E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 20 de março de 2013

Urgente! Chapadinhenses sofrem acidente na BR 222 entre Vargem Grande e Itapecuru




Hoje (20) por volta das 16h30 aconteceu um acidente na BR-222, no trecho que liga Vargem Grande à Itapecuru-Mirim.

O Taxista conhecido como Irmão Ribamar saiu de Vargem Grande, em seu carro de modelo Doblô, com destino à São Luís. Quando já saia do município de Itapecuru foi atingindo, na parte de trás, por uma Frontier que perdeu o controle e vinha desgovernada.

No carro estavam, além do taxista, mais seis passageiros, uns de Vargem Grande e outros de Chapadinha.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido gravemente.

Não sabemos até o momento quem são todos Chapadinhenses.
Chapadinhense comenta que estava no acidente.



Veja mais fotos.

Passageiro preso nas ferragens.

Parte de trás da Doblô.

Ao fundo a Frontier.

Proprietário do veículo (camisa xadrez).

O estrago foi grande.


Fonte: Blog do Alpanir

Região! Resultado da 1ª etapa do seletivo para tutor e supervisor do Programa Maranhão Profissional


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Maranhão (CETCMA), através da Universidade Virtual do Maranhão, (UNIVIMA), publicou o resultado, com a lista parcial na primeira etapa do seletivo para tutor e supervisor do programa Maranhão Profissional 2013-etapa pré vestibular e cursos de qualificação Profissional.

Obs.: Os candidatos aprovados dentro do número de vagas, são os que estão sombreados na cor laranja e em negrito.

Lista de supervisores classificados na prova eletrônica



Lista de Tutores  classificados na prova eletrônica

Relação dos Candidatos Classificados no Processo Seletivo para Tutor


Clique no município para ver a relação de classificação de tutores.

BREJO


CHAPADINHA


MATA ROMA



O presente Edital visa selecionar 882 (oitocentos e oitenta e dois) bolsistas de extensão e 
desenvolvimento tecnológico, sendo 116 (cento e dezesseis) supervisores e 766 (setecentos e sessenta e seis) tutores, para atuarem em 127 (cento e vinte e sete) escolas, localizadas em 74,(setenta e quatro) municípios do Estado Maranhão, no âmbito da ETAPA PRÉ 
VESTIBULAR – 2013 do Programa Maranhão Profissional. 

3. PÚBLICO ALVO DO EDITAL E CRITÉRIOS DE ELEGEBILIDADE
Professores e profissionais, que preencham os critérios de elegibilidade elencados a seguir: 
3.1 Supervisores 
Ter graduação completa em qualquer área do conhecimento. 
3.2 Tutores 
Ter preferencialmente, graduação completa em qualquer área do conhecimento






Nonato Baleco destaca participação em encontro de Câmaras Municipais





O Presidente da Câmara de Chapadinha Nonato Baleco - PDT destacou a participação no I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão, promovido pela Assembléia Legislativa em São Luís no último dia (15). 

Durante o evento foram apresentados temas relacionados à harmonia e independência entre os poderes, o regimento interno das Câmaras e a Lei Orgânica dos municípios, Programa Interlegis, dentre outros. De acordo com o Presidente da Câmara de Chapadinha a iniciativa de realização do evento foi louvável e marca um novo momento do legislativo no Estado.

“O Poder Legislativo no Estado vive um novo momento e temos visto muito interesse dos colegas vereadores em compartilhar experiências e saberes. A realização de eventos como esse serve não só adquirir novos conhecimentos como também conhecer as particularidades de cada município, bem como suas experiências exitosas que podem ajudar a fortalecer o nosso trabalho”, disse ele. 

Durante o evento ficou definido a realização de encontros regionais em locais diversos, e com conteúdos temáticos mais densos e diferentes.  Baleco informou que Chapadinha será sede de um desses encontros, que deve reunir vereadores de todo o Baixo Parnaíba em evento a ser realizado no próximo dia 31 de maio.

Chapadinha! Ladrão rouba Caixa de som da capela Nossa Senhora da Conceição


Hoje, 20, por volta das 10:00 da manhã um ladrão arrebentou o portão da frente e a grade da janela da Capela Nossa Senhora da Conceição no Bairro Terras Duras em Chapadinha.

Um das irmãs foi até a Igreja as 8:00 da Manhã fazer a limpeza diária e logo após ela saiu. Horas depois pessoas que passaram na frente da capela observou o portão arrebentado e acionou os responsáveis pela Igreja.

As pessoas que cuidam da Igreja observaram que além do portão os ladões também quebraram a grade da Janela e entraram, abriram até o pilar onde o padre reza a missa, mexeram em tudo, mas levaram somente uma caixa de som que era realizado os trabalhos de Sonorização das missas.

A Igreja já estava se preparando para achegada da Semana Santa e tinha duas caixas de som, uma delas os ladões levaram, esperamos que algum empresário de nossa cidade se manifeste e faça uma doação da Caixa de som para a Igreja para não pararem os trabalhos da Quaresma que a Igreja vinha realizando.

Qualquer informação a Igreja está localizada no Bairro Terras Duras, próximo a Escola Almada Lima.
 Portão da frente arrebentado
 Eram duas caixas de som e levaram somente uma


Veja a programação do aniversário de Chapadinha



Para comemorar os 75 anos de emancipação política de Chapadinha, a prefeitura, por meio das secretarias de esportes, cultura e educação preparou uma programação especial. Durante toda essa semana acontece nas escolas o concurso de poesias com os alunos das escolas públicas da cidade.
A prefeitura informa que em respeito aos dias santos e ao que eles significam, as atividades alusivas ao aniversário da cidade ( 29 de março ), que este ano será na sexta-feira santa, serão antecipadas para os dias 23 e 24 de março, encerrando com ato cívico no dia 26 às 16 horas em frente à prefeitura municipal.
Confira a programa completa:
Dia 23 de março (Sábado)
VÔLEI (às 14h00min horas)
Local: Quadra do Batista
Responsável: Meire e Arnaldo

FUTSAL (às 08h00min horas)
Local: Quadra do CAIC
Responsável: Helton, Jeziel e Werbert.

TORNEIO SOCYTE DOS BAIRROS (às 14h00min horas)
Local: Campo do Real Brasil
Responsável: Santos e Jeziel
Dia 24 de março Domingo
Brincadeiras com Crianças na Praça do Povo a partir das ( 08h00min horas )
VOLEY ADULTO (às 07h30min)
Local: Associação Cangaia
Responsável: Meiry e Arnaldo

SOÇAYTE RURAL (às 07h30min horas )
Local: Campo Real Brasil
Responsável: Tote e Marajá
Finais Rurais de Futebol de campo (às 14:00 horas)
Local: Estádio Lucio Frazão
Responsável: Tote e Eudes

TORNEIO SOÇAYTE VETERANO (Ás 07h30min horas)
Local: Boa Vontade
Responsável: Fonseca e Louro
CORRIDA DE RUA (às 16h00min horas)
Local de concentração e saída: Praça do Povo
Responsável: Herbert e Santos
Dia 26 de março (Terça-feira 16 horas)
ATO CÍVICO EM FRENTE À PREFEITURA
Execução dos Hinos: Nacional e de Chapadinha
Premiações das modalidades esportivas e do concurso de poesias
Observação: As Inscrições poderão ser feitas de 20 a 22 de março a partir das 08h00min horas na Secretaria de Esportes, no prédio da prefeitura municipal, com Jeziel, Meire e Arnaldo.

Assessoria de Comunicação 





Roseana assina Ordem de Serviço para início da construção do Hospital de Chapadinha


A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, assinam, neste momento, as Ordens de Serviço para início da construção dos Hospitais Macrorregionais de Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, além do hospital regional de Chapadinha. 

Financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os hospitais têm projeto arquitetônico idênticos. Cada um terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.

O Governo do Estado, por meio da SES, também colocou em operação os hospitais de 50 leitos construídos pelo Programa Saúde é Vida em Barreirinhas, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá e Timbiras, além de 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na ilha de São Luís e as outras nas cidades de Imperatriz, Timon, Codó, Coroatá e São João dos Patos. Todas as unidades funcionam 24 horas e atendem milhares de pessoas por mês.

Do site do Governo do Estado

Acidente no Centro de Chapadinha deixa dois jovens feridos



Dois jovens estavam conduzindo uma moto no Centro de Chapadinha quando se chocaram na lateral de um  carro.

O Carro vinha da Rodoviária passando enfrente ao Bar do Arinus em direção  a praça. A Moto vinha na travessa do antigo Quebra Galho, quando a motocicleta bateu violentamente na lateral, próximo ao farol do carro.

O Condutor da motocicleta Francinildo Gomes Barros de 21 anos é da Zona Rural e estava trafegando na rua e não percebeu a placa de "Pare" quando bateu no carro, o amigo Valdean estava na garupa e caiu no chão sofrendo um grande corte na mão, Francinildo sofreu escoriações na perna.

O Motorista disse que freou bruscamente para não passa por cima dos dois, e socorreu eles levando para o HAPA.


Não houve vítima fatal, somente bens materiais, a motocicleta foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha.

Veja abaixo como aconteceu o acidente com essa simples ilustração, o carro de cor azul vindo do sentido Rodoviária e a moto com a cor Laranja, que não percebeu a placa Pare e tentou atravessar em alta velocidade.




Polícia apreende 2 jovens com arma caseira em Chapadinha no Bairro Areal


Francisco das Chagas Sousa de Santos, 18 anos, mas conhecido por "Francisco" foi preso , na sexta-feira passada, por está conduzindo uma espingarda de fabricação caseira com munição ou seja "carregada".


Francisco estava na companhia de um menor de idade, eles estavam em uma bicicleta saindo do Bairro Areal ao conjunto José de Sousa Almeida, Policiais que estavam na viatura conduziram os dois para a Delegacia onde foram ouvidos pelo Delegado.

Eles falaram para o Delegado que o destino dos mesmo era a localidade Caldeirão que iriam para uma caçada no interior.

Eles não tem passagem pela Polícia, e o Delegado finalizou o Inquérito Policial.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger