E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

domingo, 7 de abril de 2013

Incra autoriza elaboração de relatórios antropológicos em comunidades quilombolas

José Inácio Sodré Rodrigues 

O Superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Sodré Rodrigues assinou ordens de serviço autorizando o início dos trabalhos de elaboração de relatórios antropológicos em dez comunidades remanescentes de quilombos situadas em oito municípios. A assinatura das ordens de serviço para a contratação dos relatórios antropológicos é mais um etapa do processo licitatório lançado em todo o país para a contratação de empresas destinadas a fazer este trabalho. Dos 158 relatórios antropológicos que devem ser contratados através deste procedimento 34 são destinados ao Maranhão onde existe uma grande quantidade de comunidades quilombolas
Uma das empresas que irá realizar o trabalho é a Ecodimensão. Ano passado ela também assinou contrato para elaboração relatórios antropológicos nas comunidades de realização dos relatórios antropológicos nas comunidades de Oiteiro dos Nogueiras e Santana /São Patrício, em Itapecuru-Mirim; Juquiri/São Raimundo, em Santa Luzia em Santa Rita; e Retiro/São João da Mata, em Anajatuba.
Na última segunda feira (1º), a Ecodimensão assinou contrato para a realização dos relatórios antropológicos das comunidades quilombolas de São Pedro e Santarém no município de São Luís Gonzaga; Marmorana/Boa Hora no município de Alto Alegre, Piratininga no município de Bacabal; Santa Maria e Camaputiuia no município de Cajari, Gapó no município de Penalva; Tanque Valença no município de Matinha; Na terça-feira, dia 02 de abril a empresa Demacap assinou contrato para a elaboração de relatórios antropológicos nas comunidades de Miranda do Rosário e Passaindu/Reforma no município de Rosário e Jussatuba no município de São José de Ribamar.
José Inácio Rodrigues ressalta que um dos compromissos assumidos pela Superintendência Regional do Incra no Maranhão junto aos quilombolas foi implementar a elaboração dos relatórios antropológicos e isto está sendo providenciado. “Iniciamos o ano colocando esta questão como uma das prioridades, pois entendemos a situação das comunidades quilombolas e não estamos medindo esforços para atender as reivindicações destas comunidades”, ressaltou. Ele acrescenta que um total de 27 processos de elaboração de relatórios antropológicos em comunidades quilombolas já estão em andamento e o setor responsável por esta questão já recebeu três antropólogos, aprovados no último concurso do Incra. Isto deve reforçar a estrutura de pessoal do setor de Quilombolas aumentando a agilidade na tramitação dos processos relacionados a este assunto.
Cada relatório deve conter um amplo levantamento sobre os aspectos históricos, econômicos, socioculturais e ambientais das áreas de comunidades quilombolas e o prazo para entrega é de seis meses. Os relatórios antropológicos são documentos indispensáveis a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), que integra o processo para a titulação de um território quilombola.

________________
JosmaelCastro

Mata Roma: Vídeo mostra briga de alunas em frente escola municipal.

No YouTube são comuns vídeos e mais vídeos de brigas de adolescentes, por todo o Brasil. O que está acontecendo com o mundo? Nossos filhos estão mesmo seguros nas escolas (pensam os pais)?


Em Mata Roma este triste fato ocorreu um vídeo que já se proliferou em vários celulares na cidade de Mata Roma, foi enviado até nossa redação, onde duas meninas de aproximadamente 17 anos entram em luta corporal em frente as escola municipal  João Bernardo Neto. Por ser um ponto de espera de ônibus escolar não sabemos se as mesmas fazem parte de corpo discente da escola.

Como em todo Brasil os jovens presentes formaram um tipo de arena com gritos incitando a violência vendo as duas jovens se digladiarem sem tomar nenhuma providência.

A briga só terminou quando uma professora ao ouvir a gritaria foi até a frente da escola separar as exaltadas. O motivo desta postagem não é nenhum tipo de exposição às garotas, mais sim para que sirva de alerta aos pais e as direções das escolas para que providências sejam tomadas e este triste fato não volte a ocorrer.

Não se trata de um fato isolado, o problema rotineiramente é abordado na mídia nacional, e principalmente envolvendo meninas.
Por que tanta briga? Por que tanta briga entre meninas? De quem é a culpa? Não existe culpado, é o mundo de hoje que é assim mesmo?





Fonte:Mata Roma em Foco.

Chapadinha realiza encontro do PT na Região com a presença do Vice Governador


Ontem, 06, pela manhã, o diretório do PT de Chapadinha realizou um encontro com gestores e discutir a situação do Partido nos municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Durante o encontro foi discutido políticas internas e externas do PT, ouvindo cada representante dos diretórios municipais, com a presença de prefeitos, vereadores e Secretários de Governo.


O evento contou com a presença do Vice Governador Washington Luis, do presidente do PT no Estado Monteiro, do presidente do PT Municipal de Chapadinha, Paiva, da Prefeita de Chapadinha Ducilene Pontes, da Prefeita de Urbano Santos Iracema Vale, do Vice prefeito de Anapurus Ademar, do Secretário de Administração de Anapurus, Francisco Monteles, do Secretário do Trabalho de Chapadinha Zezinho Lima,  do superintendente do Incra Zé Inácio) César Gomes secretário estadual do meio ambiente, José Antônio Helly secretário estadual do trabalho,Mariana Nascimento coordenadora da Economia Solidária,  Herbet Lago secretário de Cultura, Maria Coelho adj. Educação, Aluisio Santos PRB secretário de Obras, os vereadores Eduardo Braga PT, vereador Julio Cesar(município de Araioses PT), Manin ( Chapadinha PT), Zé Farias de Brejo, Jânio da URE e vários secretariado dos respectivos Municípios da região. 

O encontro teve como objetivo a socialização de fatores inerentes a gestão das pastas ocupadas por militantes e filiadas ao partido dos Trabalhadores na Região, assim como debater os entraves e potencialidade em comum na gestão dos municípios no Baixo Parnaíba.

A Prefeita Belezinha destacou a forte marca do PT no seu Governo que ocupa vários cargos, com muitos trabalhos, satisfazendo o povo e com muita seriedade e destacou daquele que é secretário ou um simples coordenador, mas todos com dedicação total ajudando administrar Chapadinha com o objetivo de trazer crescimento e desenvolvimento para a cidade. E disse que já recebeu até o convite para integrar ao PT mas, está analisando. Até o Secretário de Obras Aluísio Santos PRB, já recebeu o convite para fazer parte do Partido dos Trabalhadores em Chapadinha, disse a Prefeita" Belezinha"


O Secretário de Admistração de Anapurus, Francisco Monteles "Zominha", destacou que o PT precisa está mais forte e mais unido, para que possa chegar com o objetivo de crescimento em todo estado, valorizando do vereador ao vice Governador, só assim teremos um PT forte e guerreiro podendo ai ter o privilégio de fazer o maior número de Prefeitos, Vereadores e Governadores em todo País, pois o PT caminha e nós precisamos é correr disse o Secretário "Zominha" de Anapurus.


















v

Prefeitura inaugura pontes na zona rural de Chapadinha, neste domingo (7)


Quem precisa circular pelas estradas da zona rural de Chapadinha já começa a perceber a mudança nos acessos aos povoados. No mês de março, a prefeitura municipal, por meio da secretaria de obras, iniciou os trabalhos de recuperação de pontes importantes da região.

A ponte do povoado Cangaia, que liga Chapadinha ao Alagadiço e à cidade de Afonso Cunha, já está pronta. A recuperação realizada em 15 dias foi prova de que quando há força de vontade, serviços que beneficiem toda a comunidade podem ser realizados.
Antes a ponte de 50 metros de comprimento e 4 metros de largura tinha falhas em toda a estrutura com falta de madeiras no assoalho, apresentando risco de acidente. Agora com a instalação de cabos de aço, que garantem mais segurança no local, a situação é outra.
Ponte do povoado Gangaia durante a reforma
Ponte do povoado Gangaia após a reforma
As comunidades do Rodeio, Cercadinho e Cipó também foram beneficiadas, pois a ponte do Salitre, de 20 metros de comprimento, também já está pronta e lá as mudanças são visíveis. A ponte estava há mais de um ano sem condições de uso. O problema agravou-se ainda mais depois de um incêndio no local que impossibilitou o tráfego de veículos. O descaso, por parte da gestão anterior, com aquelas comunidades durou mais de um ano. Recentemente um caminhão tanque tentou a travessia por baixo da ponte aproveitando a baixa do rio, mas acabou atolado por vários dias.
Ponte do Salitre antes da reforma
 
Com as últimas chuvas o nível do rio já subiu, mas os moradores não precisam se preocupar, pois com a recuperação da ponte o tráfego não será interrompido.
Ponte do povoado Salitre após a reforma
Outra ponte que também será inaugurada no próximo domingo ( 07 ), será a da comunidade Santa Rosa.
De acordo com o secretário de obras, Aluíso Santos, os trabalhos foram realizados de maneira a proporcionar segurança a todos que passam por esses locais.
“ Além das reformas dos assoalhos, fizemos também os guarda-corpos como forma de proporcionar mais segurança para os motoristas, motociclistas e pedestres”, disse o secretário.

ASCOM/ Prefeitura
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger