E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Belezinha nomeia o novo secretário municipal do Meio Ambiente


Numa cerimônia simples com a presença de secretários, vereadores e sociedade civil, a prefeita, Ducilene Belezinha, nomeou no início da noite de hoje (1º) o engenheiro agrônomo Alexandro Cardoso Costa como secretário de Meio Ambiente.
 
O novo secretário será responsável por assumir, junto com a equipe da secretaria, o desenvolvimento de políticas ambientais, a fim de garantir qualidade de vida à população.

De acordo com Alexandro os trabalhos da secretaria serão articulados em consonância com o projeto político do município. “O nosso objetivo é desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento da região, e para isso a prefeita me deu carta branca”- declarou.

Durante a posse, a prefeita Belezinha destacou a competência do secretário e explicou o motivo da nomeação ter sido efetivada somente agora. “Estamos felizes com a vinda do Alexandro, que agora fecha o nosso secretariado. A demora em tê-lo conosco se deu por questões burocráticas, mas agora ele está aqui para unir-se aos demais secretários e juntos vamos desenvolver ações em prol do nosso meio ambiente”- finalizou a prefeita.
 
Alexandro é natural de Chapadinha, formado pela universidade estadual do Maranhão, desde 2008. Trabalhou em Chapadinha e região na coordenação da implantação do Programa Brasil Sem Miséria. Estava trabalhando no IBAMA, na aera de fiscalização e licenciamento ambiente.



O secretário adjunto de Meio Ambiente, George Gomes, e o secretário nomeado, Alexandro Costa.

Ao lado da prefeita Belezinha, Alexandro Costa é prestigiado pelos pais e a esposa.

A prefeita Belezinha entre os secretários municipais e adjuntos


ASCOM/ Prefeitura de Chapadinha

Secretário de Obras Aluísio Santos anuncia construção de 300 casas na Zona Rural de Chapadinha


Secretário de obras anuncia construção de 300 casas na zona rural de Chapadinha. A meta é construir 600 unidades em quatro anos, beneficiando centenas de famílias do interior.


Em entrevista exclusiva ao blog Cafepequeno, o secretário de obras Aluísio Santos explicou em detalhes a parceria entre o município e o Governo Federal para a construção de 600 casas na zona rural de Chapadinha, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).  Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, o PNHR oferece subsídios para construção ou reforma de imóveis a agricultores familiares, trabalhadores e aposentados rurais com renda anual de até 15 mil reais. Os recursos para produção das unidades habitacionais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), e são concedidos diretamente aos interessados que estejam organizados coletivamente por uma Entidade Organizadora (sindicato, associação, cooperativa, poder público, etc.). A primeira etapa do projeto começa a ser implementada em breve e prevê a construção de 300 casas em diversas comunidades da zona rural de Chapadinha. Para Aluísio Santos, o projeto vai “gerar novos empregos, movimentar a economia do município e melhorar a qualidade de vida do homem do campo”. Leia abaixo os pontos principais da entrevista:

O programa

“O programa Minha Casa, Minha Vida rural irá possibilitar a substituição dos antigos casebres de adobe, cobertos de palha, por casas de alvenaria, cobertas de telha. O Governo Federal lançou esse programa com o intuito de atender às pessoas mais carentes que moram em comunidades rurais. O objetivo é oferecer melhor qualidade de vida a essas famílias, principalmente às que estão inscritas no CAD único e que recebem o bolsa família”.

Metas

“Nosso objetivo é construir 300 casas até junho do ano que vem e pelo menos 600 casas até o final do governo Belezinha, beneficiando diretamente o povo da zona rural do município de Chapadinha. Essas unidades são destinadas às pessoas que moram nessas comunidades e que pretendem continuar trabalhando por lá. A intenção do governo é manter a população em seu ambiente tradicional e com qualidade de vida”.

Povoados que serão beneficiados com o programa

“Nessa primeira etapa, serão beneficiadas as comunidades do Nina, Bom Princípio, Conceição, Santa Maria, São José do Riacho Feio, Curralinho, Água Fria, Vila Pandoca e Barro Branco. O Nina deverá receber uma quantidade maior de unidades habitacionais porque juntando esse povoado e região – que abrange Bom Princípio, Santa Maria e Conceição – temos uma média de 103 casas, a serem divididas entre duas associações. As comunidades de Mangabeira, Atoleiro, Palmeiras e Santa Clara também receberão juntas mais de 100 casas.

Atendimento

“A prefeitura - via secretaria de obras - disponibilizou uma sala específica para agilizar o atendimento aos trabalhadores rurais, com profissionais capacitados, que estão fazendo desde o trabalho de locação topográfica dessas casas até a parte de declaração de Imposto de Renda e outros serviços”.

Cadastramento

“O cadastro é feito pelo presidente de associação juntamente com seus representantes legais, que acompanham passo a passo todo o processo, porque eles é que conhecem as pessoas, que sabem a necessidade de suas comunidades. Nós estamos envolvendo essas lideranças para que elas saibam detalhadamente como funciona o Programa Minha Casa Minha Vida rural”.

Etapas

“Temos o cuidado de primeiro fazer o recadastramento para que aquelas pessoas que tenham problema com o CPF possam se regularizar. Depois vem o pessoal responsável pelo trabalho de mapeamento. Aí entra a parte social (assistente social e pedagogo). São eles que fazem o levantamento da quantidade de crianças matriculadas nas escolas, do número de idosos existentes nas comunidades, etc. Todos esse trabalho social conta com o apoio da prefeitura municipal de Chapadinha”. 

Quem paga?

“O trabalhador rural não tem recurso, nem é permitido que ele gaste com assistente social, pedagogo ou com o engenheiro que vai assinar os laudos técnicos. Tudo isso é a empresa responsável pela obra que custeia e o Governo Federal paga. São 600 reais para assistência social e 400 para a parte de engenharia. Não há necessidade de o trabalhador pagar por isso. Ele tem que bancar somente a parte referente à sua documentação pessoal”. 

Denúncias

Recebemos denúncias de que pessoas estariam se aproveitando do momento para extorquir os trabalhadores, dizendo que eles têm que entrar com valor x, com valor y para viabilizar as casas... Não existe isso. O trabalhador não tem que pagar taxa nenhuma, pois o governo federal já disponibiliza recursos para manusear a parte técnica do programa. Quem recebe a casa e paga a primeira parcela de 250 reais tem mais três parcelas divididas anualmente. Ou seja, no total são quatro anos para pagar 1000 reais. Só isso.

Sonho

“Esse projeto é mais do que um avanço; é a realização de um sonho. Sim, porque desde o início do nosso trabalho, quando andávamos por essas comunidades aqui de Chapadinha, a gente tinha o desejo de ver essas famílias em situação melhor, morando em casas adequadas. Então esse programa vai ser ser muito bom porque vai gerar mais emprego. Muitas pessoas serão contratadas para trabalhar nas obras e o dinheiro vai circular dentro das comunidades. Enfim, tudo isso vai contribuir para melhorar a qualidade de vida do povo”.

Fonte: Café Pequeno

Deputado Marcos Caldas solicita posto permanente do Viva Cidadão em Chapadinha



O deputado Marcos Caldas (PR) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia, a ser encaminhada à governadora Roseana Sarney, solicitando que determine, junto à secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, providências no sentido de que seja viabilizada a construção e instalação de um posto permanente do “Viva Cidadão”, no município de Chapadinha.

Segundo o deputado, Chapadinha possui uma população de aproximadamente 75 mil habitantes, é cidade polo da região do Baixo Parnaíba, concentra várias instituições de ensino superior e diversos órgãos do governo do Estado o que, argumenta, gera uma grande demanda de pessoas que precisam, diariamente, dos serviços prestados pelo Viva Cidadão.

“É importante destacar que a implantação do Viva Cidadão na cidade de Chapadinha atenderá não só as cidades adjacentes, mas toda a região (Anapurus, Mata Roma, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Urbano santos, Belágua, Afonso Cunha, Buriti de Inácia Vaz, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo, Milagres, Santana, Tutóia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce), municípios que são carentes desses serviços, fazendo com que o cidadão, principalmente os de baixa renda, não mais se desloquem até a Capital em busca desses serviços”, justificou.

Fonte: Assembléia Legislativa do Maranhão.

Morre o filho do deputado Raimundo Cutrim; polícia não descarta hipótese de suicídio


Henrique Cutrim ao lado do pai, deputado Raimundo Cutrim
Henrique Cutrim ao lado do pai, deputado Raimundo Cutrim
Na manhã de hoje, dia 1, Luis Henrique Rodrigues Cutrim, filho do deputado estadual Raimundo Cutrim, foi encontrado morto na sua casa localizada no bairro do Vinhais.
Neste momento, homens da Polícia Civil do Maranhão estão fazendo a perícia no local.
O corpo do filho do deputado foi encontrado com um cinto do seu lado e muita saliva no chão.

Segundo informações repassadas ao blog, o corpo de Cutrim Filho foi encontrado pela empregada da casa, quando chegou pela manhã para trabalhar. A polícia não descarta a hipótese de suicídio.
O filho do deputado foi candidato a vereador de São Luís nas eleições de 2012 e obteve apenas 1.738 votos, não conseguindo se eleger.

MAIS INFORMAÇÕES DO BLOG LUIS PABLO

Casa onde Henrique Cutrim foi encontrado morto
Casa onde Henrique Cutrim foi encontrado morto
Neste momento, deputados estaduais próximas a Raimundo Cutrim estão no local onde Luis Henrique Rodrigues Cutrim, mais conhecido como Cutrim Filho, de 26 anos, foi encontrado morto.
Os parlamentares estão prestando solidariedade e dando todo apoio a Cutrim.
O caso está sendo investigado pelo 4º Distrito Policial, no bairro Vinhais.
Outros detalhes
O blog foi informado de que a empregada assim que chegou na casa teria batido na porta do quarto de Cutrim Filho, que não respondeu. Preocupada, ela teria chamado um chaveiro que quando abriu a porta se deparou com o filho do deputado sentado e morto.
Nervosa e muito assustada com a situação, a empregada chamou a vizinha para falar o que havia acontecido. A vizinha, que é a mãe do deputado Roberto Costa, imediatamente comunicou o ocorrido para a polícia.
Cutrim Filho foi encontrado sem nenhum arranhão pelo corpo.

Cutrim FilhoDesde as eleições passadas, Henrique Cutrim, filho do deputado Raimundo Cutrim (PSD), já vinha apresentando sinais de depressão.
No ano passado, ele praticamente interrompeu a campanha de vereador em São Luís, em que obteve quase 1,8 mil votos e vinha evitando contatos sociais.
O pai deputado tentou envolvendo nas atividades políticas, levando-o para viagens ao interior do estado.
Segundo apurou o blog, Henrique Cutrim encaminhou mensagens ao pai e ao irmão gêmeo, Augusto, ainda na noite de domingo. Numa delas, dizia “te amo”.
Como morava sozinho, é provável que ele tenha morrido ainda na noite de ontem, só sendo descoberto hoje, pela empregada da casa.
O jovem era órfão de mãe, e foi criado somente pelo pai desde cedo.

Latas de cerveja e remédios controlados foram encontrados ao lado de Cutrim Filho

Cutrim Filho
Cutrim Filho

Em entrevista, a superintendente da Polícia Civil, delegada Caterine, disse que foram encontradas ao lado do corpo de Cutrim Filho latas de cerveja vazias e remédios controlados.
A delegada falou que a polícia vai trabalhar, também, na hipótese de que a combinação dessas substâncias possa ter colaborado com a morte do filho do deputado Raimundo Cutrim.
Segundo Caterine, Cutrim Filho estava sozinho na noite do último domingo, dia 31, e teria mandado mensagens de amor ao pai.
“Eram mensagens de amor filial, mas eram mensagens comuns entre ele e o pai”, disse a delegada.
A polícia vai analisar as mensagens de texto do celular do filho do deputado.

Lela Junior inicia hoje a partir das 13 hs o Canal Aberto News no SBT Difusora



O Apresentador do programa Canal Aberto News, um jornalismo com grande credibilidade e audiência na TV Local de Chapadinha, vai está de volta hoje, segunda-feira, a partir das 13h no SBT Difusora.

O Programa será apresentado pelo jornalista Leal Junior, e para assistir, você não deve estar usando a sua parabólica e assistir o SBT Difusora.

O Jornal vai trazer notícias de Chapadinha e Região, sobre Política, Acidentes, Crime, Festas e muito entretenimento na TV Chapadinhense.

Fique ligado.

Prefeita Belezinha e secretário de Obras, Aluísio, visitam local onde será construído o Cetecma


Neste sábado (30) foi dado início a limpeza do terreno onde será construído o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) em Chapadinha.

A prefeita, Ducilene Belezinha, esteve no local, acompanhada do secretário de Obras, Aluísio Sousa, e do o assessor jurídico, Dr. Galdencio Gomes, verificando o andamento da limpeza, e conversando com os moradores, ressaltando a importância e os benefícios que o Centro trará para toda a comunidade.
Doado em 2009 pela então empresária, Ducilene Belezinha, e ocupando uma área de 10.000m² (1 hectare), o terreno fica localizado no bairro do Mutirão, próximo ao residencial Masul, e oferece todas as condições para receber o prédio, e pela localização beneficiará também alunos dos povoados do município.
O contrato firmando entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e a MPA Engenharia para a construção do polo foi orçado em pouco mais de 3 milhões e atenderá centenas de alunos.
“Esta escola de alto padrão irá mudar a realidade e a vida de todos da região, garantindo a inserção dos nossos jovens ao mercado de trabalho e contribuindo com o desenvolvimento do nosso município”, disse Belezinha.
O projeto da escola foi uma reinvindicação da Assessora Especial em Brasília, Isamara Meneses, que na época era funcionária da Sectec, e ordem de serviço para a construção aconteceu anos mais tarde, em junho de 2012, mas acabou sendo paralisada porque o municipio não disponibilizou a limpeza do local e o fornecimento de água e energia.

A prefeita adiantou ainda que o canteiro de obras já dispõem de sistema de abastecimento d’água funcionando e que nos próximos dias, o município estará regularizando o funcionamento de energia elétrica. Com todas as condições necessárias favoráveis, espera-se agora a agilidade da construtora para a realização das obras.

Cetecmas do Maranhão
Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Maranhão criou os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) em diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho. Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.
O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional através de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado. O público alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio; professores das redes de ensino estadual e municipal; profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.

ASCOM/ Prefeitura de Chapadinha
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger