Uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo presidente da
Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), visitou, nesta
segunda-feira (28), o prefeito da cidade de Sobral (CE), Ivo Gomes, para trocar
experiências sobre o modelo da política educacional adotado nas escolas
públicas, referência em todo o país há mais de 20 anos. Os
parlamentares, entres eles estavam os deputados Neto Evangelista, Rafael
Leitoa, Fernando Pessoa, Professor Marco Aurélio e Glalbert Cutrim, conheceram
de perto algumas ações implementadas na área, no município cearense.
“Foi uma experiência importante. É bom ver esta comitiva de deputados em
Sobral conhecendo os avanços em diversas áreas da gestão, principalmente no que
diz respeito ao sistema educacional. Fico muito feliz em poder acompanhar e
conhecer de perto esses avanços. Meu desejo é que muitas dessas iniciativas
exitosas daqui possam ser aplicadas nas cidades do Maranhão”, disse o
presidente Othelino Neto.
O prefeito Ivo Gomes falou da satisfação de receber os deputados
estaduais maranhenses interessados em conhecer a gestão aplicada na educação
local. “Fico honrado com a visita. Temos alegria em compartilhar nossas
experiências e ficamos felizes com a empolgação dos legisladores, porque não há
nenhuma chance da educação melhorar que não seja pelas mãos de políticos”,
ressaltou Ivo Gomes.
Com 9.1, o ensino fundamental do município de Sobral teve a maior nota
do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil em 2017,
último ano da avaliação do indicador de desempenho da educação brasileira. A
média nacional foi de 5,8. De acordo com o senador Cid Gomes, que também
participou do encontro, o segredo é promover a alfabetização na idade
certa. Cid Gomes é responsável pelo modelo educacional adotado na cidade,
implementado quando fora prefeito do município.
“Sobral, ao logo de duas décadas, tem se destacado na educação, e a
consequência do bom trabalho permitiu que seja hoje a cidade com o melhor
índice de desenvolvimento da educação básica do país. A chave foi alfabetizar
as crianças com seis anos de idade.
Percebemos isso e investimos em um processo muito bem elaborado de
alfabetização na idade certa. De lá pra cá, nos tornamos referência em todo o
país”, pontuou Cid Gomes.
Na visita, os parlamentares conheceram de perto o método educacional
aplicado em todo o sistema, que tem como princípios: gestão escolar de
qualidade, com diretores e coordenadores capacitados; formação contínuada de
professores; acompanhamento de desempenho dos alunos; material escolar de
qualidade e ambiente agradável.
AVALIAÇÃO POSITIVA
Para melhor entender o processo educacional das unidades de ensino de
Sobral, os deputados estiveram na Escola Municipal José da Matta e Silva,
que atingiu a nota 9,8 na última avaliação do Ideb. A unidade atende 820 alunos
do 1º ao 5º ano.
“A realidade de escolas de ensino infantil e fundamental I e II não são
conhecidas por diversos municípios maranhenses e é importante essa análise para
conhecermos e levarmos esse método para avançarmos no
Maranhão. Afinal de contas, é através da educação que conseguimos
fazer uma transformação social eficiente em todos os eixos de políticas
públicas. Sobral é um polo educacional onde 100% das crianças, a partir dos 4
anos, estão dentro da sala de aula, um nível mais do que satisfatório”, avaliou
o deputado Neto Evangelista.
EXPERIÊNCIA EXITOSA
“A experiência foi muito enriquecedora para que possamos levar e
compartilhar no nosso estado, ajudar nossos prefeitos trocando experiências do
que vimos aqui, que , com certeza, ajudarão a evoluir as gestões públicas no
Maranhão”, destacou Rafael Leitoa.
Já o deputado Glalbert Cutrim parabenizou o grupo político que tem
conseguido tornar Sobral uma cidade cada vez melhor. “Parabéns por estarem
sempre buscando o crescimento. A gente sabe que é difícil estar à frente do
Executivo, mas com a força de vontade e priorizando a educação é possível ter a
evolução de uma cidade”, disse.
Para o deputado Professor Marco Aurélio, o bom exemplo da cidade é
motivador. “Por trás da nota tem um conjunto de políticas educacionais acertadas
e focadas em metas, na busca de um rendimento cada vez melhor do aluno, assim
como também na qualificação da gestão e priorizando um relacionamento cada vez
mais amplo entre a escola e a família. Saio daqui muito motivado a
reforçar a busca por esse modelo nos mais diversos municípios da nossa atuação
parlamentar”, frisou.
“Foi uma visita de grande importância para melhorarmos nosso
conhecimento e podermos levar daqui ações concretas. Já temos uma boa gestão,
agora, vamos repassar ao secretário Felipe Camarão o que aprendemos aqui para
aperfeiçoarmos ainda mais a educação em nosso estado”, completou Fernando
Pessoa.