E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 14 de agosto de 2018

ATENÇÃO! Justiça Eleitoral convoca mesários para as eleições de 2018, Chapadinha e Mata Roma.

MESÁRIOS NOMEADOS PARA AS ELEIÇÕES 2018
  
"A Justiça Eleitoral solicita aos mesários nomeados para as Eleições 2018 que compareçam, com a maior brevidade possível, ao Cartório Eleitoral da 42ª zona, das 8:00h às 14:00h, localizado à Rua. Juscelino Kubitscheck – s/nº, Corrente - Chapadinha -MA - CEP: 65500-000. Telefone: 98 3471 - 1068.

Confira se seu nome está na Lista de mesários da 42º zona eleitoral para as eleições 2018, Chapadinha/Mata Roma, (CLICK AQUI) 

Agradecemos a sua colaboração!"
Atenciosamente,
Justiça Eleitoral

Aberta a I Semana Pedagógica do município de Brejo/MA

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão e área interna

Blog do William - terça, 14 de agosto de 2018 (Com informações de Rosalba Costa/Fotos: William Fernandes)

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

Teve início na manhã desta segunda, 13, a I Semana Pedagógica do município de Brejo/MA, a qual trabalhará ao longo dos dias subsequentes, finalizando no dia 17 a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e a prática docente. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório da Escola Municipal Monsenhor Pedro Santos e contou com a presença de todos os professores, gestores, secretários escolares e técnicos da SEMED.


Fizeram parte da mesa o Prefeito José Farias e sua esposa Mana Farias, primeira dama do município, o Presidente da Câmara dos Vereadores de Brejo, Sérgio Carvalho, a Secretária Municipal de Educação, Professora Ana Cláudia, a Diretora Executiva da RC Empresa Educacional, Professora Rosalba Costa, outros secretários municipais, a Presidente do SINPROEMB – Sindicato dos Servidores da educação do Município de Brejo, Professora Diana Bezerra, e os dois conferencistas do dia, Professor Doutor Casemiro Campos e o Palestrante motivacional Professor Mury Campos.

Com a execução do Hino Nacional, seguida da Palavra do Secretário Municipal da Casa Cívil que abriu a Semana Pedagógica, a fala da Professora Rosalba Costa que apresentou os objetivos da RC e a competente equipe de formadores que veio colaborar com a semana pedagógica, em seguida houve a fala da secretaria de educação e o cerimonial de abertura fechou com a fala do Excelentíssimo Senhor Prefeito.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
Prefeito Zé Farias fala durante abertura do evento

É responsável pela organização e os trabalhos desta I Semana de Trabalho a Empresa RC Empresa Educacional, esta grande parceira do município de Brejo e de tantos outros municípios maranhenses é alicerçada nos pilares educacionais, compromisso, criatividade e inovação pedagógica e acima de tudo preocupada com a aprendizagem dos alunos e a prática pedagógica dos professores. A referida empresa trabalha com uma visão sócio integrativa, procurando onde vai implementar soluções com foco nos melhores resultados, sendo expressivos e efetivos para a satisfação do cliente.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Abrilhantando a abertura da Semana Pedagógica de Brejo, o conferencista, Professor Doutor Casemiro Campos, proferiu a sua fala conduzida em 3 momentos: a Introdução, o desenvolvimento acerca da BNCC e o fechamento no qual ele fala sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos educandos.



Na fala inicial ele relatou o histórico do Processo de democratização do País que culmina com a nossa III LDB, Lei 9394 / 96, a qual reforça um debate que iniciou na década de 80 no movimento dos pioneiros da educação que pensava na construção de uma base nacional, que formulasse uma matriz curricular comum que integrasse todo o país. Junto à aprovação da Nova LDB no Governo de Fernando Henrique Cardoso também é criada a política de Avaliação da Educação Básica, por meio do SAEB, tendo como objetivo avaliar a qualidade das aprendizagens adquiridas pelos educandos. Com esta avaliação por meio de descritores, competências e habilidades são avaliadas por meio dos itens das avaliações em larga escala e ai deve haver um cuidado da escola para com o ser aprendente, pois se faz necessário que a escola cumpra o seu papel, bem como todos os agentes envolvidos na educação. Assim, para que a escola possibilite em seu campo de atuação refletir sobre a sua prática e implementar um currículo que respeite as demandas e necessidades de seus educandos, se faz necessário que ela construa de forma coletiva e com responsabilidade o seu Projeto Político Pedagógico.

A segunda parte da Palestra foi diretamente ligada a BNCC, com base no livro escrito pelo próprio conferencista, no qual ele favorece uma leitura para além do documento norteador no qual se constitui a base nacional em virtude do que ela se propõe em toda a educação básica e ele apresenta de uma maneira toda especial o que a BNCC traz sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, no caso da Educação Infantil grandes mudanças que versam sobre 3 faixas etárias as quais se dirigem as orientações da base e o novo enfoque nesta etapa de ensino onde o educar e o brincar ganham notoriedade, no entanto, sem perder de vistas o respeito as competências e habilidades que podem e dever ser desenvolvidas pelas crianças, inclusive no campo do letramento. Outra grande novidade é a apresentação dos campos de aprendizagem que de acordo com a faixa etária são sugeridas ações a serem trabalhadas com as crianças.

No Ensino Fundamental a Base traz 4 áreas do conhecimento, Linguagens (Português, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira [Inglês]); Ciências da Natureza (Ciências, inclusive trazendo já desde o sexto ano o estudo em Química, Física e Biologia); Ciências Humanas (Geografia e História) e Matemática. O Ensino Religioso de maneira mais recente é trazido para a base respeitando o princípio do estado laico, devendo haver o respeito a todas os credos religiosos. Ressalta-se aqui as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades que devem ser desenvolvidas nesta importante etapa da educação básica, principalmente pelo fato da responsabilidade para com a aprendizagem dos alunos que é verificada a partir das avaliações externas.

Por fim, a conferência da manhã promove um maior debate sobre políticas atuais do governo federal e local como o Programa Mais Educação e a necessidade de uma política séria de avaliação das aprendizagens que devem ser desenvolvidas pelos educandos, sendo necessária a concepção de uma avaliação que seja processual e contínua e não apenas somativa e que haja maior responsabilidade para com a recuperação paralela e final dos educandos, favorecendo a eles a aprendizagem.

Após o Intervalo do Almoço foi a vez da RC trazer para o público presente nesta grande abertura da I Semana Pedagógica de Brejo o Palestrante motivacional Mury Campos, que de uma maneira simples, impactante, responsável, dinâmica e criativa realizou um verdadeiro avivamentos dos educadores presentes ao evento, promovendo o canto, o dança, o abraço, a integração e acima de tudo a reflexão sobre o seu EU, o OUTRO, o TRABALHO e a FAMÍLIA, chamando TODOS a responsabilidade sobre o processo educacional na qual atuam e participam, mas acima de tudo, do cuidado com si mesmo, afinal de contas, quem cuida do professor? Desta forma a RC com a palestra da tarde quis presentear a todos com um momento bem diferente, alegre e repleto de entusiasmo, motivando os presentes a virem todos os dias desta semana que certamente será inesquecível para àqueles que dela participarem.

O encerramento do primeiro dia da I Semana Pedagógica de brejo foi com um momento cultural, com a apresentação do Boi Encanto dos Muypurás, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nos dias seguintes, serão ministradas oficinas pedagógicas em todos os segmentos da educação. Os formadores, totalizando 13, irão trabalhar de uma forma dinâmica, interagindo com os professores e aperfeiçoando a prática pedagógica dos mesmos.

Rosalba Costa
Diretora Executiva                                                                                                         

Danúbia Assume Presidência do Galo Como Primeira Mulher a Comandar Time Profissional do Maranhão

Ao chamar pra si a responsabilidade de comandar a volta do Chapadinha Futebol Clube ao futebol profissional do estado, a ex-prefeita Danúbia Carneiro se torna a primeira mulher a presidir um time de futebol profissional no Maranhão.

Houve uma tentativa de reativar o Galo da Chapada, mas o projeto esbarrou na falta de quem assumisse a presidência do clube e de um campo digno para o time jogar – já que o Estádio Lucídio precisava de reparos e adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros que agora serão feitos pela prefeitura que apoiará o Time da Cidade, em postura diferente da administração anterior.  

Segundo o secretário municipal de esportes Gadiego Loyola, que responderá pela diretoria de esporte do Chapadinha, a equipe fará uma peneira com atletas de Chapadinha e Região e contratações pontuais de reforço serão feitas de acordo com a necessidade.

FMF Confirma Galo da Chapada na Segunda Divisão 2018

O campeonato da segunda divisão vai começar no dia 26 de setembro e termina dia 3 de novembro. A Federação Maranhense de Futebol confirmou a quitação de débitos e a regularidade do Chapadinha para a disputa.

A notícia da volta do Chapadinha sob a presidência de Danúbia já virou assunto da crônica esportiva Maranhense, começa a repercutir positivamente nas redes sociais e a animar a torcida que tem saudade do Galo Chapada.

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger