E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O HAPA Pede Socorro e Quase Ninguém Escuta


Enquanto todas as atenções da mídia e todo interesse dos chamados atores políticos de diferentes lados se voltam para a briga em torno do prédio da prefeitura com os cargos, poder e benesses que ele representa, outro logradouro público padece do mais profundo esquecimento e abandono aos olhos e silêncio de quase todos. 

Esse equipamento público desprezado é o único hospital de urgência da cidade denominado Hospital Antonio Pontes de Aguiar, popularmente conhecido como HAPA.

Na noite de ontem, segundo relato de funcionários, a situação de penúria do Hospital se agravou ao ponto de “não ter medicamentos básicos e equipamentos correlatos”, na linguagem do profissional. Ainda de acordo com servidores da Unidade as equipes de plantão são obrigadas a escolher os pacientes mais graves para receber hidratação por meio dos últimos quatro equipos de soro disponíveis numa longa noite de plantão no hospital que atende 80 mil pessoas só em Chapadinha. 

“Além de tudo, o aspecto do prédio é de descaso total, nem equipo para administrar sangue tinha ontem, não tem Raio X e só tem uma ambulância funcionando”, relata o profissional que pede socorro em nome dos pacientes e conclama conselho de saúde, ministério público e vereadores para uma visita de fiscalização urgente.

Negligenciado, sem exceção, por todas as administrações municipais até aqui, o HAPA atende às pessoas carentes de Chapadinha e do Baixo Parnaíba que – diferente dos prefeitos, secretários e seus familiares – não têm plano de saúde ou condições financeiras para buscar a rede particular em São Luís ou Teresina. 

Sem o apelo de siglas como TRE ou TSE, o HAPA repete seus dramas porque cuida de um povo que parece ter perdido todo valor e importância depois do dia 2 de outubro de 2016.   
   
Foto da Sala de Medicamentos

Do Blog do Alexandre.

Hildo Rocha vai à Itália e França colher subsídios para a PEC da unificação das polícias

foto_01_hildo-rocha_missao-na-italia
Deputados Hildo Rocha (PMDB/MA), Vinicius Carvalho (PRB-SP), o consultor da Câmara Federal, Eduardo Granzotto com o embaixador do Brasil na Itália, Antônio Patriota.
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) foi designado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia para participar de missão internacional na Itália e na França com o objetivo de coletar informações e subsídios para embasar proposta de emenda à Constituição Federal (PEC) que poderá estabelecer mudanças no sistema de segurança pública do Brasil.
“O modelo policial brasileiro vem sendo criticado por organizações internacionais e por setores da sociedade brasileira. Por essa razão, o Presidente da Câmara dos Deputados criou Comissão Especial destinada a estudar e apresentar propostas de unificação das polícias Civis e Militares”, explicou Rocha.
Além do deputado Hildo Rocha, integram a comitiva o relator da comissão especial de unificação das policias, Vinicius Carvalho (PRB-SP) e o consultor da Câmara Federal, Eduardo Granzotto, especialista do Legislativo Federal em segurança publica.
As policias na Constituição Federal 
De acordo com a Constituição Federal de 88, compete aos Estados manter duas corporações policiais de ciclo incompleto: a Polícia Militar, com competência para policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, e a Polícia Civil, com competência de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, exceto militares.
A polícia italiana
A polícia italiana possui caráter civil, mas com disciplina militarizada. A Polícia de Estado, que é subordinada ao Departamento de Segurança Pública Italiano e uma polícia de cunho militar que são os Carabineiros ligados aos Ministérios da Defesa e do Interior, com atuação de ciclo completo (preventivo e investigativo).
A polícia francesa
A França, outro país que terá seu sistema de segurança pesquisado possui um modelo policial que pode ser considerado misto, pois há uma polícia de caráter civil, que é a Polícia Nacional, ligada ao Ministério do Interior, com atuação nas áreas urbanas e uma polícia de caráter militar a Gendarmaria Nacional, vinculada aos Ministérios da Defesa e do Interior, com atuação em áreas rurais e do interior francês.

“A experiência desses países, por constituírem modelos de cunho civil e militar atuando conjuntamente, contribuirá muito para os trabalhos dos parlamentares que, juntamente com mais outros 46 deputados da Comissão de Estudos, apresentarão até o final de 2017 a PEC da unificação da policias”, declarou Rocha.
foto_02_hildo-rocha_missao-na-italia
Deputados Hildo Rocha (PMDB/MA), Vinicius Carvalho (PRB-SP), o consultor da Câmara Federal, Eduardo Granzotto com a Senadora Ana Finocchiaro (Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais) e o Senador Roberto Cociancich (membro da Comissão de Defesa e relator do decreto legislativo que trata da reforma das forças policiais da Itália).

Atividades

Os integrantes da missão participaram de encontros na Câmara dos Deputados da Itália e se reuniram com membros da comissão responsável pela reforma das forças policiais, e no Senado Italiano.
A comitiva foi recepcionada pela Senadora Ana Finocchiaro (Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais) e pelo Senador Roberto Cociancich (membro da Comissão de Defesa e relator do decreto legislativo que trata da reforma das forças policiais).
Próximos compromissos
Nesta sexta (19), a comitiva se deslocará para a França onde haverá, no dia 21, Encontro na I.G.P.N (Inspection Générale de la Police Nationale  que é a Corregedoria da Polícia Nacional Francesa e com a Diretora-geral da IGPN, no Ministério do Interior que está localizado em Paris.
Terça-feira (22) a comitiva terá Encontro na Direction des Ressources et des Compétences de la Police Nationale. Os parlamentares  conhecerão a forma de  gerenciamento dos recursos humanos, materiais, logística; concursos, recrutamento e formação profissional. Haverá também uma Visita à E.N.P- École Nationale de Police  que é uma das academias de polícia na França que fica localizada na cidade de Sens.
Quarta e quinta feira (23 e 24) a comitiva terá encontros com diversas autoridades francesas. Sexta (25) os deputados irão se reunir com a D.G.G.N (Direction Générale de la Gendarmerie Nationale). Almoço de trabalho com a D.C.I (Direction de la Coopération Internationale du Ministère de l’Intérieur).

Hoje acontece a festa “Baile das Novinhas” no Espaço Vemasa, em Chapadinha.

Hoje acontece a festa “Baile das Novinhas” no Espaço Vemasa.

A festa será animada com Dj e muita música eletrônica.


Juíza determina prazo para que Soliney entregue documentos da transição em Coelho Neto.

Em decisão proferida no último dia 14, a juíza Dra Raquel Araújo Castro Teles de Menezes decidiu acatar o pedido de Tutela Antecipada impetrado pelo prefeito eleito Américo de Sousa contra o atual prefeito Soliney Silva e o Secretário de Administração Benedito Lopes Fernandes.
7B47268330-ab4e-476b-834a-94b90667b00d-7D_justica
A ação movida pelo coordenador de equipe de transição do prefeito eleito e advogado Dr. Walkmar Neto motivado pela dificuldade no acesso aos documentos da gestão municipal necessários a atividade da transição, que segundo ele “tem repassado informações incompletas e superficiais”.
Em sua decisão a juíza acatou o pedido e determinou o prazo de 72h para que os requeridos apresentem toda a documentação solicitada.

“… Defiro a tutela de urgência pleiteada para o fim de determinar aos requeridos Soliney de Sousa e Silva e Benedito Lopes Fernandes que, no prazo de 72 horas, a contar da ciência desta decisão, entreguem todos os documentos e informações solicitados por meio dos requerimentos de transição municipal protocolizados em 03/10/2016, 19/10/2016 e 21/10/2016, desde que descritos no art.156, parágrafo único da Constituição do Estado do Maranhão, sob pena de multa diária de R$500,00 (quinhentos reais), sem prejuízo de notificação do Ministério Público Estadual para eventual deflagração de ação penal e de improbidade administrativa”, disse ela.
Do Portal Gaditas.

Em Santa-Quitéria, homem é preso com grande quantidade de droga e moto adulterada.


Ontem (17/11/2016) por volta das 16:00 horas, durante a realização da Operação Jaçanã na cidade de Santa Quitéria - MA, os Policiais Militares de serviço fizeram uma abordagem no indivíduo Marcos Antonio Nascimento da Silva, 24 anos de idade, natural de Brejo - MA, e com o mesmo foi encontrado um pacote contendo grande quantidade de substância análoga a Maconha, o mesmo conduzia uma Motocicleta de marca Honda, modelo 125 Titan de cor preta e com o Chassi adulterado.


Depois da implantação da Operação Maranhão na área do 16º Batalhão, já foram apreendidas grandes quantidades de Drogas, vários veículos roubados recuperados, muitas armas de fogo retiradas de circulação, ou seja, a Operação Jaçanã tem si mostrado uma arma eficiente no enfrentamento a criminalidade.

16 Batalhão.

Inaugura segunda-feira, 21, o Telhão Construções, em Chapadinha.


Inaugura na próxima segunda-feira, 21, o Telhão Construções em Chapadinha. A inauguração será com um café da manhã às 7:30h e música ao vivo com o cantor Makário.

O Telhão Construções está localizado na Av. Ataliba de Almeida ao lado do Rei das Motos.

Venha conferir tudo para sua construção pelo menor preço da cidade.

Fone:  3471 1194 ou 99155-0530.

Venha e participe da nossa inauguração.











Por 7 a 2 Câmara Rejeita Projeto de Belezinha Sobre Transição


O projeto de autoria da prefeita Belezinha que mudava as regras da transição acaba de ser recusado pela Câmara por 7 votos contra e apenas dois favoráveis. 

De acordo com o vereador Eduardo Braga PT, ao invés de facilitar, o projeto atrapalhava a transição administrativa. “Se o projeto tivesse sido aprovado, seria reduzido o número de membros da comissão de transição e um sigilo seria imposto sobre alguns dados que a comissão tivesse acesso”, declarou o parlamentar. “O processo de transição já é regulamentado por leis federal e estadual e a prefeita não tem mais nenhuma desculpa esfarrapada para não abrir a caixa preta do governo”, finalizou Braga.

Com apenas 2 votos, a prefeita Belezinha mostra a fragilidade de fim de mandato e tem aumentada a pressão para que deixe de dificultar a troca de informações com a equipe do prefeito eleito para o mandato de 2017 a 2020. 

Foto de Arquivo do Blog do Alexandre.

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger