E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Secretário de Saúde Dr. Charles Bacellar vai a Câmara de vereadores e presta conta com o povo de Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 03 de Maio de 2013.

A Câmara de vereadores de Chapadinha tinha solicitado uma audiência com Secretário de Saúde Dr. Charles Bacellar, para prestar contas dos investimentos e gastos realizados na Gestão 2013.

O Secretário para mostrar a transparência e a credibilidade a frente da Secretaria de Saúde do município, esteve prestando conta na sessão desta segunda-feira, 03, onde analisou e mostrou como dinheiro da Saúde era antes administrado com referência nos gastos dos Hospitais: São Francisco e HCC, que os mesmos tinham um  secretário de Saúde que era dono do Hospital e oferecia serviço de menos a população Chapadinhense.

Sobre o Hospital São Francisco, servia somente como marcação de consulta e nada a mais, mas era um valor muito alto para pagar no funcionamento para o município, além de ser condenado pela auditoria do DENASUS, ficando impossível de funcionar em 2013.

No hospital HAPA, Dr. Charles disse que faltava medicamentos e pessoas tinham que comprar soros fisiológicos, ataduras e medicamento para parentes internados. Enfim, tinha muito setores funcionando e aluguéis caríssimos que beneficiavam somente a algumas pessoas.


Na nova gestão, ou seja, no Governo Belezinha, houve realmente o fechamento desses hospitais, mas a população está recebendo o que é mais importante na vida, que é uma saúde digna de qualidade.

Cirurgias que eram feitas somente em São Luis, hoje pode ser realizada no HAPA.

Dr. Charles destacou o quanto foi desperdiçado na saúde da gestão passada e o cúmulo da tragédia, que era ver várias vezes paciente sendo levados para São Luis em carros funerários e hoje tem ambulância para levar pacientes a São Luis e até para deixar  nas casas após receberem alta.

Dr. Charles mostrou o balanço dos atendimentos, das cirurgias realizadas, valores gastos, atendimentos de Saúde Bucal nos postos de Saúde, e o mais importante que é a ampliação no número de leitos do HAPA que estará sendo construído ainda este ano. E se duvidar o hospital vai ter leitos sobrando após a construção destes que estão previstos, disse "Dr. Charles".

Dr. Charles foi questionado pelo os vereadores e respondeu todas as perguntas dos parlamentares, com direito a muitos aplausos da platéia e uma linda foto no final da sessão.


Daqui a pouco o Blog do Foguinho vai trazer uma matéria completa com todos relatórios e o que foi dito durante a audiência da Saúde na Câmara de vereadores de Chapadinha.







Governadora leva Itinerante a Mirador, Sucupira do Norte, Fortuna e Jatobá

Foto-1-Governo-Itinerante-em-Nina-Rodrigues-foto-Antônio-Martins-300x253
A governadora Roseana Sarney leva a caravana do Governo Itinerante aos municípios de Mirador, Sucupira do Norte, Fortuna e Jatobá, no Leste Maranhense, nesta terça (4) e quarta-feira (5). Ao lado de comitiva de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos e demais lideranças da região, ela inaugura hospital, entrega pavimentação de ruas, maquinário agrícola e confere as ações dos órgãos estaduais, a exemplo do Viva Cidadão, que disponibilizará emissão de documento diversos.

“Fico feliz em retornar a esses quatro municípios levando ações e obras significantes para melhorar a vida da população, que sempre apoia com abraços, sorrisos e muito carinho”, declarou Roseana Sarney, que estará acompanhada de secretários como Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Ricardo Murad (Saúde), Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura).
Nesta terça-feira (4), a governadora viaja a Mirador e Sucupira do Norte. Na primeira cidade, Roseana Sarney entrega mais um hospital de 20 leitos construído dentro do Programa Saúde é Vida. A nova unidade hospitalar de Mirador – batizada de Hospital Municipal Dona Gentileza Ferreira Lira – vai dispor de internação clínica e funcionará com Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro de parto normal, ultrassonografia, raio-x e exames laboratoriais.
Também em Mirador, a governadora participa da inaugura da obra de calçamento de cinco ruas. Em Sucupira do Norte, a governadora acompanha as atividades desenvolvidas no Governo Itinerante, incluindo expedição de documentos e serviços na área de saúde.
A programação da quarta-feira (5) inclui os municípios de Fortuna e Jatobá.  O destaque do roteiro em Fortuna é a entrega de três patrulhas agrícolas a associações de produtores rurais. Na lista dos equipamentos, constam tratores, grades aradoras e carretas). Logo depois, visita a área onde os órgãos estaduais disponibilizarão serviços, incluindo a emissão de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor.
Mais ações
Em Mirador, Jatobá, Sucupira do Norte, Fortuna, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece atendimentos diversos, por meio dos serviços de especialistas na área de dermatologia, oftalmologia, clínica médica e pediátrica e técnicos de imunização. Exames laboratoriais e colpocitologia oncótica também serão ofertados, simultaneamente, nos quatro municípios.
Em Sucupira do Norte e Fortuna, as ações de dermatologia (busca e atendimento para casos de hanseníase) acontecerão somente na terça-feira (4). Os serviços de vigilância epidemiológica (vacinação e atualização do calendário de vacinação); de assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica: glicemia, colesterol total e PSA e as consultas para diagnóstico e tratamento do glaucoma serão realizadas até quarta-feira (5).
Os atendimentos dermatológicos em Jatobá e Mirador acontecerão exclusivamente na quarta-feira (5). As ações de assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica (glicemia, colesterol total e PSA); consultas para diagnostico e tratamento do glaucoma; ações da vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação) serão realizadas nos dois dias de atendimentos.
Com informações do Governo do Estado.

Veja as fotos do aniversário da Fernanda, cunhada do Advogado Dr. Élcio de Chapadinha

Aniversariante Fernanda, Dr. Élcio e Prefeita Carmem Neto.

No Sábado, 01 de Junho, foi realizado o mega aniversário da amiga Fernanda, que é casado com o Jordane, Irmão do advogado Dr. Élcio.


Estiveram presente amigos e familiares, em destaque o ex-deputado Paulo Neto e a Prefeita de Mata Roma Carmem Neto.




Paulo Neto, Raimunda das Terras Duras e Prefeita Carmem Neto.

Clique aqui no álbum e veja todas as fotos do aniversário.

Clique aqui no álbum e veja todas as fotos do aniversário.

Chamem a Polícia! Jovem de 16 anos está desaparecida em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 03 de Maio de 2013.

A Jovem Fernanda Ribeiro da Conceição, 16 anos, saiu de casa ontem, 02, domingo, por volta do meio dia, no Bairro Vila Isamara e não retornou mais.


A Jovem saiu de casa da Rua projetada 01, nº 149,  em uma bicicleta de cor lilás com uma cesta na frente.

A estudante está desaparecida, sua mãe pede ajuda a mídia local para encontrar sua filha Fernanda.


Quem souber qualquer informação, ligue para o fone: 9122 88 44.


Urgente! Garota morre em grave acidente com carro de Chapadinha na cidade de Santa-Quitéria.


Por: Blog do Foguinho, 03 de Maio de 2013.

O Blog do Foguinho traz com exclusividade as imagens  do acidente  que aconteceu na manhã de ontem, 03, na estrada vicinal  da cidade de Santa-Quitéria.

Um carro que pertence ao empresário Chapadinhense “Neto” da Gincol, estava sendo conduzido pelo seu cunhado Gilberto Silva Sousa, 27 anos, ao se aproximar da fazenda nova morada o carro de modelo Hillux com placa de NHO 4650, capotou em uma curva quando eles estavam vindo do povoada Unha de Gato, Zona Rural de Santa Quitéria para Chapadinha.

No carro estavam 05 pessoas, que sofreram ferimentos leves, entre elas uma criança de 4 anos de idade.

A jovem Universitária Andressa Maria Sousa Bastos  de 21 anos, morreu na hora.


Andressa era estudante do curso de Biologia da UFMA de Chapadinha e morava na casa do empresário Neto da Gincol e quase toda semana a jovem ia visitar a família.




Time do Moura vence campeonato da Zona Rural de Anapurus no Estádio Batistão


Por: Blog do Foguinho, 03 de maio de 2013.

A cidade de Anapurus realizou neste fim de semana, no sábado, a final do campeonato da Zona Rural promovido pela Prefeitura Municipal e organizado pela Secretaria Municipal de Esporte.

A final do campeonato foi emocionante no Estádio Municipal “Batistão” com as equipes finalistas dos times (Morros contra a equipe do Moura), que a cada gol marcado a torcida vibrava e gritavam com o gostinho da vitória.


A vitória do time do Moura foi decidida com os gols marcados pelo jogadores: Zé Branco, Gustavo e Arlan , o gol marcado pelo time do Morros foi pelo jogador Wilson.

A Final terminou 3X1 para o Moura, Campeão 2013.


O Coordenador de Esporte da Zona Rural “Armando Carvalho” disse ao Blog do Foguinho que este campeonato recebeu o nome Torneio dos Bolos da Zona Rural, onde participaram 10 equipes que receberam o apoio do Governo Municipal.

Armando disse que este campeonato é realizado todos os anos no município, e que este ano teve uma grande parceria da Secretária de Esporte, Britânia Régea, juntamente com a Prefeita Tina Monteles, que é uma apaixonada pelo esporte.

Estiveram presente prestigiando o campeonato: o Secretário de Finanças Julio César, o vice-prefeito Ademar, o Secretário de Administração Zominha, o vereador Anastácio, o coordenador financeiro Jairo Lisboa e o ex-deputado Paulo Neto.

O Secretário de Finanças “Julio César” destacou este evento, como a forma de valorizar os desportistas da Zona Urbana e Rural do Município, que se sentiram prestigiados pelo Governo Municipal.

Julio César disse que a Prefeita Tina Monteles é amante do esporte, e Anapurus é uma das poucas cidades que fazem isso com os atletas e mais, com a presença desta linda torcida animada que deixou o estádio Batistão cheio de alegria e animação.


O Ex-deputado Paulo Neto enfatizou que este evento é um brilho no esporte dos Anapuruenses, trazendo esses atletas para participar e mostrarem os seus talentos de jogadores.

Paulo Neto parabenizou a prefeita Tina Monteles e a Secretária Britânia pela realização e organização de mais um campeonato da Zona Rural.









Sábado! 2 Motoqueiros se chocam com jumento na BR 222 em Chapadinha e animal morre na hora.


Por: Blog do Foguinho, 03 de Junho de 2013.

No Sábado, 01 de Junho, os internautas registraram mais um acidente na BR 222 próximo ao Baixão em Chapadinha.

O Internauta que nos enviou estas fotos ao Blog do Foguinho, relatou que um motoqueiro e outro amigo na garupa da motocicleta, vinham para o centro de Chapadinha, quando foram realizar a curva do Baixão se chocaram com um jumento na pista.

O Jovem que vinha pilotando a moto ficou com muitas escoriações por todo corpo e sangrando muito pelo nariz e boca, o amigo da garupa ficou com um grande corte no joelho.



O impacto foi tão forte que os motoqueiros foram arremessados uma distância de 12 metros, o animal morreu na hora e os dois jovens foram encaminhados a emergência do HAPA.

Esses são mais um descuido dos donos de animais que deixam por ai solto nas pista, podendo causar qualquer acidente e até mesmo uma vítima fatal,.

Fica ai um alerta para as autoridades do município, enquanto não houver punição para os donos de animais, esses acidentes vão sempre acontecer em nossa Chapadinha.

Fotos enviada por internauta.

Você quer ajudar sua cidade, seu Bairro ou divulgar qualquer notícia em nosso Blog ? Mande sua matéria para nosso e-mail:  

blogdofoguinho@hotmail.com



Belezinha inicia duplicação da via de acesso ao Residencial José de Sousa Almeida


Por determinação da prefeita Belezinha, começaram na manhã deste domingo (02) as obras de duplicação da via de acesso ao conjunto habitacional José de Souza Almeida, conhecido como “Mil Casas”. A iniciativa irá beneficiar milhares de pessoas que transitam diariamente pelo local. Além da duplicação (pavimentação e asfaltamento), está prevista a reestruturação da toda a rede elétrica





A prefeita esteve no local acompanhada da vereadora Francisca Aguiar, do secretário de transportes Josemar e outras autoridades. Belezinha disse que tomou a iniciativa depois de ouvir as reivindicações da comunidade. "Esta é uma área onde tem ocorrido muitos acidentes, devido à iluminação precária e ao excesso de curvas da estrada. Tenho certeza de que essa obra vai melhorar o acesso e trazer mais segurança para a população”, declarou. 

Do Blog Café Pequeno 

Fotos Kim Pereira
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger