E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nota de Falecimento


É com extremo pesar que comunicamos a morte do Sr. Manoel Rodrigues de Carvalho, 85 anos, nesta manhã de quarta feira (07) em São Luis onde estava internado em decorrência de um grave acidente no dia 29 de fevereiro na Av. Ataliba Vieira próximo a Chavepar. Ele foi atropelado por um carro ao atravessar a avenida de bicicleta. 

Na quinta feira passada o senhor Manoel foi transportado para capital com lesões na cabeça e devido as consequências do forte impacto, provocado pelo acidente, ele não resistiu e veio a óbito após 8 dias do episódio.

O Sr. Manoel Baixinha, como era apelidado, foi candidato a vereador na década de 90, que antecedeu o pleito do ex-prefeito Osvaldo Lobo. Não eleito, o Sr. Baixinha, mesmo  na sua velhice  prestou concurso público na época e conseguiu ser aprovado. Trabalhou algum tempo como vigia no povoado Maceno.

Sr. Baixinha já estava aposentado e como era prosador passava maior parte do tempo declamando suas poesias e contando sua aventuras  nas ruas de nossa cidade. Ele era pai do cantor e compositor Toninho da Viola, o qual faz parte da diretoria do sindicato dos servidores (SINDCHAP).

O corpo deverá chegar no final da tarde de hoje (07) e será velado na residencia da família na Rua do Sol, Bairro Terras Duras.

Deixamos com a família nosso sentimento de solidariedade e profundo pêsames.


Hoje dia 8 é dia de dar os Parabéns para Enir Ferreira, pelo seu Aniversário e o Dia da Mulher.

Nossos parabéns de hoje vai para a Secretária de Educação de Chapadinha, Enir Ferreira Lima, que completa mais um Aninho com muita paz, Saúde, amor Fraternidade, Carinho,responsabilidade e Respeito pelo seu Próximo.
Veja essas fotos no trabalho, no lazer, no estudo, no amor, em família emfim com os Amigos.
Vai ai a Homenagem do Blog Do Foguinho Para a querida Enir Ferreira pelo seu aniversário e pelo dia da Mulher.


Seja uma revendedora JAFRA e ganhe Presentes no Mês da Mulheres

Seja uma Revendedora JAFRA,
Se cadastre com excelentes ganho com até 50 % de desconto no seu pedido no Mês de Março, essa é uma Promoção da Jafra Chapadinha para o Mês das Mulheres




VEJA AS VANTAGENS QUE A JAFRA OFERECE A VOCÊ REVENDEDORA.

A Jafra oferece a porcentagem de ganhos mais alta na revenda de produtos no mercado de vendas diretas.
É a diferença entre o preço de aquisição dos produtos e o preço que lhe for conveniente vender.
Ao revender os produtos Jafra os seus ganhos podem ser de até 100%.

Ela lhe oferece um amplo leque de promoções e reconhecimento em seu extenso plano promocional, desde o início de seu negócio próprio independente poderá ganhar desde presentes para a sua casa e uso pessoal até viagens.

Na Jafra você Encontra um programa para Consultoras Independente que  proporciona a todas a mulheres uma oportunidade em vendas diretas multinível para iniciar e desenvolver um negócio próprio, por meio da aquisição e comercialização de produtos de alta qualidade, e com a participação em um programa de liderança que pode promover o seu desenvolvimento integral.
O Programa Jafra oferece um conjunto de vantagens às Consultoras Independentes que decidem empreender uma trajetória de crescimento e desenvolvimento.



Você pode pagar suas compras com os cartões Visa e Mastercard ou 30 dias no Boleto Bancário. Aproveite e presenteie quem você ama.
Clique aqui e veja o as vantagens da JAFRA 
para mais informações ligue:Fone: (098) 9194-1560, / 8746-9950, ou 8157-7820. Conceição

Caminhao fica mal estacionado enfrente ao Box da Polícia Militar no Centro da cidade


Um Caminhão com cerregamento do Banco do Brasil estacionou hoje pela Manhã enfrente ao Box da Polícia militar atrapalhando o trâsito e fechando o acesso para o Box da Polícia.

A Polícia notificou o Caminhão e o Motorista, Segundo o Pm Gláugio o motorista quando não encontra local para estacionar, tem que falar com a Guarda Municipal ou a polícia para que possa organizar o Trânsito.

Caixa Econômica e Semas entregam contratos do Programa Minha Casa Minha Vida


Hoje,07, pela Manhã começaram os contratos do Programa Minha Casa Minha vida no Bairro Areal.

Representantes da Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Asssistência Social, estão no Conjunto Habitacional hoje e amanhã formalizando os contratos com os futuros moradores, e nos dias 19,20 e 21 a entrega das chaves das casas para os moradores.

Só lembrando que no dia 17 poderemos contar com a provável vinda da Presidente Dilma Rousseff em Chapadinha.


Prefeita Danúbia e representantes da Empresa Edeconsil Visitam o Novo Asfalto

Moradores agradecem a Prefeita pelo asfalto na av. Rodoviária (Rua das Pontes)

Hoje,07, pela manhã a Prefeita Danúbia Carneiro e Representantes da EDECONSIL, Empresa responsável pelo Asfalto nas Ruas de Chapadinha, visitaram os principais locais onde está sendo colocado o asfalto.

Prefeita Danúbia conversando com os moradores que agradeceram muito o asfalto

Os moradores mostraram a satisfação e parabenizaram a Prefeita Danúbia por está melhorando as Ruas e Principalmente na avenida Rodoviária conhecida como Rua das pontes.

Que vai melhorar muito o trânsito e o movimento que não existia a muito tempo pela pessimas condições em que a rua se encontrava, Agora é só alegria.

Cidade de Afonso Cunha e a Família Bacelar formam uma grande história

O Portal Afonso Cunha traz em sua página inicial a História da Família Bacelar com a quela cidade.

Quem já foi Rei nunca perde a majestade

Por Ezequias Martins

Como nós do portal leste maranhense antecipamos aqui que iríamos trazer um pouco da história de Antonio Américo Machado Bacellar; aqui estão fatos de um dos mais antigos caciques político de nossa região.

Antonio Bacellar é coelho-netense. Nasceu em 12 de outubro, de 1928. Essa data para o líder político e algo especial para o currículo de sua história, e segundo ele, lhe fez resistente. “12 de outubro é dia do descobrimento das Américas, nascimento de Napoleão Bonaparte, dia da padroeira do Brasil, dia da criança, e outras datas importantes,” disse.

Filho do maior líder político durante muitos anos em Coelho Neto, de nome Raimundo de Melo Duque Bacellar, conhecido por Duque Bacellar, pai dos Bacellar, que construíram Coelho Neto, Antonio Bacellar é um dos mais velhos

Com a morte de seu pai em 1954, Antonio Bacellar passa a ser o herdeiro político da Família Bacelar, no âmbito municipal, chegando a ser três vezes prefeito em Coelho Neto, e elegendo três: José Vieira do Nascimento, José Lindoso, e Estevam de Morais.
 
Como os prefeitos reinavam, mas não mandavam feito Rainha da Inglaterra, contam que Zeca Lindoso só vinha à prefeitura do município, receber o seu salário. Certa feita foi visto o gestor em pleno período chuvoso entrando na cidade descalço com pá de sapato enfiado num pal.

Com a chegada de Dr. Afonso Bacelar, em Coelho Neto, um dos filhos mais novos de seu Duque, que estudava fora cheio de idealismo, inclusive se entrosando na política rapidamente adotando um modelo jovial e democrático sem os métodos do coronelismo que já agonizava, e cada vez mais perdia espaço, o negócio mudou. Com isso, o trono de seu Antonio Bacellar foi ameaçado.

Quando Antonio Bacelar se viu quase que suplantado com a política desenvolvimentista e arrojado de seu irmão Afonso Bacelar, com influencia dos irmãos MAGNO e Raimundo, com pensamentos desenvolvimentistas e democráticos, conseguiram a emancipação do Povoado Regalo, hoje, Afonso Cunha, pra onde Antonio Bacellar, mudou o seu domicilio eleitoral, e todas as suas atividades.Com esse gesto, a unidade da família Bacelar continuou intacta.

Antonio Américo Machado Bacellar foi três vezes prefeito de Afonso Cunha, e elegeu 07 mandatários naquela municipalidade.

Entres os prefeitos eleito sobre a proteção de Antonio Bacellar, estão; Carlos Araújo, Zilmar Bacelar,(esposa de Antonio Bacelar) Francisco Santos, Francisco Machado, Valmir Costa, e o folclórico Zé de Moura por duas vezes.

Existe uma historia verídica sobre o então prefeito Zé de Moura bastante engraçada. Certa feita, alguns ficais de um determinado órgão vieram a Afonso Cunha. Quando chegaram à chapada da Lolóia, encontrou um homem com uma turma de trabalhadores fazendo carvão numa carvoeira. Os fiscais pararam e perguntaram o chefe do serviço que também estava trabalhando; está longe pra Afonso Cunha meu amigo? Zé de Moura, respondeu, “é bem aí”. Os homens pararam e começaram entrar em detalhes da missão no município. Quando falaram que iriam à procura do prefeito, Zé de Moura, disse; “estão falando com ele, o prefeito sou eu.” A historia é tão famosa que até as crianças sabem na região.
Em pleno Regime Militar desde Brasília até a mais longínqua região do Brasil, sem quaisquer vestígios de democracia, a cidade de Afonso Cunha, viveu suas primeiras décadas. O seu líder e mais resistente Coronel político da região seu Antonio como é carinhosamente chamado, comandava o município como à época exigia.

Durante os vários anos em que a cidade de Afonso Cunha esteve no domínio da oligarquia, implantada por Antonio Bacellar, os avanços foram poucos: não, tão pouco como os mitos que se enrolaram em torno das historias dizem, mas nada muito significante em relação aos anos e o que o povo merece.

Nas eleições municipais de 1996, devido uma cisão em seu grupo político onde um dos seus mais estimados afilhados político Ramunilde Reis, na condição de oposição é o candidato a prefeito, tendo como vice, Antonio Maria; o maior e mais combatente oposicionista, e defensor da democracia no município, saiu vitorioso nas urnas.

Ramunilde Reis foi secretário municipal de Antonio Bacelar em várias pastas em seu governo, e também em administrações de prefeitos eleitos com a sua orientação.

Depois de muitos anos, após as eleições de 1996, Antonio Bacellar perde o comando do município de Afonso Cunha, mas continua com certa densidade eleitoral e prestigio em âmbito municipal e estadual. Muitas pessoas ainda vão ao encontro de seu Antonio, para saber em quem votar.

Quando recebeu a equipe do portal leste maranhense em sua residência no povoado Santo Antonio nos arredores de Afonso Cunha, ao iniciar a conversa Antonio Bacellar disse: “o meu Bacellar, é com dois LL, e sou conhecido, como velho do cachimbo (risos)”. Fumando o seu inseparável cachimbo, iniciamos a conversa.

Embora ostentado ainda uma pose de líder alimentado por certa parcela da população, Antonio Bacellar, é consciente de que na atualidade sua influencia política conta pouco nos resultados eleitorais das eleições no antigo Regalo.

Em matéria de conhecer os pormenores da política afonsocunhense Antonio Bacelar se mostra perito. Quando perguntado sobre as eleições deste ano naquele município, sabendo que a divisão em seu grupo político foi quem lhe arrancou o poder, seu Antonio, “disse, de primeira mão: Mário e Leane, não podem se dividirem, se isso acontecer vão perder as eleições,”. Continuamos a conversa e perguntamos; seu Antonio, em quem você vai votar pra prefeito nas próximas eleições? Sem responder nossa pergunta mais falando, disse, “no melhor para Afonso Cunha,” (risos).

Carismático, atencioso e receptivo, Antonio Bacellar vivi no município de Afonso Cunha nos dias de hoje, longe do anonimato. Participando do dia-dia da região da forma em que ele está, numa possível falta de perspectiva e de habilidade política dos lideres atuais ele pode se fortalecer reconquistar espaço e influenciar no resultado eleitoral em eleições vindouras.

Nilsinho da Aparecida vai a Júri por morte de Nonato da Madá nesta quarta-feira (07) no Fórum de Chapadinha, MA.

Por CN1

Terça-Feira, 06 de Março de 2012


Nilsinho da Aparecida

Será realizado amanhã  (07), às 08h00 da manhã   no Fórum de Chapadinha o “Júri Popular” que irá decidir o futuro de Genilson Sousa Soares , “o Nilsinho da Aparecida” de 28 anos, acusado de  balear em maio de 2005 Raimundo Nonato dos Santos  da Costa, “Nonato da Madá”

Baleada, a vítima ficou com problemas de saúde. Nonato da Madá  foi preso por envolvimento com drogas.  Em uma das celas da  delegacia de polícia (hoje CDP, Centro de Detenção Provisória), começou ter problemas de saúde  por causa do tiro  e morreu.

O Juiz de Direito,  Mario Henrique Mesquita Reis, irá presidir o Júri.

Foto: Blog do William Fernandes
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger