E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

domingo, 3 de março de 2013

SEBRAE Chapadinha! Agentes de desenvolvimento sustentável iniciarão trabalhos em campo nesta sexta-feira



Agentes de desenvolvimento rural sustentável (ADRS) de sete cidades do Baixo Paranaíba se reuniram, nesta quinta-feira (21) em Chapadinha e em Vargem Grande (dia 22), para definir o planejamento de atividades do programa Bioma Caatinga para este ano.
O programa é desenvolvido através de uma parceria entre o Sebrae, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado (AGERP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO) e beneficia os municípios de Brejo, Santa Quitéria, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Chapadinha.
Além do planejamento, o encontro buscou orientar os agentes a respeito da assistência que será prestada aos agricultores familiares das comunidades ligadas aos municípios beneficiados. Uma das ações previstas, por exemplo, é a escolha adequada dos criadores de caprinos e ovinos dos povoados em que irão atuar, para que o programa seja mais eficiente.
Vinte ADRS’s estão sendo treinados para esta fase do programa, quando cada agente vai contribuir com assistência técnica a trinta criadores – totalizando 600 beneficiados ao longo do ano. O início das atividades em campo está previsto para o dia 1º de março.
A gestora do projeto pelo Sebrae, Jacirema de Cássia conta que todas as atividades dos agentes será acompanhada de perto pelas instituições parceiras.  “O plano de trabalho prevê o envolvimento dos agentes de forma a suprir parte da limitação encontrada nos agricultores familiares com aptidão para a produção de ovinocaprinos”, esclarece. “Além disso, eles terão a missão de disseminar conhecimentos sobre a produção e comercialização, agroecologia, sustentabilidade e financiamento rural”, acrescenta.
O coordenador do Bioma Caatinga pela AGERP, Mauro Ricardo Moraes, informa que dará orientações e acompanhamento pessoal nas atividades dos ADRS. “Queremos transformar a realidade das comunidades envolvidas, garantindo qualidade e fortalecendo a produção de leite e carne na região”, destaca.  
As ações do programa Bioma Caatinga são esperadas com expectativa positiva pelos agentes de desenvolvimento sustentável. Para o agente Antônio Alves Santos, o grande benefício do programa poderá ser visto nas comunidades. “Nós esperamos que haja uma boa receptividade em relação ao nosso trabalho nos povoados, para que no futuro tenhamos o reconhecimento do mercado, especialmente para os produtores.”
Os coordenadores do programa também estão confiantes no sucesso das atividades. “Esperamos que a cadeia da ovinocaprinocultura se desenvolva mais ainda na região, segundo rege os objetivos do projeto, através da assistência técnica de boa qualidade, efetiva e de competência, proporcionando um aumento de rendimentos a todos os envolvidos”, ressalta Mauro Ricardo.

Sebrae 40 anos.jpg
(LIDIANE REINALDO)
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do Sebrae em Chapadinha-MA
Contatos: (98) 3471 0741/ 91528936

Criança cai dentro de Poço em Chapadinha no Bairro Areal




Imagem Ilustrativa

A internauta Renata Maia de Chapadinha nos enviou este E-mail nos informando uma grande irresponsabilidade que causou um acidente com uma criança que caiu dentro de um poço, o acidente aconteceu no Sábado dia 22, veja abaixo o texto da Internauta.


Hoje, 22,   por volta das 22:30 uma criança caiu dentro de um poço.
Estão construindo uma casa e esse poço esta do lado de fora do muro ou seja, esta na rua de certa forma. 

E não tamparam o poço ele esta la descoberto e essa criança caiu e gracas a uma vizinha que ouviu os gritos de socorro conseguiram tirar essa criança. Não sei quanto tempo ele ficou la dentro pedindo ajuda mas quando saiu estava com um machucado no rosto sem contar o inchaço, ele não conseguia andar,as pessoas estavam carregando porque ele chorava de dores nas pernas. Ele foi para o hospital .

Acredito que você poderia chamar atenção para isso, pois não creio que seja correto cavar um poço no lado de fora da casa e deixar la descoberto. Isso e um absurdo!
Isso aconteceu na rua em frente ao Hospital Benú mendes. 

Texto de uma internauta.

Obs:Se você tem uma matéria ou queira mandar fotos para nosso Blog entre contato pelo nosso e-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

Chapadinhense é assassinado a tiros no Paraná


Leandro Nunes Vaz, de 22 anos, foi morto nesta quinta feira(28), por volta das 15h00, enquanto realizava um trabalho extra, em Serra dos Dourados– distrito  de Umuarama,. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima poderia ter débitos com traficantes, fato que teria ocasionado o homicídio.
Leandro Nunes Vaz de 22 anos morava em Chapadinha Travessa Coêlho Neto, Bairro Caterpila, próximo a Quadra do Crocodilo, sua mãe está buscando maneiras de trazer o corpo do filho.
Três jovens acusados de envolvimento no crime foram detidos no final da tarde, em um sítio nas proximidades do distrito. Esse já é o terceiro assassinato que acontece no município, em uma semana.
De acordo com os policiais, André Fernandes Cruz, 23 anos, é suspeito de ser o responsável por dois disparos que atingiram o peito e o pescoço da vítima. Após o homicídio, André teria fugido em um veículo Monza, placas BHK – 1120 de Umuarama, que seria dirigido por Diego André Casarini, 21 anos, conhecido como Eré. Ambos teriam se escondido na propriedade rural de Silvio de Araújo, 21 anos. Testemunhos à polícia revelaram que Leandro era usuário de crack.
Conforme a PM, Silvio era conhecido de André e Eré, por isso permitiu que os dois escondessem-se na casa dele. Os três foram detidos e encaminhados à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama. Fernandes Cruz tem passagens na polícia por tentativa de homicídio. Os jovens foram atuados em flagrantes e ficaram detidos como réus confessos do crime.
Silvio de Araújo foi preso e enquadrado sob a acusação de acobertar os dois acusados de envolvimento no crime. Segundo a polícia, Eré pode ser condenado por participação e Fernandes Cruz por homicídio doloso. O veículo está apreendido na 7ª SDP. Testemunhas relataram que Leandro estava em um bar quando aceitou a oferta de trabalho extra. Enquanto realizava o serviço, Eré e Fernandes Cruz se aproximaram e disparam contra o jovem.
Fonte: Umuarama Ilustrado/ Fotos: Tatú na TV do site Notícia.com

Lascou! Polícia aprende mais 11 motos irregulares em Mata Roma e Bicicleta já começa ser usada novamente

Ontem, 02, a Polícia Militar de Mata Roma juntamente com a de Chapadinha apreenderam mais 11 motos que estava trafegando de forma irregular, nas Ruas da cidade de Mata Roma.

foto da operação que apreenderam 60 motos

O Major da 4ª CIA Independente informou ao Blog do Foguinho na operação que resultou com apreensão de 60 motos irregulares. Que as Blitz não iria parar e a operação vai até a Zona Rural para retirar das Ruas estas motos irregulares. Com a soma já ultrapassa as 70 motos apreendida somente nesta operação.

Veja as fotos da operação que resultou na apreensão de mais 11 motos ontem, 02, em Mata Roma.

Todas as motocicletas foram levadas para o CIRETRAN de Chapadinha.







A cidade de Mata Roma nunca esteve tão calma, onde o meio de transporte mais usado agora está sendo a bicicleta. ( Algumas fotos tiradas está manhã (03) da porta da igreja católica.)







Fonte: Blog da Larissa.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger