continuar o nome da família na militância em Chapadinha.

Do Portal Gaditas.

Prefeitura de Chapadinha vai realizar dia (27) a festa do Servidor na Praça do Povo.


A Prefeitura de Chapadinha vai realizar no dia (27) uma festa em homenagem ao dia do servidor. Haverá sorteio de prêmios.
A festa é em homenagem aos servidores municipais, mas a prefeita Belezinha quer prestigiar toda a população, com um grande evento, com a participação de duas grandes bandas de forró. Os servidores irão concorrer a valiosos prêmios.


A festa será animada com as bandas: Forró na Veia e Forró da Curtição, e show de prêmios, com sorteio de 02 motos 0km e outros prêmios, a partir das 20h, na Praça do Povo.

Morre empresária chapadinhense ANA DALVA - Proprietária da Madeireira Rio Verde


É com imenso pesar que informamos o falecimento da sra. ANA DALVA DA CONCEIÇÃO DE PAULA - aos 48 Anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, dia 16 de outubro de 2014.

*
 1º.Fev.1966
+ 16.Out.2014

Segundo familiares, ela passou mal durante a madrugada, após sofrer um AVC  (Acidente Vascular Cerebral), por volta das 2h e foi encaminhada a São Luís, mas ao chegar próximo à ponte sobre o Rio Munim, na BR 222, veio a falecer.

Dalva era funcionária pública estadual e proprietária da Madeireira Rio Verde. Deixa esposo (PM Neres), dois filhos (Rodolfo e Anailze Morais), netos, mãe, irmãos e amigos!

O corpo está sendo velado em sua residência, na Avenida Ataliba Vieira de Almeida - Centro (ao lado da Madeireira Rio Verde - próx. a Caema).

À Família e Amigos enlutados, nossas Condolências...

Do Chapadinha Site.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger