E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

domingo, 22 de setembro de 2013

Prefeita Belezinha, vai a zona rural de Chapadinha e leva o programa Saúde na Comunidade

Sábado, 21 de setembro de 2013
Levar a saúde até onde mais se precisa foi um compromisso assumido pela prefeita Ducilene Belezinha, que vem cumprido com sentimento de satisfação em poder acompanhar as atividades em todas as edições já realizadas.



A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de saúde, com o apoio do Núcleo Municipal de Educação e Saúde e do Centro de Especialidades Médicas ( CEMED ), realizou a 3ª edição do programa “Saúde na Comunidade”, neste sábado ( 21 ), no povoado Nova Belém, a 38 quilômetros da cidade. 

Durante todo o dia os profissionais da saúde prestaram diversos serviços à comunidade da região, que abrange 20 povoados: Canto Ferreira, Cano da Roça, Destino, Paiol, Saquinho, Cruz Vermelha, São Miguel, Jutirana, Poços Dantas, Bacuri, Canto da Roça, Santa Rita, Santa Vitória, Santa Ana, Lobo, Campestre, Fazenda Nova, Varjota, Riacho Grande e Pé de Ladeira. 



As tendas dos consultórios foram montadas e identificadas com bastante visibilidade. Dona Tereza dos Santos Bezerra veio de Poço Dantas e não teve dificuldade de encontrar o que procurava. Ela foi atendida e já saiu com os remédios. A lavradora conta que nunca viu um serviço médico assim na comunidade onde mora.

“ Há três meses que eu precisava de atendimento médico por causa de uma forte dor que sentia na perna, e com a vinda desses médicos pra cá foi um alivio pra mim. Estou muito feliz pela forma como fui atendida, esse tipo de ação nunca aconteceu aqui antes. Agora posso ir pra casa tranqüila e com a medicação necessária que recebi”, disse a lavradora.

Com a meta de atender aproximadamente 300 pessoas, o programa chama a atenção pelo envolvimento dos profissionais da saúde que, voluntariamente, dedicam um final de semana, para levar atendimento médico de qualidade às pessoas carentes que, por motivos de doença ou financeira, não tem condições de irem até a cidade. Foram realizados vários serviços, entre eles: consultas com clínicos gerais, imunização, exames preventivos, palestras, higiene bucal, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e orientações nutricionais. 

E o atendimento começou cedo. Logo após a realização do cadastro as pessoas foram encaminhadas para os consultórios das especialidades que procuravam. No consultório de ginecologia, dona Lúcia Rosa Jesus Fonseca de 64 anos, que há anos não fazia um exame preventivo, aproveitou a oportunidade e procurou o serviço.

“Tinha muitos anos que eu não procurava um médico para fazer o exame preventivo. Muitas vezes eu não conseguia fazer por causa das dificuldades de ir até Chapadinha, mas hoje, eu vou fazer meu exame aqui mesmo. Estou muito feliz e gostando de tudo”, disse a lavradora. 

Levar a saúde até onde mais se precisa foi um compromisso assumido pela prefeita Ducilene Belezinha, que vem cumprido com sentimento de satisfação em poder acompanhar as atividades em todas as edições já realizadas. No povoado Nova Belém, a prefeita conversou com a comunidade e pode conferir que a iniciativa está dando certo. 

“ Agradeço a todos que estão colaborando para que o programa seja esse sucesso. A todos da secretaria de saúde e também à comunidade, que está acreditando e buscando o serviço que estamos oferecendo. Fico muito feliz em poder acompanhar e estar presente em todas as edições do programa e, principalmente, em saber que a população da zona rural está recebendo o mesmo tratamento médico que os moradores da 
cidade”, disse Ducilene Belezinha. 

As crianças tiveram um espaço dedicado às brincadeiras e também orientações de como cuidar da higiene bucal. 

No total foram 8 médicos de vários especialidades que durante todo o dia realizaram diversos procedimentos. No consultório dentário, a fila era grande para resolver um problema que atinge grande parte da população carente do município: dores de dente. De acordo com o profissional da área, a principal causa das extrações ainda continua sendo a falta de informação. Por isso, é importante lembrar que não basta apenas escovar os dentes, é necessário manter uma rotina sadia.

“ Os cuidados com os dentes devem começar desde cedo para evitar as extrações. A escovação correta é a melhor maneira de evitar isso. As pessoas precisam estabelecer a rotina de escovar os dentes, pelo menos 4 vezes por dia, para evitar complicações no futuro”, disse o dentista Marcelo Barreto. 

Outro local que teve bastante procura foi na clínica geral. Dois médicos atenderam simultaneamente aos pacientes, que após a consulta já eram conduzidos à farmácia para receberem a  medicação necessária. 

O pedido de trazer o programa “Saúde na Comunidade” partiu da própria comunidade que estava em festa religiosa e aproveitou para chamar a população para a importância de cuidar da fé e também da saúde. 

“ Nós procuramos a prefeita Ducilene Belezinha para que trouxesse o programa este fim de semana para nosso povoado, porque queríamos aproveitar a festa que estamos realizando na igreja e assim cuidarmos da parte espiritual e também da saúde física de nossos fies. Graças a Deus que a prefeita nos atendeu e hoje, estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse o pastor Francisco de Assis França Santos.







Ascom/PMC

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger