E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Presidente da Associação de sojicultores no Baixo Parnaiba comanda destruição de roça de agricultor em Buriti (MA)


Por Mayron Régis
Vicente de Paula é um agricultor familiar no povoado Carrancas, município de Buriti da Inácia Vaz (MA). Ele vive com a esposa, um filho e dois netos numa propriedade de 150 hectares de Chapada.
Como a área é relativamente grande, o Vicente e seus familiares fazem roças rotativas. Em um ano, eles roçam e plantam uma pequena área, que depois de colherem, só voltarão depois de dez anos. Ou nem voltam. Algumas áreas viraram verdadeiras florestas e a família do Vicente decidiu que não roçam mais nelas.

No dia 16 de janeiro de 2017, Vicente cuidava sozinho da roça em uma área um pouco distante de sua casa quando escutou um ruídos. Assustou-se e correu para sua casa. Voltou e viu sua roça toda bagunçada.

Quem está por detrás desse ato é o André Introvini, presidente da associação dos sojicultores do leste maranhense, e seu pai Joao Gabriel Introvini que foram vistos perto da casa do Vicente na hora em que as pessoas bagunçavam a roça.

Por mais de dez anos, a família Introvini pressiona agricultores de Buriti para que vendam suas posses na Chapada. O Vicente é um dos poucos que resiste a pressão.


Em 2013, a justiça concedeu uma liminar de interdito proibitório favorável ao Vicente e contra o André Introvini que quis derruba-la varias vezes e não conseguiu. A decisão ainda vale e a ação dos funcionários dos Introvini na roça do Vicente foi um desrespeito a justiça maranhense.

Prefeitura de Chapadinha distribui sementes a agricultores rurais do município

A prefeitura de Chapadinha realizou hoje pela manhã a cerimônia de entrega de mais de 3,5 toneladas de sementes a agricultores rurais do município.
O prefeito do município, Dr. Magno Bacelar, o secretário de Agricultura, Josenildo Garreto, e seu adjunto, Antônio do Carmo, fizeram a primeira entrega simbólica das sementes e reafirmaram o compromisso da administração com o homem do campo.








https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger