E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Deputado Magno Bacelar e outros dois são contra a anulação do concurso da Segurança no Maranhão


Os deputados Marcelo Tavares, Magno Bacelar e Raimundo Cutrim; para eles suposta fraude e clamor dos candidatos não é motivo para anular o concurso. Foto: Reprodução
Os deputados Marcelo Tavares, Magno Bacelar e Raimundo Cutrim; para eles suposta fraude e clamor dos candidatos não é motivo para anular o concurso. Foto: Reprodução
Três deputados do Maranhão, dois da bancada governista [um é ex-secretário de Segurança Pública] e o líder da oposição na Assembleia Legislativa, ocuparam a tribuna da Casa para pedir pela manutenção do concurso público para preenchimento de vagas na Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros do Estado.
O deputado Marcelo Tavares (PSB) ocupou a tribuna para dizer que não concorda com a ideia de que deve ser anulado o concurso realizado pelo Governo do Maranhão.
‘Até agora eu não vi nenhuma necessidade de anulação do concurso feito para a Polícia Militar, para a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, por uma razão muito simples: o vazamento das provas, até onde foi apurado, deu-se durante a realização das provas e isso hoje qualquer concurso público que for ser feito no Brasil pode acontecer, pois a tecnologia avançou muito e os bandidos acompanham o avanço da tecnologia’, afirmou Marcelo Tavares.
O deputado Raimundo Cutrim (PSD), seguindo o pensamento defendido por Marcelo Tavares, também avaliou que não há necessidade de anular o concurso em razão de tentativas de fraude durante a realização das provas.
‘Não se tem notícia de que houve a quebra de sigilo. Esses fatos que a gente acompanhou das pessoas saindo, entrando e fotografando as provas sempre vão ocorrer. Portanto, o sistema, tanto o que faz a prova como o da polícia, tem que estar fiscalizando porque a modernidade vai evoluindo e os bandidos também vão evoluindo’, disse Cutrim, destacando que o setor do governo do Estado responsável pela organização de concursos é a Secretaria de Administração.
O deputado Magno Bacelar (PV) seguiu a linha dos pronunciamentos dos outros dois deputados e também se manifestou contra a anulação do concurso público. Para ele, o concurso foi realizado por uma instituição séria e de credibilidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). ‘Esses indícios [tentativas de fraude] que prontamente a polícia está apurando, já identificando, não contamina o concurso’, avaliou.
Bacelar destacou a necessidade de aumentar o efetivo policial para o combate à violência no Estado. ‘Nós sabemos, principalmente no Brasil, que a violência está imperando. Então, a nossa governadora está realizando este concurso no momento oportuno’, disse.
Fonte: Luis Cardoso

Vereadora Chaguinha de Mata Roma e Deputado Marcos Caldas destacam a importância do Encontro dos Legisladores no Maranhão


Do site da Assembleia Legislativa do Maranhão

Deputados e vereadores destacaram, na manhã desta quinta-feira (6), a importância e o sucesso do I Encontro de Legisladores Municipais do Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter-Sebrae do Cohafuma, idealizado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para contemplar vereadores com experiências legislativas, em busca de melhorias para a população.
Todos elogiaram a iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, especialmente o empenho do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que mobilizou sua assessoria para oferecer aos vereadores de todas as regiões do Estado o que tem de melhor em termos de debates acerca da legislação municipal e trâmites burocráticos que envolvem os municípios.
A deputada Graça Paz (PDT) afirmou que o Encontro dos Legisladores Municipais é importante porque promove a integração dos deputados com os vereadores e favorece, sobretudo, a ampliação do leque de conhecimentos com as palestras proferidas por especialistas em legislação municipal. “O presidente Arnaldo Melo está de parabéns pela louvável iniciativa”, disse.

 Marcos Caldas (PRB)
Na avaliação do deputado Marcos Caldas (PRB) o Encontro favorece, principalmente, os vereadores eleitos, de primeiro mandato, que terão oportunidade de conhecer, por meio das palestras dos especialistas, os trâmites burocráticos que facilitarão suas ações, para fiscalizar o Poder Executivo e trabalhar em benefício da população que os elegeu nas câmaras municipais.
Da mesma opinião compartilham os deputados Raimundo Cutrim (PSD) e Raimundo Louro (PR), dizendo que o presidente Arnaldo Melo está de parabéns pelo sucesso do Encontro que, pela primeira vez na história, reuniu centenas de vereadores de todas as regiões, para debater a legislação municipal e a melhoria das condições de vida da população maranhense.
VEREADORES ELOGIAM
Vereadora Chaguinha (PSB), de Mata Roma (Foto Foguinho)

Para a Vereadora Chaguinha (PSB), de Mata Roma e outros vereadores presentes, destacaram que o encontro foi uma excelente oportunidade de conhecer os trâmites burocráticos e a legislação municipal. Ambos vereadores elogiaram a iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que promoveu o encontro para integrar os legisladores municipais com os deputados estaduais e difundir conhecimentos acerca da legislação municipal.

O vereador Mano do João do Lídio (PTN) comentou que veio de Poção de Pedras, na Região do Médio Mearim, para participar do Encontro, junto com os vereadores Julio César (PRB), Joaquim Filho, Leandro do Leão, Nilton, Coroá e Zé Filho. Na visão do vereador, após as palestras todos vão adquirir conhecimentos sobre a legislação municipal, que serão revertidos em benefício da população.
O vereador Pastor Vagnaldo (PSC) veio de Açailândia, na Região Tocantina para participar do Encontro e confessou que a reunião serviu para que todos os legisladores tenham um desempenho melhor dentro das Câmaras Municipais. “Fui eleito pela primeira vez e tudo é muito novo para mim. Sou um pastor e tenho esperança que, com o conhecimento adquirido no encontro, vou ajudar a população de Açailândia”, disse.
Da mesma opinião compartilham a vereadora Chaguinha (PSB), de Mata Roma, na Região do Baixo Parnaíba, e o vereador Gilson Vieira, de Pio XII, na Região do Pindaré. Ambos acham que o I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão é uma iniciativa importante, porque é uma oportunidade para unificar as idéias e favorecer o conhecimento de parcerias com as prefeituras para trabalhar pela população.

Decisão Judicial Mantem Posse de Terra para Agricultores e Impede Desmatamento em Urbano Santos



Lagoa da Comunidade São Raimundo. Foto: Igor Almeida

Em decisão publicada hoje (06) no Diário Oficial, a Justiça de Urbano Santos garantiu a posse de terras para a comunidade de São Raimundo, distante 51km da sede do município.

A comunidade vem sendo assistida juridicamente pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e pela FETAEMA e  estava sofrendo ameaças quanto à posse da área por parte de um empresário do Mato Grosso do Sul, que pretendia desmatar grande parte do território para plantar soja.

O Site Territórios Livres do Baixo Paranaíba, ressalta que a comunidade de São Raimundo já foi vistoriada em processo de desapropriação pelo INCRA e era sobre essa área que o empresário pretendia se apossar e desmatar. A desapropriação pretendida pelo empresário encontra-se suspensa por conta de uma ação judicial proposta por um dos proprietários da área.

Na decisão, a juíza Odete Maria Pessoa Mota garante matem sob domínio da comunidade cerca de 1.635 hectares, no qual vivem e trabalham cerca de 35 famílias.

Segue abaixo a decisão:

"Processo nº 973-56.2012.8.10.0138 Ação: INTERDITO PROIBITÓRIO PARTE AUTORA: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA DO POV.SÃO RAIMUNDO REP.FRANCISCA NARAI DOS SANTOS ARAUJO PARTE RÉ: LUIS EVANDRO LOEFF Finalidade: Intimação do(a) Advogado(a): Dr(ª).DIOGO DINIZ RIBEIRO CABRAL, OAB/MA 9355, para tomar conhecimento do despacho proferido nos autos em epígrafe, a seguir transcrito: "DO EXPOSTO, com base na fundamentação supra, CONCEDO a medida liminar, para assegurar que os trabalhadores rurais que compõem a comunidade rural do Povoado São Raimundo sejam mantidos na posse do imóvel de 1635 hectares, situado no município de Urbano Santos, até o julgamento final da demanda. Determino ainda que o requerido e seus empregados se abstenham de turbar ou ameaçar a posse do referido imóvel". Urbano Santos/MA, 4 de dezembro de 2012. Alcioneide Almeida Ramos Secretária Judicial Mat.23002 (Assinado de ordem do(a) MM.Juiz(a) de Direito desta Comarca, Dr(ª).Odete Maria Pessoa Mota, nos termos do art.3º, XXV, III, do Provimento nº 001/2007/CGJ/MA)."

Informações dos Territórios Livres do Baixo Parnaíba e Extraído do Alexandre Pinheiro

Olha ai Chapadinha! Deputado denuncia falência do Programa Minha Casa Minha Vida no Maranhão

Por: Luis Pablo.

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) ocupou ontem, 5, a tribuna da Câmara para denunciar a falência do Programa Minha Casa Minha Vida no Maranhão.
Deputado Chiquinho Escórcio
Deputado Chiquinho Escórcio
Escórcio pediu à Polícia Federal e aos órgãos de controle que investiguem a operação do programa do Governo Federal.
O parlamentar vem denunciando a negligência da Caixa Econômica Federal (CEF) na entrega das unidades habitacionais.
“Eu venho aqui para parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff em relação ao Programa Minha Casa Minha Vida. Porém, eu tenho que fazer uma colocação não muito boa em relação ao meu Maranhão, pois esse programa, no Maranhão, está falido”.
Segundo Chinquinho Escórcio, os agentes da CEF estão atuando para favorecer algumas empreiteiras, o que tem atrasado a liberação das casas. Ele tem alertado ainda ao risco das unidades serem invadidas pelos contemplados.
“Senhores gestores desse programa, peço à Polícia Federal, aos órgãos de controle que olhem aquilo que está acontecendo na minha terra. E eu não posso deixar que isso aconteça, porque eu estou aqui defendendo a camada que mais precisa, a camada mais humilde da sociedade”.
Veja essa matéria publicada no mês passado sobre a falta d´água no Residencial José de Sousa Almeida em Chapadinha, isso mostra a maneira que o Governo Federal está tratando o programa Minha Casa Minha Vida, com exclusividade do Blog do Foguinho.

O Residencial José de Sousa Almeida, que foi construído Mil casas no município de Chapadinha, está passando por sérios problemas em falta de água nas residências.
Segundo moradores já são mais de 5 dias que o problema agravou de verdade, várias casas não vê uma gota de água há vários dias.
Blog do Foguinho foi até o escritório da empresa para saber do problema, os funcionários da empresa e construtora relataram que, o grande problema é a energia que fica oscilando, correndo o risco de queimar a bomba, como já aconteceu, a empresa destacou que o valor da bomba responsável no abastecimento de água é muito cara e caso chegue a queimar novamente seria um grande problema, o mesmo disse que a bomba está puxando água  somente quando a energia está normal, mas quando a energia oscila é obrigatório parar e evitar que queime, a empresa colocou um bico em um local improvisado para que os moradores possam buscar  água para banhar, cozinhar, beber e todas necessidades.
Moradores já estão se mobilizando, em destaque a moradora "Maria Creuza" que estão realizando reuniões para conversar com os representantes da CEMAR para saber como resolver o problema, que poderia ser solucionado que segundo os moradores com a colocação de um transformador para evitar a oscilação e normalizar o abastecimento de água nas mil casas.


O Vereador eleito Manin PT,está junto com os moradores nesta luta para conseguir resolver o problema de água que está afetando os moradores do  residencial, o vereador está participando das reuniões da comunidade para juntos lutar na normalização do abastecimento da água que já está quase uma semana.
Em conversa por telefone com vereador Manin, ele destacou que faz parte do conselho Estadual das cidades e que além do problema da água ele vai lutar por melhoria na iluminação pública, Segurança, e limpeza pública.

O Deputado Magno Bacelar, está enviando há mais de 5 dias um caminhão Pipa duas vezes ao dia para amenizar o problema de água, moradores estão, indignados com esse grave problema, mas agradecem ao Deputado pela bonita atitude em ajudar.
Parabéns ao Deputado pela iniciativa e que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

Carnaval! Veja o preço e modelo de abadá do Bloco Karamelo em Chapadinha no Carnaval 2013


O organizador do Bloco Karamelo em Chapadinha, cedeu uma entrevista ao Blog do Foguinho para falar dos planos e projetos do Bloco para o carnaval 2013.
Hemerson Carneiro Contou que o Bloco já está sendo o maior sucesso com a divulgação, do modelo do abadá, trio elétrico, valor  e  prévia.

Hemerson Carneiro (Organizador do Bloco)

O Bloco está formado com 03 Organizadores, que tem a frente Hemerson Carneiro, Nágera Pontes e Valdiane Pontes, que estão juntos para fazer o maior Bloco da Região. 

Informações sobre a venda de abadás
O primeiro lote já começou as vendas no valor de 30,00 Reais, que já estão quase se esgotando , as vendas vão até o dia 15 de Janeiro o 1° lote. 
A partir do dia 15 o valor será de 50,00 o Segundo lote. Aproveite a promoção.
Compre seu abadá na LG cartuchos( ao lado da praça do povo) e na Segunda-feira,10, estárá um stande de venda enfrente o Chapadinhense Hotel.

O Trio elétrico será da Bahia e serão divulgado os nomes das bandas que irão animar o Bloco Karamelo somente dia 30 na prévia do Bloco com a banda Chicletana.

Para mais informações ligue: 9149-7401 ou 8152-0749.

Veja como será a programação do Bloco Karamelo no carnaval 2013.

10-Domingo- Bloco na avenida com Banda e trio elétrico
11-Segunda-feira- Feijoada
12-Terça-feira-Bloco na avenida com Banda e trio elétrico

OBs. O Bloco sairá na avenida no Domingo(10) e na Terça-feira (12), na Segunda feira(11) será oferecido uma feijoada para os foliões.

Prévia dia 30 de Dezembro


BLOG DO FOGUINHO NO CARNAVAL 2013

Anapurus! Tina Monteles é destaque em seminário de Gastão Vieira em Brasilía


Divulgação/MTur
A Prefeita de Anapurus Tina Monteles participou de um seminário realizado em Brasilia com o Ministro Gastão Vieira e outros Ministérios que fizeram presente no encontro com os prefeitos eleitos no Maranhão.
Tina solicitou do Ministro do Turismo Gastão Vieira, que faça um projeto em melhoria na entrada da cidade de Anapurus e o portal com o nome da cidade, e o ministro acatou o pedido da Prefeita.
A Prefeita Tina Monteles recebeu informações sobre a forma correta de apresentar projetos e celebrar convênios com diversas pastas do governo federal. As palestras foram ministradas por representantes dos ministérios da Educação, Saúde e Cidades. No primeiro dia, foi a vez do Turismo, Esporte e Assistência Social.
Ministro Gastão Vieira e Prefeita Tina Monteles
A iniciativa faz parte de uma série de seminários que o Ministério do Turismo tem promovido, em parceria com outros ministérios, para orientar os prefeitos eleitos a obter recursos do governo federal para os diferentes projetos nos seus municípios. 
“A ideia é mostrar as diversas possibilidades que o governo federal oferece. Queremos orientar e esclarecer os procedimentos voltados para a captação de recursos. Os seminários são amplos, didáticos e de grande importância para o avanço econômico e social nos municípios”, afirmou Gastão Vieira. Entre os itens abordados pela manhã estão o apoio do Ministério da Educação (MEC) para a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas e distribuição de equipamentos.
O representante do MEC no seminário, Romeu Caputo, recomendou atenção absoluta dos prefeitos na escolha do secretário municipal de Educação. “O mais importante neste momento é escolher bem a sua equipe. A primeira característica é que seja uma liderança na rede de ensino, a pessoa precisa conhecer os profissionais e os desafios a serem enfrentados”, explicou.







https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger