E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 16 de abril de 2013

Veja os locais da campanha de vacinação contra a gripe em Chapadinha


Campanha de vacinação contra gripe, teve início ontem.


Teve inicio ontem (15), em Chapadinha e todo o Brasil, mais uma campanha nacional contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES).
Ano passado o índice superou a meta de 80 % prevista.  “A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento”, alerta o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Em Chapadinha segundo a Coordenadora da Imunização Suzy Dayanne, a meta é de que  80% da população alvo da Campanha seja imunizado. Sendo, 2.711 crianças, 6.677 idosos, 1.355 gestantes, 223 puérperas, 1.160 trabalhadores da saúde. “a nossa missão é de proteger todos esses grupos vulneráveis reduzindo os casos graves até mesmo os óbitos.” afirma a coordenadora.
A gripe é diferente do resfriado e de outros quadros respiratórios mais leves. A característica principal da gripe é o aparecimento de febre ( temperatura maior que 38° C), sintomas respiratórios ( tosse, dor na garganta e outros) e sintomas gerais, como cefaléia, moleza e dores no corpo. A grande maioria dos casos de gripe é leve e cura-se espontaneamente. Entretanto, em algumas situações, particulamente nos grupos mais vulneráveis, ela pode evoluir para caos graves, necessitando atenção médica imediata.
“É importante saber, quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativo, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.
Em nosso município a vacina é encontrada durante toda a semana em todos os postos de saúde. Já no dia “D” que será dia 20, as ações da campanha se estenderão para o Benú Mendes, Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), Praça da Bíblia, e no Residencial José de Sousa Almeida na Unidade Escolar Joaquim Nunes.

0 comentários em “Veja os locais da campanha de vacinação contra a gripe em Chapadinha”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger