E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Urbano Santos: inaugurada nova sede da 73ª zona eleitoral


O prédio foi batizado com o nome do ex-padre José Antônio de Magalhães Monteiro, professor e militante político que compôs o hino da cidade e participou das juventudes operária e universitária católica do estado e do movimento de educação de base.

Cerimônia solene marcou a inauguração, na manhã desta terça, 5 de dezembro de 2017, do Fórum Eleitoral de Urbano Santos, sede da 73ª zona, que abriga ainda os municípios de Belágua e São Benedito do Rio Preto. Para mais fotos, clique aqui.

A edificação - que começou a ser erguida em 1º de junho deste ano pela empresa ML Construções e Projetos Ltda EPP (contrato 05/17), fica localizada no centro da cidade, bem ao lado do INSS, e custou R$ 700.448,79 (valor após conclusão do 1º termo aditivo que prevê ampliação do estacionamento e instalação de sistema de energia solar, entre outros itens), tem 262,26m2 de área construída em terreno de 837,50 m2 doado pela Prefeitura.

Com pavimento único, possui os seguintes ambientes: central de atendimento ao eleitor, depósito de urnas, copa, depósito de uso geral, banheiros para o público externo e servidores, arquivo, sala técnica, gabinete do juiz, e salas de audiência e de apoio administrativo.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Raimundo Barros, que nasceu em Urbano Santos, ressaltou a importância do espaço, mais amplo e moderno, que acompanha o crescimento do eleitorado da 73ª zona e da demanda de serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
“Hoje é dia de realização de um sonho. E o sonho foi realizado porque nunca deixamos de ter fé, nunca esmorecemos ante as adversidades e não recuamos ante os desafios, que foram muitos até chegarmos a este evento. É por isso que este momento, para todos nós do Tribunal Regional Eleitoral, é um momento de dupla significação e relevância, momento especial de sensação do dever cumprido e de se homenagear uma das mais importantes personagens da vida social, educadora e política desta cidade. E o êxito, hoje coroado com a entrega e inauguração das instalações do fórum eleitoral de Urbano Santos, decorreu, sobretudo, do reconhecimento de que a plena satisfação do interesse público, consubstanciado na conclusão da obra, antes do prazo estabelecido, decorreu, também, do convencimento de que a comunidade desta cidade e bem assim os servidores da justiça eleitoral necessitavam de melhores instalações para exercerem suas funções e seus deveres funcionais, tão imprescindíveis para estabilidade e garantia dos sistema democrático, pois não desconhecemos que a justiça eleitoral e seus servidores são e sempre serão os guardiões da democracia”, destacou o presidente, emocionado.  

Já a juíza Cinthia Facundo lembrou que a 73ª zona foi criada e instalada há mais de 30 anos, precisamente em junho de 1987, funcionando durante muitos anos na estrutura física do fórum da justiça comum. Somente em 2010, foi transferida para a antiga sede, que era alugada. “Não há dúvidas de que, durante todo esse tempo, sempre se buscou, ainda que com as limitações materiais, prestar o melhor serviço a toda a população (eleitores ou até mesmo aqueles que, ao atingirem 16 anos, buscavam fazer valer o direito assegurado pela constituição, o direito ao voto). Infelizmente, o espaço não era o ideal, realidade que muda a partir de hoje”.
A cerimônia em frente ao novo prédio e foi prestigiada por plateia composta de membros da Corte do TRE, desembargadores do Tribunal de Justiça, juízes, deputados, advogados, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, servidores da justiça, familiares do desembargador Barros, a senhora Maria Benta de Sena Monteiro Neta (irmão do senhor José Antônio) e imprensa.
Como parte da programação, a Banda Marcial Josemar Soeiro e o Coral Infantil da Lagoinha executaram os hinos nacional e municipal, além de músicas especiais. Em seguida, foram descerradas as placas de inauguração e de homenagem a José Antônio, que ficaram afixadas na entrada e dentro do fórum.  


Na placa, o desembargador Raimundo Barros eternizou homenagem a José Antônio de Magalhães Monteiro como forma de reconhecer a significativa contribuição deste homem como educador e defensor intransigente dos direitos sociais e humanos na região de Urbano Santos. “Sociólogo e teólogo por formação, o padre José Antônio destacou-se como professor, exercendo papel fundamental na educação de base, influenciando toda uma geração após ter enfrentado o regime ditatorial de 1964. Dedicado ao magistério, tornou-se um grandioso lutador dos direitos sociais, moldando as vocações dos estudantes de forma a estimular a transformação de ideais em realizações para a construção de uma sociedade mais justa”, diz o texto. 
  

Vítima de atentado à tiros, morre o ex-prefeito de Barra do Corda, Nenzin


Não resistindo aos ferimentos causados pelas balas de que foi vítima agora de manhã, o ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o popular Nenzin, ele faleceu no Socorrão, da cidade de Presidente Dutra.
Nenzin estava indo para sua fazenda em companhia de um filho quando foi vitima de atentado. Uma das balas teria atingido o pescoço e saiu pela boca.
A cidade de Barra do Corda está comovida com a morte de seu maior líder político e pai do deputado Rigo Teles. Aguardem novas informações.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger