E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Postos de combustível de Barreirinhas são denunciados por abuso nos preços, o próximo será em Chapadinha.

O Procon será instalado até o dia 30 de junho em Chapadinha, onde iniciará uma serie de fiscalizações em Postos de Combustíveis, Comércios e Lojas da cidade.


O Blog do Foguinho em conversa com Duarte Junior, Presidente do Procon no Maranhão, disse que a cidade de Chapadinha será feito um trabalho em todas as áreas para garantir o direito do consumidor.

procon_barreirinhas







O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) notificou quatro postos de combustível de Barreirinhas, na última quinta-feira (19), por suspeita de preços abusivos. A ação foi realizada após recorrentes denúncias de consumidores.

De acordo com o coordenador da unidade, Paulo Freitas, foram notificados os postos Ômega, Luciana, Sebite e Leal. Os estabelecimentos devem apresentar ao Instituto planilhas de custo e notas fiscais de compra e venda de combustíveis. A partir da análise contábil, será possível avaliar se há ou não abusividade nos preços praticados na cidade.

Segundo o presidente do Procon, Duarte Júnior, é abusivo exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar, sem justa causa, os preços dos produtos ou serviços, conforme previsto no Artigo 39, incisos V e X, do Código de Defesa do Consumidor.

“Caso seja constatado aumento abusivo, agiremos com o mesmo rigor que costumamos demonstrar. Destaco, ainda, que o consumidor é o maior, melhor e principal fiscal das relações de consumo. Então, ao verificar qualquer suspeita de abusos, denuncie ao Procon Maranhão”, afirmou o presidente.

O prazo para apresentação da justificativa e documentos solicitados é de 10 dias. Caso os postos não atendam às solicitações, serão aplicadas penalidades administrativas e civis cabíveis. Se for necessário, poderá também ser aplicada a responsabilização penal por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.

0 comentários em “Postos de combustível de Barreirinhas são denunciados por abuso nos preços, o próximo será em Chapadinha.”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger