E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 11 de junho de 2013

Luis Fernando entrega mais uma obra no Maranhão


Mais uma obra da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado foi entregue no último final de semana à população.  O secretário Luis Fernando Silva entregou totalmente recuperados 25 km da rodovia MA-216, no trecho que liga o município de Penalva ao entroncamento da MA-014, no povoado Santeiro.
A cerimônia de entrega ocorreu neste sábado (8), em Penalva, e contou com presença do prefeito Edmilson Viegas e do secretário de Estado Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha.
O investimento do Governo do Estado na restauração da via foi da ordem de R$ 5.637.283,36.
- Estou cumprindo determinação da governadora Roseana, que pediu que eu fizesse estradas novas e cuidasse das que precisassem ser recuperadas, e é isso que estamos fazendo aqui, entregando 25 km com investimento de mais de R$ 5 milhões, com asfalto de qualidade e sinalização. São recursos públicos aplicados em favor da população – declarou Luis Fernando.
Presentes, os prefeitos de Viana, Chico Gomes; de Bacurituba, José Cisto; de São Vicente Ferrer, Maria Raimunda Araújo Soares; de Matinha, Beto Silva Costa; de Olinda Nova, Edson Barros Costa Junior, o Costinha; de Cajari, Joel Dourado; os vice-prefeitos de São Bento, Isaac Dias; de Palmeirândia, Nilson Garcia; além de ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Penalva e da região e a população.
O secretário de Infraestrutura ressaltou as ações que o governo vem realizando no Maranhão, como a MA-014 que, para ele, é a “espinha dorsal” da Baixada.
- Vamos recuperar o que for preciso recuperar e vamos construir o que precisa ser construído – assinalou.
Luis Fernando Silva falou da atenção que a governadora tem com a Baixada Maranhense e ressaltou, ainda, o projeto Diques da Baixada, que o Governo do Estado irá fazer em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
- As obras serão iniciadas este ano, começando por Viana e serão incluídas no Programa Viva Maranhão, assim como a construção de 50 pequenas barragens, que irão mudar a realidade social e econômica da Baixada a partir do apoio ao agricultor familiar – observou.

O prefeito Edmilson Viegas (na foto ao lado) agradeceu os benefícios trazidos pelo Governo do Estado.
- É muito bom ter um governo parceiro que olha pelos municípios, e essa estrada vai tirar Penalva do isolamento fazendo chegar mais rápido a cidades vizinhas. Estamos em festa e felizes – declarou.

Fonte: G1 Portal

Prefeita Belezinha e Dr. Charles Bacellar mostram projeto de ampliação do HAPA.


Secretário de Saúde Dr. Chales Bacellar e Prefeita Belezinha

Por: Blog do Foguinho, 11 de Junho de 2013.

O Secretário de Saúde Dr. Charles Bacellar e a Prefeita Belezinha, divulgaram o novo projeto de ampliação da unidade do HAPA ( Hospital Antonio Pontes de Aguiar).

Este projeto está sendo desenvolvido desde o início do ano, e segundo o Secretário de Saúde, tudo estava sendo analisado nas partes hidráulicas, elétrica e estrutural por engenheiro e Vigilância Sanitária, para que não pudesse haver erros ou imprevistos durante a construção, reforma e ampliação.

Serão construídos 125 leitos e a reforma para a adequação do refeitório, lavanderia e a sala de esterilização.

Serão construídos  dentro do HAPA um centro de parto normal, onde as mães ficarão na sala individual para ter o Bebê, e em seguida ficarão no quarto sem precisar sair ou se locomover.

A previsão da Prefeita é entregar a obra ainda este ano, disse o Secretário Dr. Charles Bacellar.

Saúde na Comunidade.



O próximo Saúde na Comunidade é no Povoado Paiol dia 29 deste Mês, um serviço itinerante que levará atendimento médico a diversos.

Serão montada três tendas para disponibilizar os serviços de odontologia, ginecologia, dermatologia, psicologia, nutrição e outros, com uma equipe de médicos e enfermeiros, além de palestras educativas com orientações sobre diversos temas. Na ocasião houve ainda distribuição de kit’s preservativos e teste rápido de HIV.


Secretaria de Saúde divulga a central de Marcação de Consulta de Chapadinha.


Uma das mudanças positivas da atual gestão dentro da secretaria de saúde, e também muito importante, foi um espaço físico mais adequado que pudesse atender ao grande publico que precisa marcar suas consultas ou exames.

O Centro de marcação de Consultas (Cemarc) de Chapadinha, que na gestão anterior funcionava de forma ‘’ patética’’ no Antigo Hospital São Francisco, agora está situado na sede da Secretária Municipal de Saúde, na Avenida Vitorino Freire, nº 1042, Bairro Terras Duras.

Com mais organização e conforto aos usuários, os atendimentos são feitos durante todo o dia, de segunda a sexta, no horário das 7h30min ás 17h30min.

Pela manhã e tarde os usuários dos serviços de saúde pública, podem estar agendando consultas e exames, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A rede municipal de saúde conta com Reumatologista, Clinicos gerais, Ginecologista, Ortopedista, Psicóloga, Nutriconista, Dentistas, Cardiologistas, Otorrinos, Urologista, Oftamologista, e ainda com exames de Ultrassonografia, Endoscopia digestiva Alta, Mamografia, e Raio X de segunda a sexta no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).


Para mais informações ligue: 3471 - 2111

Chapadinha sedia encontro Regional de vereadores promovido pela Assembléia Legislativa

Fotos: Blog do  Foguinho, 11 de Maio de 2013.
A Assembleia Legislativa do Maranhão se instalou nesta terça-feira (11) no município de Chapadinha, cidade polo do Baixo Parnaíba, reunindo prefeitos e vereadores de 13 municípios da Regional, no 13º Encontro da Jornada de Integração Legislativa. O evento aconteceu no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Jornada, iniciada em abril deste ano, com o objetivo de estreitar os laços entre os legisladores municipal e estadual e o consequente fortalecimento do Poder Legislativo, reuniu vereadores dos municípios de Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), disse que a iniciativa advém da necessidade de aproximar vereadores e deputados estaduais para a troca de experiência com vista ao aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos e fortalecimento do Poder.
“Precisamos ter consciência das nossas responsabilidades, dos nossos deveres e direitos. Interação não é submissão. Temos que nos capacitar para fazermos boas propostas para a melhoria da comunidade”, ressaltou.
A prefeita de Chapadinha, Maria Dulcilene Pontes Cordeiro, elogiou a ação e desejou a todos os legisladores um dia proveitoso de trabalho. “Aproveitem a oportunidade. Tirem suas dúvidas e absorvam o que for de melhor em prol dos menos favorecidos”.
Raimundo Nonato Silva, presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, também enalteceu a iniciativa considerando-a uma marca da atual administração da Assembleia e que deveria ter continuidade nas próximas legislaturas.
O evento também contou com a presença dos deputados Magno Bacelar (PV), Marcos Caldas (PRB) e Rogério Cafeteira (MD). De forma unânime, eles louvaram o ato que mesmo sendo pioneiro na história do Legislativo tem tido resultados altamente positivos.
“Presenciamos um evento apartidário com foco na valorização do legislativo municipal e estadual. E essa interação é importante, na medida em que, damos uma resposta contundente à população”, destacou Rogério Cafeteira.
O deputado Magno Bacelar destacou a presença maciça dos vereadores o que, segundo ele, demonstra o comprometimento dos mesmos com o desenvolvimento da cidade e a melhoria de vida da população.
Já Marcos Caldas lembrou das dificuldades enfrentadas pelos políticos de primeiro mandato. “Quando nos elegemos pela primeira vez temos muitas dúvidas, principalmente, com relação às etapas do processo legislativo. Portanto, aproveitem para tirá-las e caso precisem estamos a disposição na Assembleia”.

PALESTRAS

Iniciando o ciclo de palestras com o tema “O Poder Legislativo Municipal e os Desafios do Devido Processo Legislativo”, o advogado e consultor legislativo, Carlos Eduardo Lula, respondeu várias questões, especialmente com relação às competências das esferas de poder [Executivo e Legislativo].
Bráulio Martins, diretor da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, fez uma exposição sobre Regimento Interno, Órgãos e etapas do Processo Legislativo. Entre os principais questionamentos feitos estavam a criação de CPIs, o ordenamento das sessões e a atualização do regimento interno.
Cynthia Mota, Diretora de Finanças da Assembleia, encerrou as apresentações com palestra sobre Repasse do Poder Executivo para as Câmaras Municipais. Os debates se aprofundaram com os questionamentos dos vereadores sobre vários assuntos abordados pela palestrante, dentre os quais os que tratam sobre transferências constitucionais, limites de fixação de despesa para as Câmaras, diárias, verbas indenizatórias, limites de contratação de consultoria específica, subsídios de vereadores e membros da Mesa Diretora e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao encerrar a Encontro Regional de Chapadinha, o deputado Arnaldo Melo anunciou o lançamento do Manual dos Vereadores do Maranhão, um documento que está sendo editado em parceria da Assembleia Legislativa, Senado e Câmara Federal, com informações sobre os principais questionamentos apresentados pelos vereadores durante a Jornada de Integração que se encerrará no dia 27 de junho, em São Luís. Arnaldo explicou que o manual será um livro compacto de grande utilidade aos vereadores para tirarem dúvidas sobre temas referentes ao exercício do mandato. 






Urgente! Homem morre em grave acidente na BR 222 em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho 11 de Junho de 2013.

Na manhã de hoje, 11, por volta das 7 h, um grave acidente aconteceu na BR 222 nas proximidades da localidade Bom Jardim em Chapadinha.

Um caminhão do Sindicato dos Trabalhadores de Chapadinha, estava indo em direção a Vargem Grande com 3 passageiros e o idoso Evandro que estava na carroceria do carro.


O caminhão colidiu de frente com uma Courier com placa de Fortaleza-CE, que estava vindo em direção a Chapadinha, no momento da batida a Courier saiu em direção a lateral do caminhão onde arrancou o tanque de combustível e o idoso Evandro sacou da carroceria do Caminhão caindo na pista.


Evandro foi levado para o HAPA, não resistindo aos ferimentos, ele veio a óbto.

Evandro Lourenço da Silva de 62 anos morava na Rua Sebastião Almeida Bairro Areal.

O motorista da Courier não sofreu nada, ele foi preso e levado para a delegacia onde vai prestar esclarecimento para o delegado.







https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger