E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Parabéns Brejo pelo os seus 143 anos

foto facebook

Em 11 de julho de 1870, Brejo foi elevada à categoria de cidade e hoje o município comemora 143 anos.

Conheça a história de Brejo segundo o IBGE.



Terra dos índios Anapurus, se dividiam em Meri e Assu  implacavelmente combatidos pelos portugueses nas quatro primeiras décadas do século XVIII, já viviam no território do atual município. Em 1729, Brejo era ainda um sítio que, a 11 de julho desse ano, foi doado ao Bandeirante Francisco Vasconcelos seu primeiro povoador.

(Vocábulo anapurus é uma corruptela de muypurás - índios que viviam às margens do rio Parnaíba - e  significa fruta do rio) 

Em 1799, o bispo Dom Joaquim Ferreira de Carvalho, dominou a igreja Nossa Senhora da Conceição do Brejo e passou a chamá-la de paróquia de São Bernardo do Paraíba. 

A chegada de Dona Euzébia Maria da Conceição, que veio de Portugal deu início ao desenvolvimento da região. Em 1820, foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de São Bernardo do Brejo, desmembrado de Caxias.

Por ser bastante rica, Dona Euzébia fez grandes investimentos na cidade. Mas com a Guerra da Balaiada (segundo o historiador Astolfo Serra, Brejo foi o último reduto dos balaios, vencido em dezembro de 1840) que causou vários prejuízos econômicos e sociais a Brejo, Dona Euzébia teve de fugir da região e ir para Gameleira-PI. Um de seus escravos a denunciou e ela foi apreendida. 

Dizem que, os balaios amputaram a mão direita de Dona Euzébia, além de ter roubado suas jóias e dinheiro. 


Em 11 de julho de 1870, pela Lei Provincial Nº 899, a vila do Brejo foi elevada à categoria de cidade. 

Dentre os numerosos filhos ilustres do município, sobressai o nome de Cândido Mendes de Almeida, senador do Império e notável jurisconsulto, geógrafo, historiógrafo, publicista e jornalista.







Fonte de Pesquisa IBGE
Fotos:Site da Prefeitura de Brejo

0 comentários em “Parabéns Brejo pelo os seus 143 anos”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger