E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Alarmante! Professores da UFMA Constatam Risco de Colapso no Abastecimento D’Água em Chapadinha

Reservatório com menos de 10% de sua capacidade  

Uma equipe formada pelos professores da Universidade Federal do Maranhão Telmo José, Regis Catarino e estudantes universitários vistoriou, na manhã de hoje (26), o reservatório de abastecimento de água na cidade e constataram a grave possibilidade de colapso no sistema por conta da falta de chuva.

De acordo com levantamentos preliminares feitos no local, a Itamacaoca hoje teria pouco mais de 10% de seu volume d’água normal e caso não chova ou a população não se conscientize da necessidade de racionamento, a escassez total da água para os chapadinhenses deve acontecer em questão de dias.

Acompanhados de estudantes do CCAA/CAMPUS 4 da UFMA os professores Telmo e Regis pretendem realizar - ainda esta semana - um estudo mais aprofundado para trazer informações mais concretas e precisas sobre o problema. A eficácia das obras, tocadas com o investimento de 23 milhões de reais para garantir o abastecimento da cidade nos próximos anos, com medidas que são vistas com desconfiança por alguns estudiosos da área, também será alvo do estudo.


Para que a população tenha noção da gravidade da situação o blog publica uma séria de fotos tiradas pelo fotógrafo Juvenal Neres e se compromete a acompanhar o importante estudo conduzido por professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão. 






Do Blog do Alexandre

Eleições 2014: Ao “lançar” João Abreu, oposição demonstra falta de confiança no seu próprio candidato

Cada vez que vejo a oposição lançando a candidatura de João Abreu para o governo do Maranhão sinto o quanto ela está desnorteada com a candidatura de Luis Fernando, além de demonstrar uma clara falta de confiança no seu candidato, o comunista Flávio Dino.


Oposição dinista “lança” João Abreu ao governo do MA

Sim, pois como é que uma oposição que diz que irá ganhar a eleição de 2014 no primeiro turno vive a lançar candidaturas pelo governo a todo instante? Se Flávio Dino “mantém uma liderança tranquila e consolidada em todas as pesquisas feitas nos últimos meses”, então porque se preocupar com Luis Fernando, um candidato que “não decola nas pesquisas, insosso, sem charme e carisma”? Qual sentido isso faz?
O mais engraçado, não fosse extremamente ridículo, é que a oposição deseja substituir Luis Fernando, “um que não decola nas pesquisas, insosso, sem charme e carisma”, por João Abreu, como se o atual chefe da Casa Civil fosse de repente o mais popular e carismático dos políticos do grupo Sarney. Ora, ora, ora….
É possível que se perguntarmos aos 42 deputados estaduais do Maranhão quem é João Abreu apareça algum que diga que nunca viu o secretário na vida.
Há coisa que não pode deixar de acontecer antes que um ano termine. E 2013 não poderia acabar sem essa pilhéria da oposição lançar João Abreu para o governo no lugar de Luis Fernando.
Não foi somente uma “viagem” daquelas, mas, sobretudo, uma demonstração que a candidatura do secretário de Infraestrutura incomoda a cada dia e mais: começa deixar a oposição dinista em pavorosa.
Na verdade, e quanto a isso há um silêncio sepulcral na blogosfera oposicionista, quem pode ser substituído na eleição para o governo do Maranhão é o candidato Flávio Dino, para atender as engenharias políticas traçadas pelo Palácio do Planalto.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal da Prefeita Tina Monteles de Anapurus.


A Prefeita de Anapurus, Tina Monteles, vem através desta página, desejar aos eleitores e amigos, um feliz natal a todos que contribuíram no seu governo,  em anos anteriores e na etapa 2013.

O nosso governo foi de muitas vitórias e conquistas em prol da população de Anapurus, que foi beneficiada com muitas obras na zona urbana e rural e que em 2014 seja muito melhor. Anapurus está no caminho certo e que neste Natal Deus abençoe cada um de vocês com muitas vitórias e realizações.

Esses são votos de Natal da Prefeita de Anapurus Tina Monteles.


O Secretário de Finanças (Julio César), também deseja aos amigos um feliz Natal e que Deus ilumine o caminho de cada um trazendo Paz, alegria e felicidade em seu coração.


jovem é assassinado a tiros em Chapadinha e outro se suicida na cidade Nova- Mata Roma


Urgente! jovem "Catita" acaba de ser assassinado com 3 tiros . na Cohab Areal.

Matéria postada via celular - segunda, 23 de dezembro de 2013 - 19h50

O blog do William acaba de receber a informacao de que o jovem conhecido por "Catita" foi morto com 3 tiros, em frente a Kolping , na Cohab. Ele estava em um carro preto e foi expulso pela pessoa que estava com ele. Assim que saiu do carro foi alvejado por 3 tiros.

Familiares disseram quem "um homem branco foi buscá-lo em casa, em um carro".
Segundo populares que estavam no local, a vítima morreu cerca de 5 a 10 minutos depois dos disparos.

Breve mais informações.
Jovem suicida-se na Cidade Nova (Mata Roma).
Ontem (23), o jovem de nome Thiago, utilizou uma espingarda para tirar a própria vida. O fato ocorreu por volta das 18h, no povoado Cidade Nova, zona rural de Mata Roma-MA, a cerca de 9 km de Chapadinha.


Mensagem de Natal da Prefeita Carmem Neto de Mata Roma


Veja abaixo a mensagem de Natal da Prefeita Carmem Neto de Mata Roma.



Em nota, Prefeitura de Chapadinha esclarece que não existe salários atrasados no município

A prefeitura municipal de Chapadinha torna público que não existe salários atrasados no município e esclarece ainda, que o décimo terceiro salário dos servidores, de todas as secretarias, foi pago rigorosamente em dia e integral.

O que está acontecendo é que a ação de um pequeno grupo tentando confundir a população e os comerciantes, pedindo a antecipação do pagamento do salário de uma categoria, que será pago dentro dos prazos legais.

NOTA:

A respeito das notícias veiculadas na imprensa acerca do atraso do pagamento aos servidores por parte da Secretaria Municipal de Educação Chapadinha, a Prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro, vem esclarecer os seguintes pontos:

O reconhecimento de direitos legalmente previstos, como o pagamento de salários até o quinto dia útil do mês subsequente, o reajuste aplicado de acordo com a lei federal, 13º salário, a Formação Continuada de Professores e a implantação da Lei do Piso para os Professores, são clara e franca demonstração de que os compromissos assumidos vêm sendo cumpridos, pela Prefeitura Municipal de Chapadinha.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura, tem empreendido esforços no sentido de cumprir o ordenamento pátrio, efetuando o pagamento dos salários dos servidores públicos, considerando os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade administrativos, enunciados pelo art. 37 da Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município que assegura aos servidores a percepção dos vencimentos, salários e proventos até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado como determina à legislação atinente a espécie.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Chapadinha informa que todas as obrigações previstas no ordenamento pátrio estão sendo rigorosamente cumpridas, estranhando, dessa forma, a manifestação dos professores da rede municipal que buscam antecipação de salário, visto que, o mês de dezembro será liquidado dentro do prazo Legal.


Prefeitura Municipal de Chapadinha

OlivNet se consolida no mercado de internet em Chapadinha

A internet em Chapadinha já não é mais a mesma, desde a chegada da OlivNet. Antes, havia poucas opções de provedores na cidade e a pessoas ficavam reféns das operadoras. Sempre que dava um problema, passavam-se dias e até semanas para a solução chegar.

Agora, com a OlivNet, a qualidade dos serviços e a velocidade das conexões melhoraram sensivelmente, graças ao empenho e à responsabilidade dos que a fazem.



Sempre atento, Rosy Oliveira não deixa seus clientes na mão. Ao perceber algum tipo de falha na conexão ele se antecipa e já avisa ao cliente que o problema foi detectado e já está sendo solucionado.

Isso se chama compromisso e conquista a credibilidade do cliente, algo tão escasso hoje em dia.

A OlivNet agradece a todos pela preferência e deseja um Feliz Natal e um ano de 2014 repleto de realizações.

LUTO EM ANAPURUS - Bioquímica Socorro Monteles morre vítima de ataque cardíaco

Socorro era esposa de Paulo Gomes, o Paulinho, de Chapadinha 




Blog do William Fernandes - segunda, 23 de dezembro de 2013 - 16h30

A bioquímica Socorro Monteles, esposa de Paulo Gomes, o Paulinho (filho de D. Doralice de Chapadinha) acaba de falecer, em sua residência, em Anapurus, vítima de um ataque cardíaco. Socorro tinha pouco mais de 40 anos.

Breve mais informações.

Mensagem de Natal da Prefeita Ducilene Belezinha de Chapadinha


Veja abaixo a mensagem de Natal da Prefeita Ducilene Belezinha de Chapadinha.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Vejas as fotos da Confraternização do ACS de Chapadinha.


A Confraternização dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha, foi um sucesso total.

A presidente Marisa recebeu todos com um bom churrasco e com a presença Ilustre da Prefeita de Mata Roma Carmem Neto, o ex-deputado Paulo Neto, o Secretário de Obras Aluisio Santos, o amigo Valdir, o advogado Élcio Aguiar e demais autoridades presentes.

Os médicos Cubanos também marcaram presença na festa de confraternização dos ACS.

Atenção! Clique aqui e veja todas as fotos








Chapa 1 vence a disputa na eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapurus



Os agricultores de Anapurus, escolheram neste domingo, 22 de dezembro, o novo presidente do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município. Com uma diferença de votos impressionante, a Chapa 1 venceu a Chapa 2 com um total de mais de 1300 votos a mais que a chapa 2. 

Foram 1535 (mil quinhentos e trinta e cinco) contra 200 (duzentos) votos da Chapa 2, assim foi eleito o candidato, Ademar da Chapa 1 com O Presidente do Sindicato.

Após a apuração dos votos e dada a vitória, foi feita uma passeata pelas principais ruas de Anapurus, com a alegria e entusiasmo comemorando juntos a vitória.


Fonte: Ravel Reis.

Esporte! Veja os times que ganharam a 1ª Copinha de Futsal de Mata Roma.


A 1ª Copinha de Futsal de Mata Roma, chegou ao final com muitas vitórias entre os times participantes.

A prefeita Carmem Neto presenteou as equipes vencedoras de 1ª e 2ª lugar com um prêmio em dinheiro, e um dia de lazer no Parque Aquático Torre do Sol.

Quem venceu na categoria sub 15, foi o time do Nicolau contra o time do São José, de 6 X 5.

Nicalou Campeão sub 15.

Quem venceu a categoria sub 18 foi o times do Real Matarromense contra o time da Nova Geração, de 5 x 0.

Real Matarromense, campeão do sub 18.











Carro de Chapadinha se envolve em acidente fatal em Vargem Grande


Motorista ainda não foi identificado. Morador da localidade Fazendinha morreu após ser socorrido.


Por William Fernandes, com informações do blog do Alpanir (VG)

Domingo, 22 de dezembro de 2013

Um acidente ocorrido na noite deste domingo, na BR 222, à altura da localidade Fazendinha (Vargem Grande-MA), causou a morte de um homem que teria sido identificado apenas como Elivan e que pode ser parente de um secretário do município, segundo informa o Blog do Alpanir.

Elivan andava de moto e foi atingido pela Hilux, que tem placas de Chapadinha-MA. A vítima ainda foi encaminhada ao Hospital Municipal Benito Mussolini, em Vargem Grande, mas não resistiu.

Segundo informa o blog do Alpanir, o condutor da Hilux evadiu-se em outro local. Moradores, revoltados foram contidos para não atearem fogo no carro. 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Mensagem da família Saraiva sobre o apoio recebido na saúde do jovem Aldymar Saraiva

É com eterna gratidão que nos dirigimos a todas as pessoas e a mídia em geral que nos ajudaram de todas as formas; com demonstração de carinho, fé, esperança - e até financeiramente, na ocasião do problema de saúde do nosso querido Aldymar.

Foram momentos angustiantes e muito difíceis em que chegamos a imaginar o pior. Submeteu-se a duas cirurgias e fará outra ainda sem data definida, para a recomposição do crânio.

Aldymar recebeu alta e estar sob os cuidados dos pais, irmãos e esposa há quase 30 dias em São Luís.

Não consegue falar ainda, caminha com ajuda, mas já faz pequenos movimentos com a perna direita, lado em que se estabeleceram as sequelas.

A situação pela qual passamos, principalmente ele, será inesquecível, porém, confirmamos aquilo que sempre cultivamos intimamente: a de que temos amigos verdadeiros e irmãos capazes de se doar completamente, através dos sentimentos, da força e das orações que foram muitas, em especial as dos amigos de Chapadinha, Tutoia e Paulino Neves.

Agradecemos principalmente a Deus por essa oportunidade de viver concedida ao Aldymar, acreditando que ele esta atuando diuturnamente na sua plena recuperação.

Aproveitamos o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações. Eternamente gratos, Aldy Silva Saraiva e família

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Belezinha traz mais um presentão de fim de ano para Chapadinha


O final do ano de 2013 tem sido recheado de bons motivos para comemorar. A prefeita Belezinha, que já anunciou várias conquistas para o município, acaba de receber mais um presente do Governo Federal: uma retroescavadeira, que vai s somar às outras máquinas já recebidas ao logo do ano e que estão sendo usadas em prol da comunidade.



Além da motoniveladora, retroescavadeira, caçamba, caminhão pipa, Chapadinha acaba de ser contemplada com mais um veículo do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e em parceria com o governo estadual. A prefeita Belezinha acompanhada do secretário de Infraestrutura Aluízio Santos recebeu na manhã desta sexta-feira (20) em Caxias, as chaves da Pá-Carregadeira, conhecida como enchedeira, que vai auxiliar o homem do campo nos trabalhos agrícolas. Belezinha comemorou mais uma conquista que irá contribuir para ações de infraestrutura do município.


“A pá-carregadeira vai somar aos demais veículos já adquiridos e melhorar as atividades da zona rural”- declarou ela PAC 2 Esta máquina é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), uma das ações estruturantes do governo. A estratégia visa fortalecer as obras de infraestrutura hídrica, como o desassoreamento de barreiros e a recuperação e abertura de novas estradas vicinais – as vias que os agricultores familiares usam para comercializar na cidade os produtos cultivados no campo. 

ASCOM/PMC

No Natal das Mil Casas Paulo Neto e Valdir contagiam o fim de ano dos chapadinhenses.


Por: Blog do Foguinho, 20 de dezembro de 2013.

Na noite de ontem, 19, o Valdir Imóveis realizou a festa de confraternização para os moradores das Mil Casas no conjunto José de Sousa Almeida.

A festa tinha quase 3 mil pessoas que foram prestigiar o amigo Valdir na sua festa para o povo de Chapadinha. Valdir Sorteou vários presentes e colocou no palco 03 cantores para animar a multidão, Romildo Show, Cajazeira e Chaguinha Bala de Picos-PI.

Quem esteve prestigiando o evento foi o ex-deputado Paulo Neto, a prefeita de Mata Roma Carmem Neto, os advogados Almir Moreira e Élcio Aguiar, o vereador Muricí, o Secretário Municipal de Obras Aluísio Santos e demais autoridades.

Paulo Neto contagiou o povo com sua alegria, simplicidade, humildade e fez a festa acontecer ao lado dos seus aliados, que mais uma vez formaram um grupo de força e união e um palanque de peso e de grandes nomes da política chapadinhense.

Quem mandou um abraço a todos, desejando um feliz Natal e próspero Ano Novo, foi o deputado federal Ricardo Archer, que está consolidando força e união com o amigo Valdir em Chapadinha e Região.

Os parabéns vai para a esposa do Valdir, a amiga Lara Garreto, que contribuiu muito na organização da festa.









https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger