E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

100 dias do Governo de Belezinha é marcado com muito trabalho e progresso em Chapadinha


Essa semana,  prefeita Ducilene Belezinha completa 100 dias de governo. E a pesar do pouco tempo, grandes avanços marcam os três primeiros meses da nova administração como, a restruturação da saúde, ações de limpeza urbana, pequenas obras de infraestrutura, e principalmente a imagem do município, antes comprometida pelo descaso e abandono da antiga gestão.

Um dos grandes desafios da gestão Belezinha é solucionar os problemas “herdados” da gestão anterior que deixou o município inadimplente, com débitos e diversas obras inacabadas. E diante do caos, grandes mudanças- em um curto espaço de tempo- mostra o compromisso da prefeita em colocar o município no trilho do desenvolvimento.
Para Belezinha, os 100 dias de governo marcam também um novo momento, uma vez que esse período serviu para que a atual equipe administrativa tivesse um diagnóstico da realidade do município, onde agora, o planejamento dá lugar à execução de ações.


Em relação às prioridades do governo, Belezinha defende a qualidade de vida das famílias chapadinhenses como o maior compromisso de sua administração. Na Saúde foram tomadas medidas emergências que pudessem facilitar e agilizar o atendimento e qualidade à população. O sofrimento de pacientes que padeciam nos corredores do hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) desde a falta de soro até curativos, deu lugar à prestação imediata de serviços. Hoje o HAPA conta com uma farmácia abastecida, cirurgias de vários tipos (realizadas diariamente) exames com aparelhos ultramodernos, ambulâncias aparelhadas, restaurante com cardápio variado, (elaborado minuciosamente por nutricionistas), e uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e psicólogas, oferecendo um atendimento humanizado.

Na educação o incentivo à formação de professores, diretores e supervisores tem sido o carro chefe da pasta. A Primeira Jornada pedagógica foi um grande exemplo da valorização da profissional que contou com a participação de milhares de educadores que contribuíram significantemente para uma nova era do ensino público municipal. A secretaria que tem uma atuação forte, mostrou sua força durante à semana em comemoração ao 75 anos de Chapadinha estimulando alunos através de concursos de poesias e incentivo à leitura. Outro item marcante são as diversas reuniões com diretores e supervisores, tanto na zona urbana quanto rural, para tratar do Plano de Ações Articuladas 2011 a 2014, que tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas e estruturais da rede municipal de ensino.


Na infraestrutura, construções e restaurações tem dado uma nova imagem ao município, além de facilitar o acesso às áreas com dificuldade de locomoção, como é o caso da reforma das pontes nos povoados da Gangaia, Salitre e Santa Rosa, beneficiando mais de 8 mil pessoas. O setor é responsável também pela conclusão de obras inacabadas, como postos de saúde e escolas que estavam abandonadas.



Na Assistência Social a aquisição de carro traçados e motos, adquiridos recentemente, vai agilizar os trabalhos das equipes, e a construção de um CRAS (na Praça do VIVA) e um CREAS (no Areal), compõe o pacote de ações conjuntas entre município e Estado que visam o desenvolvimento das atividades. A sede da secretaria contará nos próximos dias com novo endereço, antigo prédio da Chapanet, no bairro São José, um espaço mais amplo e com total estrutura para atender a demanda.

A secretaria da Mulher é uma das pastas que mais vem se destacando com os últimos tempos com ações em combate à violência à mulher e prestação de serviços relacionados ao universo feminino. A vinda da carreta do “Viva Mulher” foi uma conquista que proporcionou mais de novecentos atendimentos, um feito recorde para o município. Outra novidade, da secretaria,-que até então não funcionava, fica por conta da mudança na pasta que nos próximos dias passa a ser ordinária.


A Política Públicas e Promoção da Igualdade Racial também vem adquirindo um espaço cada vez maior. Palestras e debates entre quilombolas e outros segmentos têm aproximado governo e comunidade para um trabalho em conjunto em favor do munícipio.


A Cultura também não fica de fora, mesmo sem recursos, proporcionou, através da prefeitura cinco noites de folia durante o carnaval, que deu espaço às tradicionais festinhas com espaço para adulto, crianças e idosos. Outra conquista é a “Casa de Cultura” que será implantada em Chapadinha nos próximos dias.


No Trabalho foi resgato o programa Meu Primeiro Emprego, com capacitação profissional para o “Viva Estágio, Meu Primeiro Emprego”, e duas grandes conquistas: o Seguro Desemprego, que poderá ser solicitado através da secretaria, e a confecção da Carteira Digital, disponível nos próximos dias. Outra parceria já firmada com o Estado é o “Pro Jovem Trabalhador”, que visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.


O Esportes, que vivia desmotivado e apagado, ganha força com a realização de torneio e campeonatos tanto na área urbana quanto rural.

A Agricultura e as parcerias firmadas com diversos órgãos, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está proporcionando ações em conjunto relacionadas à economia do setor rural, que incluem a parceria em Projetos de Hortaliças e Mandioca dando então sequência ao Projeto Mandioca iniciado pela Embrapa Mandioca e Meio Norte. A parceria com Bando do Nordeste, por exemplo, está disponibilizando linhas de crédito e programas que podem ser utilizados pelo produtor rural.


A secretaria de Transportes vem garantido a mobilidade e conversação dos veículos, herdados em péssimo estado de uso, mas agora já estruturados.

A pasta do Meio Ambiente, que teve seu gestor, empossado, recentemente também já está a todo vapor. A secretaria já iniciou a fiscalização no aterro sanitário e outros setores para garantir qualidade de vida à população.
 


Os departamentos também vêm trabalhando com foça total, em três meses de administração o Departamento de Trânsito (DMT) realiza constantemente campanhas educativas para um trânsito seguro, além disso, a cidade tem recebido sinalização adequada proporcionando assim, segurança para motoristas e pedestres.


O trabalho da vigilância sanitária e do setor de limpeza pública está renovando a imagem do município. A vigilância vem intensificando seus trabalhos de fiscalização, educação e orientação em bares, restaurantes, mercados, açougues e outros. O trabalho visa promover e proteger a saúde da população por meio de ações de preservação às condições de higiene do ambiente.


A turma da limpeza não parou um só dia. Toneladas de lixo recolhidas, com o auxílio de um caminhão compactador, agilizou a coleta, deixando-a também mais higiênica.
Essas e tantas outras ações e parcerias estão sendo desenvolvidas e muitas outras estão á caminho, como a liberação de 10 milhões para pavimentação asfáltica, a construção do Cetecma e a aceleração do Hospital Regional.


“Caminhamos em todas as áreas da gestão, com passos firmes, buscando parcerias com os governos Estadual e Federal, além da colaboração do setor privado. Embora sejam apenas 100 dias de administração, parece que já se passou muito mais tempo. A cobrança é intensa e sabemos da nossa responsabilidade. Seguimos em frente, com confiança em nossa equipe e muita vontade de trabalhar”, finalizou a prefeita.



Ascom/ Prefeitura 

Ex-prefeito de Brejo Zé Farias e Vereador de Anapurus Renato Ribeiro poderão se tornar inelegíveis pelo TCE




Por: Blog do Foguinho com informações do TCE
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) divulgou na manhã de hoje (09/04) a lista com os nomes dos gestores que deixaram de entregar suas prestações de contas à instituição. A relação emitida pelo TCE traz os nomes de 39 prefeitos e 52 presidentes de Câmaras Municipais.


O nomes, do  ex-Prefeito José Farias de Castro da cidade de  Brejo, do vereador e ex-presidente da Câmara de Anapurus Renato Luis Ribeiro Oliveira, e outros gestores municipais e presidentes de Câmaras estão inadimplentes e serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), que poderá decretar a inelegibilidade dos gestores, e ao Ministério Público Estadual (MPE) para outras medidas legais cabíveis. Confiras as listas


PREFEITURAS CUJOS GESTORES DEIXARAM DE ENTREGAR PC DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012.

Clique aqui no  TCE

Atenção! A Escolinha & Instituto de Beleza Irmão Zé Cabeleireiro está em novo endereço



Atenção! Nesta sexta-feira, dia 12, o cabeleireiro Irmão zé, vai estar em seu salão de Beleza realizando cortes grátis para as primeiras mulheres que comparecerem ao instituto  no novo endereço, e o preço de todos os trabalhos e produções quase pela metade do preço. 
Não perca esta oportunidade de ficar mais linda e atraente. corra e garanta seu lugar.

Irmão Zé diz!! Não é só em revista que pode ter mulher bonita, você pode ser uma !!!!!!!!!.

Trabalhamos com compra e venda de cabelos

Aplicamos mega hair

Breve estaremos com uma filial em São Benedito do Rio Preto/MA


A Escolinha e Instituto de Beleza Irmão Zé Cabeleireiro está funcionando agora em novo endereço:

Fica na Rua 2, Casa 39, Cohab, Areal – próximo ao Colégio D. Pedro I.
A inauguração será nesta sexta, dia 12 de abril.

Irmão lança uma mega promoção:
Tudo quase pela metade do preço.

Pra você que se amarra num visual da moda e quer pagar pouco, então o lugar certo é no Instituto de Beleza Irmão Zé Cabeleireiro.
E para você que está interessada em atuar na área de salão de beleza, temos a escolinha que prepara você para o mercado de trabalho com as melhores técnicas da atualidade.

Atendemos interessados de toda a Região do Baixo Parnaíba.

Convidamos você para conhecer o novo Instituto de Beleza Irmão Zé Cabeleireiro.
Contatos: 9151 7823

Vídeo mostra momento que empresário é executado em Bacabal


A TV Difusora divulgou as imagens do momento da execução do empresário Ivaldo Mandacaru.


A TV Difusora do Maranhão, fialiada da SBT, divulgou as imagens do momento da execução do empresário Ivaldo Mandacaru, proprietário da Transportadora Gaivota.
Ele foi moto na manhã de ontem terça-feira na rua Frederico Leda, próximo ao Sesi, em Bacabal. Os dois homens que se aproximaram da vítima e dispararam cinco tiros de pistola ‘ponto 40 na cabeça de Ivaldo, permanecem presos. Confira abaixo acima as imagens.


Veja como aconteceu a morte e a prisão dos envolvidos.

Policias militares do 15º BPM sediado em Bacabal prenderam na manhã do dia 09, por volta das 10h desta terça-feira(09),  Josemilson de Oliveira Santos, 32 anos e Francinaldo do Nascimento Silva, 36 anos, ambos residentes na cidade de Petrolina-PE. Os mesmos são acusados de terem assassinado por volta das 09:50, o empresário Ivaldo Dias Pereira, 57 anos, residente na Rua Frederico Leda, centro, Bacabal, local do ocorrido. 

Logo após o crime, a Central de Operações do 15º BPM foi avisada via 190, que havia acontecido um homicídio. Já uma outra ligação informava que os autores teriam fugido num veículo, de cor preto, de placas MOJ 5846, mesma informação repassada ao celular da equipe da radiopatrulha.


Os acusados foram localizados nas proximidades da ponte sobre o rio Mearim. Ao serem abordados, os acusados disseram que eram policiais militares do Estado de Pernambuco e que estavam de passagem. 

Após uma revista pessoal e veicular, foram encontrados em poder dos mesmos: 01 pistola .40, Taurus, de número SAM79903; 01 pistola .380, Taurus, de número KRK84089; 02 Carteiras de Identidade da PM/PE; 04 registros de armas de fogo, sendo 01 vencido; R$ 3.697,45 (três mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta e cinco centavos); 09 carregadores; 45 munições .380; 60 munições .40mm; 01 cordão de uma pulseira de cor amarela; 02 celulares; 07 cartões magnéticos; 01 mapa do Brasil; 02 portas-cédulas; 02 mochilas com bastante roupa.

O comandante do 15º BPM, de imediato informou o fato ao comando do PM do Maranhão, que por sua vez contatou a PM pernambucana, onde foi confirmado que os dois acusados são realmente Soldados daquela Instituição e estão na ativa. “Foi mais uma ação rápida dos nossos policiais. Em menos de 10 minutos após o crime, os acusados já estavam detidos. É esse o nosso papel, o de bem servir a sociedade. 

Todos os policiais militares envolvidos na ação estão de parabéns” disseo Tenente-coronel Egídio. Os acusados serão transferidos nas próximas horas para a capital do Estado, por motivo de segurança. Participaram da prisão o Tenente André Luis, Sargento S. Neto, Cabo Edson, Soldados Ericeira, Salomão e Silveira. 


Ivaldo Mandacaru foi morto na manhã desta terça-feira


Programa PETI é lançado em Chapadinha e os pólos já começaram a funcionar


A Secretaria de Assistência Social lançou ontem, 09, no auditório da Prefeitura o funcionamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil "PETI".

Participaram do evento o Secretário Municipal de Assistência Social "Paiva" ,a Coordenadora do PETI Geiziane, a Secretária da Mulher Nildinha Teles e os monitores dos pólos.

Geiziane apresentou o projeto de trabalho e as propostas pedagógicas que serão trabalhadas  e desenvolvidas com os alunos.

As matrículas já foram feitas e a partir de hoje, 10, já começaram os trabalhos nos  7 Pólos dos Bairros:
1-Areal
2-Campo Velho
3-Corrente
4-Mutirão
5-Vila Isamara
6-Terras Duras
7-Caterpilla

Os Pais que estiverem interessado em colocar o seu filho no PETI, procure um desses Pólos e matricule.




https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger