E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 6 de junho de 2017

Hildo Rocha promove Sessão na Câmara Federal em homenagem ao Bumba-meu-boi


O deputado federal Hildo Rocha presidiu, pelo terceiro ano consecutivo, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Bumba Meu Boi que é comemorado no dia 30 de junho, dia de São Marçal data em que em São Luis, comemora-se o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi, instituído pela Lei Municipal nº 4544, de 23 de novembro de 2005.

Hildo Rocha lembrou que em 2011 o Bumba-meu-boi do Maranhão alcançou o status de Patrimônio Cultural do Brasil. De acordo com o parlamentar, o reconhecimento outorgado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) contou com o empenho da então governadora Roseana Sarney. “Essa é uma conquista que honra e enche de orgulho o povo maranhense. Nenhum outro Estado brasileiro tem um folclore tão bonito, tão diversificado quanto o Maranhão”, destacou Hildo Rocha.

Tradição secular
O parlamentar ressaltou que este ano a Sessão em homenagem ao Bumba-meu-boi teve um motivo a mais que ajudou a engrandecer a solenidade. “Tivemos a graça de poder realizar a solenidade em comemoração aos 120 anos do Bumba-meu-boi da Maioba, que é o maior do Brasil no sotaque de matraca”, explicou Rocha.

Boi de Morros
O deputado aproveitou para agradecer os organizadores do Boi de Morros pela honra de ter sido convidado para ser o padrinho da brincadeira. “Outro acontecimento marcante é que fui honrado com o convite para ser padrinho do Boi de Morros, um dos mais conhecidos pelo sotaque de orquestra. Tive a felicidade de participar do batismo do Boi que aconteceu no último fim de semana, na cidade de Morros”, disse o parlamentar.

Evento prestigiado
O evento reuniu personalidades ligadas aos setores da cultura, do turismo e da política nacional e estadual. Os deputados federais Cleber Verde; Waldir Maranhão e Zé Carlos da Caixa prestigiaram a solenidade. Também estavam presentes a Andréa Murad e Ricardo Rios, parlamentares estaduais do Maranhão.

O prefeito de Morros, Sidrack Feitosa; a presidente do IPHAN, Cátia Bogéa; o secretário Executivo do Ministério do Turismo Alberto Alves e o ex-vereador de São Luis, Fábio Câmara também marcaram presença.

Os grupos de Bumba-boi foram representados por José Inaldo Ferreira (Boi da Maioba); Lobato, do Boi de Morros e Guarapiranga (Boi de Seu Teodoro).

Divulgação
O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, disse que o Maranhão está incluído na grande campanha que o que o órgão está realizando com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do Brasil e estimular a atividade no país.

Alves enfatizou de 23 a 25 de junho os mais importantes jornalistas e blogueiros brasileiros especializados em turismo visitarão o Maranhão com o objetivo de conhecer e divulgar os festejos juninos do estado. “Trata-se de uma solicitação do deputado Hildo Rocha que foi prontamente atendida pelo Ministro Max Beltrão”, destacou Alves.


0 comentários em “Hildo Rocha promove Sessão na Câmara Federal em homenagem ao Bumba-meu-boi”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger