E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval de Anapurus! Segurança reforçada e Banda Pagobio na abertura oficial.

Anapurus anuncia Baile das Crianças e mais uma banda para a abertura do carnaval 2014.

 BRASAS DO FORRÓ EXPLOSÃO DO SOM ELÉTRICO - CANÁRIOS DO REINO ESTÃO ENTRE AS ATRAÇÕES
Pagobio é mais uma atração para o carnaval de Anapurus.
Por William Fernandes

O carnaval  2014 em Anapurus (MA) começa neste sábado, 1º de março, na Praça José Pires Monteles, com uma novidade, a banda de axé, Pagobio, que acaba de ser anunciada pela prefeitura. A primeira banda a tocar, a partir das 20h, será Forrozão Tira Roupa Elétrico que, como o nome diz, vem com um repertório eletrizante. Em seguida, entra no palco a mais nova atração, Pagobio.
Outra novidade anunciada pela secretária de Cultura Edinalva Monteles, é o baile das crianças, na tarde de segunda-feira (3), na Praça José Pires Monteles, a partir das 17h, com paredões de som levando o ritmo do axé.



Confira abaixo a programação completa do carnaval 2014 em Anapurus:

DIA 01.03 SABADO (ABERTURA)
TIRA-ROUPA ELÉTRICO E PAGOBIO;
HAVERÁ DESFILE DAS RAINHAS DOS BLOCOS.

DIA 02.03 - DOMINGO
TIRA-ROUPA ELÉTRICO E BRASAS DO FORRÓ;

DIA 03.03 SEGUNDA
À tarde haverá o Baile das Crianças, com paredões;
Noite: CALDEIRÕES DO FORRÓ E EXPLOSÃO DO SOM ELÉTRICO;

DIA 04.03  TERÇA
TARDE: DESFILE DE 12 BLOCOS, SAINDO DA ASSOCIAÇÃO DOS GAÚCHOS, PASSANDO POR TODA A AVENIDA LUIS VIERA SOBRINHO, ATÉ CHEGAR AO CORREDOR DA FOLIA.

NOITE: TIRA ROUPA ELÉTRICO, CANÁRIOS DO REINO E ORIGINAIS DO FORRÓ.

Anapurus terá segurança reforçada durante o carnaval, garantem autoridades.

PM aumentará efetivo e prefeitura colocará seguranças particulares

Por William Fernandes 

A prefeitura de Anapurus, por meio da secretaria municipal de Cultura, realizou na última quinta, 20, uma reunião para tratar de segurança pública durante o período do carnaval 2014, que começa oficialmente na cidade, dia 1º e vai até o dia 4 de março.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal, às 10h30 da manhã e contou com a participação da promotora de Justiça da Comarca de Brejo, Ilma Paiva, do Comandante da 4ª CIPM de Chapadinha, Major Glauber, do Comandante do Destacamento da PM de Anapurus, Cabo Alcinésio, do presidente da Câmara de Anapurus, vereador Anastácio, dos secretários Ednalva Monteles (Cultura),Alcilene Monteles (adjunta de Cultura), Genário Viana (Saúde), Maria de Fátima(Secretária da Mulher) e Zominha (Administração), alem dos donos de bares, vendedores de lanches e de bebidas e de representantes do Conselho Tutelar, entre outros.

A secretária de Cultura, Ednalva, falou da preocupação da prefeita Tina em proporcionar uma festa alegre, bem organizada e com muita paz entre os brincantes e disse que a prefeitura, por meio de várias secretarias disponibilizará estrutura e pessoal a fim de que tudo ocorra dentro do esperado. Uma equipe de seguranças particulares já foi contratada para ajudar no trabalho da PM.

O major Glauber pediu aos envolvidos que se esforcem ao máximo para que não seja necessário exigir muito do contingente da PM na cidade, já que o efetivo é muito pequeno. O major informou que três dos policiais recém-formados reforçarão a segurança em Anapurus durante o período momesco, mas que, ainda assim, é necessário que todos colaborem, dentro de suas atribuições.


A promotora Ilma lembrou que o carnaval 2014 é especial, porque estamos no meio de uma guerra, literalmente. “Só para se ter uma idéia, o numero de homicídios no MA nos últimos dez ano, subiu de 4 para 22 homicídios para cada 100 mil habitantes”. Destacou. Ela ressltou ainda, a importância de todos somarem esforços para que o carnaval ocorra com o mínimo de problemas no tocante à segurança das pessoas, uma vez que há uma deficiência muito grande no número de policiais, não só em Anapurus, mas como em todo o estado.

Ilma pediu a colaboração, em especial aos barraqueiros e donos de bares para que não vendam bebidas alcoólicas a menores, sob pena de serem punidos e solicitou aos representantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente que fiscalizem a atuação dos vendedores e distribuam cartazes informando da proibição, pois vender bebidas alcoólicas a menores é crime previsto no artigo 243 do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em caso de dúvidas, a promotora sugere aos vendedores que exijam a apresentação da carteira de identidade. O barraqueiro que descumprir a recomendação perderá a licença para funcionamento.

A promotora informou que nesta terça-feira (25) será publicada uma portaria conjunta do Ministério Público com a magistratura regulamentando horários das festas, proibindo nas festas a presença de crianças desacompanhadas dos pais ou responsáveis, proibindo venda de bebidas em recipientes de vidro, entre outras recomendações.

Mudança de local


Ilma pediu a todos que não relutem em relação à mudança de local do Corredor da Folia (desfile dos blocos), que, por questão de segurança, saiu da avenida que corta a cidade, para a Avenida Luis Vieira, considerada mais segura. “A polícia tem que trabalhar em um lugar que seja mais viável na questão da logística e da estratégia de trabalho, que seja melhor para ela e para o cidadão. Se a mudança de lugar causar relutância por parte do folião, peço a todos que tenham um discurso de convergência, de concordância, por entender que oferece mais segurança a todos.

0 comentários em “Carnaval de Anapurus! Segurança reforçada e Banda Pagobio na abertura oficial.”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger