E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Quem se habilita ? Nasa procura voluntários para ajudar na tarefa de encontrar mundos alienígenas

 


Nasa acaba de lançar um projeto de ciência cidadã, chamado Planet Patrol, que procura voluntários do mundo todo para ajudar a classificar imagens de planetas coletadas pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).


O objetivo principal da iniciativa – que é resultado de uma parceria entre a Nasa, o SETI Institute, o Space Telescope Science Institute, em Baltimore, e a plataforma colaborativa de ciência cidadã Zooniverse – é o de encontrar possíveis planetas alienígenas.


"Métodos automatizados de processamento de dados às vezes falham em capturar impostores que parece exoplanetas. O olho humano é extremamente bom nessa detecção, e precisamos de cientistas cidadãos para nos ajudar nisso", disse Vaselin Kostov, líder do projeto e pesquisador do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland.


O TESS, que está na órbita da Terra desde abril de 2018, busca mundos alienígenas por meio do chamado "método de trânsito", em que observa pequenas alterações no brilho estelar causadas por planetas cruzando a frente de suas estrelas hospedeiras.


Para isso, a equipe do telescópio usa um algoritmo para analisar o enorme conjunto de dados coletados e eliminar os falsos positivos. No entanto, os computadores estão longe de ser à prova de falhas. Por conta disso, os pesquisadores solicitam ajuda humana.


O trabalho consiste basicamente em observar imagens capturadas pelo telescópio ao mesmo tempo em que responde a algumas perguntas sobre o que as capturas contêm. As respostas cadastradas no site serão então analisadas pelos envolvidos no projeto para que seja possível restringir os candidatos que devem ser acompanhados.


Para participar da identificação, basta acessar o site do Planet Patrol ou do Planet Hunter TESS. Em seguida, observe as imagens seguindo os critérios descritos (em inglês) e, por fim, envie as respostas.


Fonte: Space

 

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger