E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Hildo Rocha viabiliza aquisição de Acelerador Linear para o Aldenora Bello

A liberação dos recursos foi confirmada durante audiência do Ministro Marcelo Castro com o parlamentar e diretores do hospital. O aparelho utilizado pela instituição, no tratamento do câncer, está com a vida útil esgotada há quatro anos.

As ações do deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), iniciadas logo nos primeiros dias de mandato, em busca de melhorias para o Hospital Aldenora Bello começam a render os primeiros resultados práticos. Durante audiência, nesta terça-feira (2) o Ministro Marcelo Castro anunciou que os recursos para a compra de um Acelerador Linear, já estão assegurados. Castro reconheceu que o empenho do parlamentar maranhense foi fundamental para a viabilização dos recursos.
“Hildo Rocha é um dos deputados mais atuantes no Congresso Nacional. Quero cumprimenta-lo pelo excelente trabalho que ele tem feito na Comissão Mista do Orçamento defendendo, de maneira muito firme, os recursos para a saúde pública do Brasil e do Maranhão, Estado ele representa na Câmara Federal”, enfatizou Castro.
Ações em favor dos municípios
Além da valiosa conquista em favor do Hospital Aldenora Bello, Hildo Rocha é o autor de uma emenda de plenário por da qual conseguiu aumentar em R$ 80 milhões os recursos para o atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC), no âmbito estadual, e liderou a luta que resultou no aumento da Receita Orçamentária da União, referente à Saúde para 2016, em R$ 10 bilhões.
Apesar desse reforço orçamentário, os municípios passam por dificuldades no setor da saúde pública. Para debater sobre o subfinanciamento federal e questões específicas de cada localidade, Rocha ajudou a articular novo encontro do Ministro Marcelo Castro. Os prefeitos maranhenses reivindicam, entre outras questões, repasses para as áreas de Média e Alta Complexidade.
Omissão do governo estadual
Hildo Rocha ressaltou que, em parte, as dificuldades enfrentadas pelos municípios no setor da saúde devem-se à falta de apoio do Governo Estadual. O parlamentar lembrou que a ex-governadora Roseana Sarney repassava mensalmente recursos do Programa Saúde é Vida.
“Até dezembro de 2014 diversas prefeituras recebiam ajuda do governo estadual. Lamentavelmente o governo que assumiu o comando do estado, em janeiro de 2015, promoveu o desmonte do sistema de saúde pública e suspendeu os repasses. O resultado está aí. A qualidade do atendimento ficou ruim. A população maranhense está sendo penalizada pela falta ade compromisso do Governador do Estado”, destacou Hildo Rocha.
O ministro defendeu o aprimoramento das parcerias entre as três esferas de governo e garantiu que irá se empenhar para encontrar soluções para as demandas dos prefeitos maranhenses.

Participaram da reunião Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM); Edvaldo Nascimento  dos Santos (Vargem Grande); José Gomes Rodrigues (Buriticupu); José Martinho dos Santos Barros (Cantanhede); Juran Carvalho (Presidente Dutra); Maura Jorge (Lago da Pedra); Sebastião Madeira (Imperatriz); e Eric Costa (Barra do Corda). O deputado Estadual Léo Cunha (PSC) também participou do encontro.

0 comentários em “Hildo Rocha viabiliza aquisição de Acelerador Linear para o Aldenora Bello”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl