E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Defensoria inaugura núcleo regional em Vargem Grande



Quinta-Feira, 22 de novembro de 2012 

O prefeito Miguel Rodrigues Fernandes agradeceu o esforço da Administração Superior em levar os serviços da DPE para o município e destacou a importância da presença do órgão, como instrumento de justiça social, em um município com tantas carências como Vargem Grande.






A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) continua o processo de expansão dos seus serviços para o interior do Estado. Nesta semana, foi inaugurado sua 17ª unidade de atendimento na cidade de Vargem Grande. O núcleo atenderá, também, aos municípios de Nina Rodrigues e Presidente Vargas, termos judiciários da comarca. A solenidade de inauguração foi presidida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho. Participaram da cerimônia a corregedora geral da DPE, Fabíola Almeida Barros, a defensora titular no núcleo, Elainne Alves do Rêgo Barros e o defensor de Itapecuru, Marcos Patrício Monteiro.

Com a instalação do núcleo regional da DPE/MA em Vargem Grande, que já se encontra em pleno funcionamento, mais de 70 mil pessoas terão acesso facilitado à Justiça. "A chegada da instituição no município contribuirá para melhoria dos indicadores sociais e, consequentemente, das condições de vida da população local", afirmou Aldy Mello Filho que explicou, ainda, que a escolha de Vargem Grande observou os dados do IBGE, que aponta o município com o menor rendimento médio familiar do país. "Os índices de exclusão social são sempre observados dentre os critérios para a escolha das cidades contempladas com núcleos da Defensoria", explicou o defensor geral.

Ele destacou que o processo de interiorização ainda é um desafio para a Defensoria Pública do Maranhão. "Mesmo com as nossas limitações orçamentárias, inauguramos, somente no ano de 2012, núcleos da Defensoria em Rosário, Pedreiras, Pinheiro, Chapadinha e Vargem grande. Apesar dos nossos esforços, ainda estamos longe de acompanhar o crescimento do Judiciário e do Ministério Público“, afirmou Aldy Mello.

A entrega do novo serviço na cidade, que se encontra a 172 km da capital maranhense, reuniu autoridades do sistema de Justiça que atuam no município, representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil. Além de boas-vindas, todos destacaram a importância da chegada da Defensoria no município e da necessidade do trabalho em parceria para a garantia dos direitos da população.

Para o promotor de Justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, há 08 anos atuando no município, a presença da instituição em Vargem Grande é uma grande conquista. “A Defensoria é a marca registrada da consolidação do Brasil como um estado democrático de direito, na medida em que garante a todos os cidadãos o direito fundamental à ampla defesa. Embora a instituição ainda esteja longe de atingir todos que necessitam dos seus serviços, em virtude do pequeno número de membros, não há como deixar de reconhecer que a DPE se encontra no caminho certo, se expandido de forma correta e responsável. Somos da opinião de que a Defensoria deva receber o mesmo tratamento conferido ao Ministério Público, desde a política salarial de seus profissionais até a adequada  estruturação ”, destacou.

A defensora pública Elainne Rego reconhece os desafios que tem pela frente, mas se disse disposta a enfrentá-los com dedicação e compromisso. “Estou há pouco tempo na carreira, mas sou consciente do meu papel como defensora e do quanto a população precisa da instituição. A Defensoria chega a Vargem Grande com uma excelente estrutura de trabalho para atender de maneira adequada os cidadãos”, afirmou.

O prefeito Miguel Rodrigues Fernandes agradeceu o esforço da Administração Superior em levar os serviços da DPE para o município e destacou a importância da presença do órgão, como instrumento de justiça social, em um município com tantas carências como Vargem Grande.

O secretário de judicial da Comarca de Vargem Grande, Denis Lima, parabenizou o trabalho da Defensoria no processo de expansão das ações do órgão. “A presença da instituição em Vargem Grande se faz bastante necessária, haja vista o grande número de processos em tramitação na comarca, sendo que dos 3.500, 80% envolvem pessoas de baixa renda”, informou.

Diante da demanda expressiva, a corregedora Fabíola Barros destacou a importância do trabalho alinhado entre as três estruturas de justiça local e da adoção de medidas extrajudiciais, para evitar a judicialização das ações e agilizar a resolução dos conflitos. Durante a a audiência pública que antecedeu a inauguração do núcleo no município, ela lembrou que a busca da solução mediada de conflitos, evitando a proposição de ações judiciais, é sempre o melhor caminho.

Edição CN1 com Informações Defensoria do MA

Juíz Eleitoral informa Prazo para justificar o voto em Chapadinha e Mata Roma

Dr. Cristiano Simas de Sousa
Juíz Eleitoral

Por: Blog do Foguinho
A Justiça eleitoral informa, com base no art. 7º da lei nº 6.091/74, que no dia 6 de Dezembro, será o último dia para o(a) eleitor(a) que deixou de votar nas eleições de 07 de outubro apresentar  justificativa ao Juízo Eleitoral, bem como o dia 27 de Dezembro  será o último dia para o eleitor que deixou de votar no dia 28 de outubro apresentar a respectiva justificativa.
Cabe lembrar que o eleitor que não votou nem justificou sua ausência no dia das eleições não está quite com Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, deverá apresentar, no Cartório Eleitoral, requerimento de justificativa (disponível no cartório), dirigido ao Juiz Eleitoral.
Ressalte-se que, caso não apresente justificativa no prazo, o eleitor estará sujeito ao pagamento de multa e só obterá certidão de quitação eleitoral se efetuar o pagamento da mesma.
Atenciosamente
Dr. Cristiano Simas de Sousa
Juíz Eleitoral

Prefeita Belezinha, Carmem Neto e vereadores eleitos serão diplomados dia 07 de Dezembro

O Blog do Foguinho através de um ofício do Dr. Cristiano Simas de Sousa, Juíz Titular da 42º Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Chapadinha e Mata Roma, vem comunicar a toda população que a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições 2012 realizará-se-á no dia 07 de Dezembro de 2012, no salão do Júri desta comarca no Fórum, localizado à Av. Cel. Pedro Mata, s/n°, Centro, as 17:00 horas.

Serão diplomados os eleitos ao cargo de prefeito e vereadores no município de Chapadinha e Mata Roma.
No Município de Chapadinha, Maria Dulcilene Pontes Cordeiro ( Belezinha), No município de Mata Roma, Carmem Silva Lira Neto e demais vereadores de cada cidade.


Por: Blog do Foguinho


Diplomação em Chapadinha.
Prefeita Belezinha ( Chapadinha)

Prefeita.
Maria Dulcilene Pontes Cordeiro ( Belezinha) 

Vereadores

01- Marcelo Menezes
02-Francisca Aguiar
03-Manin
04-Márcia
05-Missecley
06-Lívia Saraiva
07-Samuel
08-Raimundinha
09-Eduardo Braga
10-Toinho Marinheiro
11-Eduardo Sá
12-Antonio Odilon
13-Irmão Carlos
14-Muricí
15-Nonato Baleco







Diplomação em Mata Roma.
Prefeita Carmem Neto ( Mata Roma)

Prefeita: 
Carmem Silva Lira Neto

Vereadores:

01-Preto Diniz 
02-Besaliel 
03-Tiago
04-Bode 
05-Chaguinha 
06-Geisa Lobo
07-Dra. Fernanda
08-Vassourinha 
09-Alfredo Marques 
10-Paulo Inacio
11-Moraes Fortes

Botijão de Gás explode em oficina mecânica de Chapadinha


Hoje,22, por volta 15:00h aconteceu um acidente em uma oficina mecânica na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, de propriedade do Mecânico conhecido por Dédé Caldereiro.

Um botijão de gás que é usado para trabalhar, estava dentro de uma sala onde há  vários equipamentos , segundo um funcionário que estava trabalhando pelo lado de fora, suspeitou de uma faísca que tenha caído para dentro da sala, vindo a acontecer grande chamas de fogo, causando a explosão do botijão de Gás.

Foi usado para apagar o fogo, um extintor de incêndio, que não foi o bastante, e por último a água foi a solução final para apagar as chamas que estavam cada vez maior.



Confirmado! Washington Brasileiro no Povoado Bomsucesso dia 07 de Dezembro



Está confirmado para o dia 07 de Dezembro o show do cantor Washington Brasileiro no festejo de Nossa Senhora da Conceição no Pov. Bomsucesso, município de Mata Roma.

Já virou tradição a festa do cantor na localidade, que atrai uma multidão de fãs para dançar e se divertir no mega show de Washington Brasileiro.

Este ano a festa começará as 17:00h com uma boa seresta com o cantor Frank Show e logo após uma boa apresentação da banda da cor do forró e para encerrar a noite o fera dos teclados Washingtom Brasileiro.

Compre seu ingresso antecipado com Zé Napoleão e chico do CD em Chapadinha.


Levante do mastro no Festejo do Bonsucesso é dia 28 e festa vai até o dia 09.




Essas imagens são do ano passado, 2011, no Levante do Mastro.


A festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição terá inicio no dia 28 ao festejo do povoado Bonsucesso, município de Mata Roma,  a festa vem passando de geração em geração e neste ano de 2012 a tradição continua.
No dia 07 a festa ficará por conta do cantor Washintom Brasileiro, Banda da Cor do Forró e uma boa seresta com Frank show.
O festejo começa no dia 28 com o levante do mastro, e vai até o dia 9 com muita alegria para quem visita o povoado  mais badalado da Região, a festa da padroeira que tem uma cultura diferente com costumes e tradição de 02 mastros, tambor de crioula, cachaça na bacia no pé do mastro, reza, e muita música.

Essas imagens são do ano passado, 2011, no Levante do Mastro.

 Essas imagens são do ano passado, 2011, no Levante do Mastro.

OAB/MA será realizada eleições nesta sexta-feira


Por CN1/Luis Carlos Júnior

Subseção da Ordem em Chapadinha tem chapa definida.

Quinta-Feira, 22 de novembro de 2012




A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MA, será realizada nesta sexta-feira (23) de novembro. Mário Macieira – atual presidente da ordem concorre à reeleição. A atual diretoria é formada pelo vice, Valdênio Caminha; secretário  geral, Carlos Couto;  secretário adjunto Ulisses de Sousa; tesoureiro Marco Coelho Lara;  conselheiros suplentes Josivaldo Lopes e  como conselheiro federal Raimundo Marques.

A  subseção da OAB/MA em  Chapadinha terá como candidato o atual presidente Gaudêncio Gomes. A chapa terá como vice Almir Moreira; tesoureira, Gilmara Almeida; secretária, Meuseana Almeida e  como secretário adjunto,  Elcio Aguiar.



A subseção de Chapadinha compreende os municípios de Magalhães de Almeida, Araioses, Tutóia, São Bernardo, Santa Quitéria, Brejo, Vargem Grande, Buriti e Urbano Santos, e tem pouco mais de 40 advogados aptos para votar nessa eleição

O horário da votação será  das 08h00 às 17h00  e acontecerá na sala da OAB localizada no fórum de Chapadinha.

Colisão entre veículos envolve carro do Padre Neves em Chapadinha


Uma colisão entre um carro de modelo F.1000 do Pároco Padre Neves chocou-se com um Cros Fox vermelho na Av. Presidente Vargas na manhã de Quinta-feira.

O Carro do Padre Neves estava saindo da travessa do mocambinho para a avenida, quando colidiu com outro veículo que estava vindo do retorno em direção ao centro.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal esteve no local e averiguou a situação para apurar as informações, que foram levadas para a Delegacia de Polícia civil para ser avaliada pelo perito e concluir quem está certo ou errado na colisão.



De acordo com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, a colisão foi feita pelo carro do Padre Neves no Cros fox vermelho, os dois carros estão com a documentação correta e os dois motoristas são habilitados, mas serão avaliados velocidades e marcas de freio do carro vermelho e a entrada da F.1000 na avenida.


Ninguém saiu ferido, somente prejuízo em material para os carros.



https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger